Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Austrália condena autor de atentado frustrado a 10 anos de prisão

A justiça australiana condenou hoje a dez anos de prisão um homem que planeou um atentado com metralhadora para as celebrações do fim de ano em 2017, em Melbourne, um ataque impedido pelas autoridades.

Austrália condena autor de atentado frustrado a 10 anos de prisão
Notícias ao Minuto

08:11 - 21/05/20 por Lusa

Mundo Terrorismo

O Supremo Tribunal de Victoria condenou Ali Khalif Shire Ali, de 23 anos, pelo "terror e horror" que pretendia provocar com o atentado frustrado, tendo considerado o arrependimento demonstrado pelo acusado como circunstância atenuante.

O juiz determinou que o homem, simpatizante do Estado Islâmico (EI), não poderá sair em liberdade condicional antes de decorridos sete anos e meio de prisão efetiva.

O acusado, que arriscava pena perpétua, é irmão de Hassan Khalif Shire Ali, que em novembro de 2018 tentou incendiar uma viatura com garrafas de gás no centro de Melbourne, antes de esfaquear três pessoas.

O homem hoje condenado tinha planeado um atentado com um camião, mas a sua carta de condução foi confiscada, tendo então adquirido uma arma automática AK-47.

As autoridades australianas detiveram Ali em novembro de 2017, na posse de um manual da Al-Qaeda para cometer atos terroristas, frustrando o ataque planeado para um mês depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório