Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Líder checheno hospitalizado com suspeitas de ter contraído a Covid-19

Ramzan Kadyrov foi transferido para uma unidade hospitalar de Moscovo. O seu estado de saúde é considerado estável.

Líder checheno hospitalizado com suspeitas de ter contraído a Covid-19
Notícias ao Minuto

16:03 - 25/05/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O líder da região russa da Chechénia, Ramzan Kadyrov, foi hospitalizado com suspeitas de ter contraído o novo coronavírus, segundo a agência TASS. Kadyrov foi transportado para um hospital de Moscovo e está “sob observação médica”. O seu estado de saúde é considerado estável.

No entanto, o assessor do líder checheno, Ahmed Dudayev, disse que a deslocação de Kadyrov a Moscovo serviu para observar presencialmente o trabalho regional do centro anti-coronavírus e que Kadyrov tem-se mantido discreto para “pensar”.

A possibilidade de Ramzan Kadyrov ter contraído o SARS-CoV-2 surge numa altura em que está a verificar-se uma propagação do vírus na região do Cáucaso.

Os números oficiais na Chechénia ainda são baixos – foram registados 1.046 casos e 11 mortes – mas os sinais apontam para números mais elevados e que estão a crescer diariamente no Cáucaso.

Ramzan Kadyrov é um importante aliado do presidente russo, Vladimir Putin. A relação próxima entre ambos tem sido determinante no estatuto da Chechénia como uma das regiões da Rússia. “Este sistema depende da relação pessoal entre Putin e Kadyrov. Não pode ser facilmente passado” a outra pessoa, afirmou Ekaterina Sokiryanskaya, uma especialista em direitos humanos naquela região, em declarações ao The New York Times.

De referir que Ramzan Kadyrov foi um dos líderes regionais russos mais exigentes na imposição das medidas de distanciamento social. Até prometeu recompensar um polícia que agrediu uma pessoa que violou as medidas de confinamento. “Prefiro bater numa pessoa do que enterrar mil”, sublinhou então.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório