Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Diretores aplaudem alunos. França encerra 70 escolas reabertas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Diretores aplaudem alunos. França encerra 70 escolas reabertas
Notícias ao Minuto

07:58 - 18/05/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Arrancou, esta segunda-feira, a segunda fase do plano de desconfinamento em Portugal. Hoje os alunos do 11.º e 12.º regressam às escolas e crianças voltam às creches. Restaurantes, cafés, pastelarias, esplanadas, lojas (até 400 metros quadrados) e museus também reabrem portas. Os lares de idosos vão poder também voltar a receber visitas a partir desta segunda-feira. 

Também as escolas de condução e centros de inspeção automóvel podem retomar a atividade, mas mantém-se em vigor um regime excecional, que prorroga os prazos desta obrigação em cinco meses. 

Dos estabelecimentos de ensino aos serviços de atendimento ao público, impõem-se novas regras de segurança, sendo que o distanciamento social e o uso de máscaras de proteção social são algumas das normas comuns de segurança, nestes locais, a fim de minimizar os perigos de contágio pelo novo coronavírus.

De acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgados, esta manhã, no total, foram infetadas 29.209 pessoas com o coronavírus e 1.231 morreram em Portugal, desde o início da pandemia. No mundo inteiro,Covid-19 já provocou a morte a pelo menos 315.270 pessoas e infetou 4.727.220 em 196 países e territórios. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h20 - Este registo terminou. Continue a acompanhar todos os desenvolvimentos desta segunda-feira sobre a incidência do coronavírus em Portugal e no mundo AQUI.

15h15 - Bares, cafés e restaurantes têm criado mecanismos criativos para garantir o distanciamento social de prevenção contra a Covid-19, num momento em que vários pontos do mundo começam a aliviar medidas restritivas. Um bar em Maryland, nos Estados Unidos, lembrou-se de colocar à volta dos seus clientes uns aros de borracha com rodas: 

15h09 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal declarou que 60% dos restaurantes do Porto e Norte abriram hoje com planos de contingência, no primeiro dia da retoma do setor da restauração em contexto de Covid-19.

15h00 - O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo trabalha num desenho do Orçamento Suplementar associado a um programa de emergência económico e social, mas ainda faltam dados claros sobre o cenário macroeconómico e sobre os mecanismos europeus disponíveis.

"Já perceberam que não vamos começar pela austeridade, mas teremos de adotar um conjunto de medidas que permitam estimular a capacidade dos agentes económicos e das famílias no sentido de manterem a sua vida e serem todos parceiros ativos na recuperação do país. Tivemos um enorme sucesso na contenção da pandemia, e temos agora de ter um enorme sucesso em não estragar o adquirido e na recuperação da economia", disse ainda António Costa. 

14h53 - O Governo britânico espera que a Liga inglesa de futebol possa ser retomada em "meados de junho", depois de ter sido suspensa devido à pandemia da covid-19, mas lembrou que o "critério número um é a segurança pública".

14h49  - Um total de 1.906 funcionários de creches do Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral testaram negativo para a Covid-19, anunciou hoje o Algarve Biomedical Center (ABC), entidade responsável pelo programa de testagem.

14h45 - Os restaurantes McDonald's reabriram hoje, cerca de dois meses após o encerramento devido à pandemia, quando apenas os serviços 'drive' e 'delivery' funcionaram, com uma "natural procura maior", mas "insuficiente para compensar" a queda no negócio.

14h41 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 315.270 pessoas e infetou mais de 4,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

14h34 - A França encerrou 70 das mais de 40 mil escolas primárias reabertas na primeira semana de redução do confinamento devido a novos casos do novo coronavírus, disse hoje o ministro da Educação, que insistiu ser uma "percentagem muito baixa".

14h32 - Os diretores escolares aplaudiram hoje o "comportamento exemplar" dos alunos do secundário que regressaram às escolas, equipados com máscaras e cumprindo as regras de distanciamento social definidas para o recomeço das aulas presenciais em tempo de pandemia.

14h28 - O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje, na reunião anual da Organização Mundial da Saúde, que a China vai oferecer dois mil milhões de dólares em assistência aos países afetados pela pandemia da Covid-19, sobretudo aos mais pobres.

14h26 - Cerca de 80% dos alunos do ensino secundário regressaram hoje às escolas, segundo a Associação Nacional de Dirigentes Escolares, que lembra que também faltam alguns professores neste recomeço das aulas presenciais em época de pandemia.

14h22 - No seu último relatório, a Organização Mundial da Saúde revela ainda não ter encontrado evidências conclusivas de que o SARS-CoV-2 se possa transmitir através do contacto com superfícies contaminadas, como maçanetas, interruptores da luz ou teclados. Ainda assim, a organização mantém a recomendação a favor da desinfeção de superfícies e objetos.

14h19 - A Rússia, o segundo país no mundo em número de casos do novo coronavírus, conseguiu "parar o crescimento" das novas infeções, considerou hoje o primeiro-ministro russo, Mikhail Michustine, qualificando, no entanto, a situação como "complicada".

14h16 - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que todos os Estados precisam de trabalhar em conjunto para superar a pandemia do novo coronavírus, frisando que "nenhum país consegue resolver sozinho" a atual crise.

14h13 - O secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, afirmou que o Governo continua a acreditar "na consciência do povo português" a propósito das praias terem enchido, este fim de semana, com a chegada de bom tempo. 

"Continuamos a confiar naquilo que é a consciência social e o civismo do povo português [...]. Acreditamos nos valores do nosso povo e assim vamos continuar, sempre na observância daquilo que será o dinamismo do surto”, referiu durante a conferência de imprensa de hoje da DGS

14h08 - O novo coronavírus já circulava silenciosamente em Wuhan, no centro da China, em outubro passado, e alastrou-se "aleatoriamente e sem mostrar sinais epidémicos", de acordo com os resultados de um estudo publicado pela revista Frontiers in Medicine.

14h01 - As empresas dos Açores vão ter acesso a uma linha de crédito específica, devido à covid-19, que reforça o montante já disponibilizado em mais 150 milhões de euros, anunciou hoje o vice-presidente do executivo açoriano.

13h52 - A Agência Europeia do Medicamento estimou hoje que, "na melhor das hipóteses", haverá uma vacina disponível dentro de um ano contra a Covid-19, pedindo uma "abordagem coordenada" entre os Estados-membros para priorizar a sua distribuição.

13h40 - Já a pensar na praia? Esta é a app que precisa conhecer para o início da época balnear. Pode escolher as suas praias favoritas e até conhecer zonas novas que se adequem às suas preferências.

13h32 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprometeu-se hoje a lançar o mais brevemente possível uma avaliação independente à resposta à pandemia.

"Para ser verdadeiramente completa, essa avaliação deve incluir a resposta de todos os atores, de boa fé. Iniciarei uma avaliação independente, o mais brevemente possível, para analisar a experiência que se ganhou, as lições aprendidas e para fazer recomendações para melhorar a preparação e a resposta nacional e global à pandemia", apontou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

13h16 - António Costa convidou Ferro Rodrigues para um almoço no Restaurante Alfaia, no Bairro Alto, em Lisboa, para marcar a reabertura da restauração - um "setor muitíssimo atingido ao longo destes meses" lembrou o primeiro-ministro - e para dar um "sinal de confiança" aos portugueses.

Questionado sobre o que tem mais saudades de comer, o presidente do Parlamento falou em "pratos leves portugueses, como cozido à portuguesa, feijoada, sardinhas assadas", e lembrou que como foi o senhor primeiro-ministro a convidar "está visto quem vai pagar a conta".

13h10 - A Acrópole, em Atenas, e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, foram alguns dos locais que reabriram esta segunda-feira, numa nova fase de flexibilização do confinamento que ocorrem em vários países europeus

13h00 - A Índia assiste hoje ao retomar de alguma atividade económica, com poucas pessoas e algum tráfego nas ruas, após o Governo ter levantando parte das restrições impostas para travar a Covid-19 embora mantendo o confinamento até 31 de maio.

12h56 - Já começou a conferência de imprensa diária da DGS, de hoje, que conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, com a diretora-geral da saúde, Graça Freitas e com o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo.

Acompanhe aqui em direto

12h55 - A maioria das 146 empresas que responderam a um inquérito da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) estima precisar, no mínimo, de seis meses para normalizar a sua atividade, afetada pelas medidas adotadas para conter a Covid-19.

12h50 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, tomou a palavra durante a Assembleia Mundial de Saúde, que decorreu esta manhã, para afirmar que a Covid-19 demonstra "a fragilidade mundial".

"Um vírus microscópico fez com que nos escondêssemos. A fragilidade não se limita aos nossos sistemas sanitários, mas afeta-nos em todas as áreas", começou por afirmar o secretário-geral da ONU, considerando que esta pandemia deve representar um sinal de que "é preciso acabar com as soberanias" porque "temos assistido a uma grande solidariedade, mas pouca união na resposta".

12h45 - Em Itália, começará a ser utilizado pelas forças das autoridades um capacete capaz de detetar a temperatura corporal. O sistema está a ser testado no Aeroporto Internacional de Roma.

12h41 - A célebre Capela dos Ossos, integrada na Igreja de São Francisco, em Évora, e um dos principais atrativos turísticos da cidade, reabre, amanhã, com uma lotação máxima de 10 pessoas em simultâneo

12h33 - O estacionamento na cidade do Porto volta a ser pago a partir de hoje, de acordo com o plano divulgado pela Câmara Municipal do Porto. Em comunicado, a autarquia esclarece que esta segunda-feira "é retomada a operação de fiscalização do estacionamento à superfície na zona central da cidade (Zona I) onde o comércio de rua é mais prevalente". 

12h20 - De acordo com o boletim epidimiológico divulgado hoje pela DGS, nas últimas 24 horas, foram registados em Portugal mais 13 mortos e 173 novos casos confirmados de Covid-19. Ao todo, o país conta, desde o início da pandemia com 29.209 infetados e 1.231 vítimas mortais associadas ao novo vírus. O número de recuperados disparou, de ontem para hoje, tendo sido dadas como curadas 1.794 pessoas. No total, 6.430 contagiados no país já recuperaram. 

12h15 - A comunidade portuguesa em Macau vai enviar 25 mil fatos de proteção para hospitais portugueses, adquiridos com o montante angariado na campanha solidária realizada em março e abril no território.

12h11 - O Sporting divulgou hoje uma redução em 30 por cento o salário dos sub-23 e da equipa feminina de futebol, de acordo com o pedido de prolongamento do 'lay-off', que comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

12h03 - Momentos após as escolas reabrirem portas, o Governo partilhou um vídeo, no qual o ministro da Educação reforça a importância de todos seguirem as orientações nos estabelecimentos de ensino de prevenção contra a Covid-19. "Desde a portaria até à tua sala de aula, deves saber por onde podes movimentar, seguindo sempre a sinalética que exista na tua escola", sublinha Tiago Brandão Rodrigues dirigindo-se aos alunos. 

Destacando a importância do distanciamento social, da higienização e do uso de máscaras, o governante reitera ainda o "orgulho" que todos os portugueses devem sentir no trabalho desenvolvido pelos "professores, diretores e todos aqueles que trabalham nas nossas escolas" quando as escolas estavam encerradas e agora nesta fase de preparação dos estabelecimentos de ensino. 

11h54 - A reabertura da creche da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, que estava prevista para hoje, foi adiada por uma funcionária ter testado positivo para a Covid-19. 

11h41 - O Ministério da Saúde britânico divulgou, esta manhã, que os responsáveis pelas autoridades de saúde de Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte anunciaram que a perda de olfato está a ser encarada como um sintoma da Covid-19. A partir de hoje, no Reino Unido, quem sofra deste sintoma deve isolar-se

"[Este sintoma] pode também afetar o paladar, sendo que ambos os sentidos estão estreitamente ligados", pode ler-se no comunicados emitido. 

11h35 - A presidente da Sociedade de Psiquiatria e Saúde Mental afirmou hoje que "a pandemia gerou e agravou determinantes sociais de várias patologias", advertindo que vão observar-se mais situações de perturbação de stress pós-traumático, nomeadamente em sobreviventes da Covid-19.

"Há outros aspetos que vão agravar-se, tais como violência doméstica, abusos e maus-tratos", salientou Maria João Heitor, em entrevista à agência Lusa.

11h23 - O Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social revelou hoje que, desde o início da pandemia de covid-19 até ao dia 13 de maio, já pagou subsídio de isolamento profilático a 10.857 beneficiários do concelho de Ovar.

11h17 - Restaurantes, cafés e hotéis pedem ao Governo mais apoios à tesouraria. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) propôs hoje ao Governo um programa com 11 medidas para a liquidez nas tesourarias das empresas do canal HoReCa (hotéis, restaurantes e cafés).

11h07 - O laboratório do centro de testagem para deteção da covid-19 da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou um milhar de análises, representando "mais um contributo" da academia para o combate à pandemia na região.

11h03 - A Rússia registou hoje, pela primeira vez desde maio, menos de nove mil novos casos de contágio de Covid-19, anunciaram as autoridades do país, acrescentando que a situação está a estabilizar-se. No total, o país regista 2.722 mortos e 290.678 casos de contágio pelo novo coronavírus.  

10h57 - "Voltar aos poucos à normalidade é também podermos usufruir de um café numa qualquer esplanada ou estabelecimento", comentou, esta manhã, António Costa após ter ido tomar o pequeno-almoço a uma pastelaria, em Benfica.

Divulgando fotos do momento através de uma publicação nas redes sociais, o primeiro-ministro deixou ainda uma mensagem a todos os portugueses: "Se continuarmos todos parados sobrevivemos à doença, mas podemos não sobreviver à cura. É preciso ir vencendo estes receios, com confiança e sempre com cautela".

Notícias ao Minuto[Fotos: Paulo Vaz Henriques]© Instagram/António Costa

10h54 - Quase metade dos médicos que tiveram contacto com doentes suspeitos de terem Covid-19 ou com sintomas compatíveis com a doença nunca foram testados, indicam os resultados de um inquérito feito pela Ordem dos Médicos.

10h52 - A lista de sintomas para infeção por SARS-CoV-2 cresce quase diariamente. Agora, novas pesquisas citadas pelo Ladders revelam vários problemas gastrointestinais em pacientes com Covid-19, alguns com consequências mortais. Saiba tudo aqui

10h49 - A Emirates está a considerar eliminar 30 mil postos de trabalho, uma vez que a companhia aérea está a ser severamente afetada pela pandemia do novo coronavírus, de acordo com a Bloomberg

10h32 - Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, referiu esta manhã que todos os jovens "têm direito à educação" e que "não há justificação" para um aluno, que não seja de risco, "fique em casa" neste regresso às aulas presenciais. "Poderão perder o direito ao ensino à distância", alertou. 

"Quando temos um aluno que faz parte de um grupo de risco não há justificação para ficar em cas (...) Agora, os alunos que têm risco podem ficar em casa”, sustentou o governante quando questionado, em entrevista à Rádio Observador. 

Brandão Rodrigues sublinhou ainda que “as escolas não são obrigadas a fazer o ensino à distância” a todos os alunos que decidam não ir às aulas presenciais, argumentando que "se metade dos alunos não regressasse às escolas, seria preciso o dobro dos trabalhadores".

10h28 - A Câmara de Faro inicia hoje a reabertura dos serviços que se mantinham encerrados desde o decretamento do estado de emergência, mas o acesso só será possível mediante a medição de temperatura corporal.

10h23 - O primeiro-ministro afirmou que estão já desde sábado na embaixada de Portugal em Pequim cerca de 500 ventiladores que foram pagos em março pelo Estado Português, mas que não foram entregues pelos fornecedores chineses.

"Felizmente que até agora não foram necessários, mas a sua aquisição foi importante, porque temos de reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde", declarou António Costa, em entrevista à TSF. 

10h12 - O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje para os 2.764, com mais de 84 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h55 - Ainda em entrevista à TSF, António Costa revelou que a reabertura das discotecas e bares "se for necessário" podem não acontecer no verão, recordando que a retoma destas atividades "ainda não está no calendário" do Governo.

Já quanto aos ginásios, o primeiro-ministro adiantou que estão já em cima da mesa "conversações" com a associação para se encontrarem "normas que possam ser garantidas" para não haver excesso de pessoas nos espaços e para que as normas de higienização nestes espaços sejam cumpridas.

9h41 - Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, considerou esta manhã que "devia ter sido salvaguardada uma alternativa de estudo" a alunos, do 11.º e 12.º ano que - por pertencerem a famílias com membros de risco, por exemplo, - não regressam hoje aos estabelecimentos de ensino. 

"Vão ser todos [os alunos] confrontados com o mesmo exame mas, vão passar por situações muito diferentes. A desigualdade já existia, mas a partir deste momento, há alunos que vão ter toda a carga letiva à alunos que vão continuar ensino à distância e há alunos que ainda não vão ter qualquer tipo de resposta", apontou o responsável em declarações aos jornalistas, à porta de uma escola em Coimbra

9h40 - A Madeira é a primeira região de turismo que tem em curso um processo de certificação do destino conferido por uma multinacional reconhecida internacionalmente, apostando em transmitir confiança aos visitantes, disse o secretário responsável pelo setor do Governo Regional.

9h37 - Em entrevista à TSF, António Costa falou esta manhã sobre a segunda fase de desconfinamento, que arracou hoje. "Até haver uma vacina, para podermos retomar a nossa vida como a conhecíamos em fevereiro, temos novas regras", reiterou o primeiro-ministro. 

9h22 - O que acontece se os restaurantes não cumprirem as orientações da DGS?A ASAE estará no terreno a fiscalizar o cumprimento das orientações da DGS.

9h16 - Quarentena não obrigatória na Madeira para quem faz teste. O secretário do Turismo da Madeira assegurou que a quarentena não é obrigatória nesta região desde que os passageiros efetuem o teste da Covid-19 fiável nas 72 horas anteriores à viagem.

9h14 - O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de várias doenças, e a Covid-19 não é excepção. Saiba mais aqui

9h11 - O primeiro-ministro lembrou, esta manhã, que no Dia Internacional dos Museus, "monumentos, palácios, museus e sítios arqueológicos reabrem com novas condições de segurança". "Nos museus, a história e a cultura interpelam-nos, lembram-nos que fazemos parte de uma comunidade", comentou ainda António Costa, através de uma publicação na sua página oficial do Twitter. 

9h04 - O prefeito da cidade brasileira de Manaus, Arthur Virgílio, responsabilizou o Presidente, Jair Bolsonaro, e o seu discurso "mal-intencionado e de 'teenager'" pela situação atual que o Brasil enfrenta face à pandemia de Covid-19.

8h53 - António Costa foi tomar o pequeno-almoço a um café em Benfica, Lisboa. À porta do estabelecimento, o primeiro-ministro confessou que tinha "saudades" de tomar um café fora de casa. "Já tinha saudades de vir tomar um cafezinho sentado na esplanada, ainda por cima o tempo está a ajudar", referiu em declarações aos jornalistas

8h34 - A Cidade Universitária Internacional de Paris registou cinco dezenas casos de Covid-19 durante o confinamento, mas nenhum na Casa de Portugal, que tem tido apoio médico, financeiro, alimentar e psicológico aos estudantes que passaram 55 dias fechados no campus.

8h30 - Instagram lançou uma das opções mais pedidas desta pandemia. O Instagram decidiu permitir que os vídeos live possam ser guardados no IGTV, o que permitirá que os seguidores das páginas possam ver transmissões caso não tenham oportunidade de as ver em direto.

8h26 - Economia japonesa entra em recessão. A economia do Japão caiu 2% no primeiro trimestre do ano, em relação ao período homólogo do ano anterior de acordo com dados preliminares publicados hoje, o segundo trimestre consecutivo de contração económica, entrando assim em recessão. 

8h24 - Das praias às salas de cinemas, consulte aqui o calendário da segunda fase de levantamento das medidas de confinamento

8h16 - Pelo menos 138 pessoas morreram no México desde o início da pandemia devido a intoxicação com álcool adulterado, disponível desde que várias localidades proibiram a venda de bebidas alcoólicas durante o confinamento.

8h12 - A PSP inicia hoje a operação 'Escola (ainda mais) Segura' que contará com ações de sensibilização e de fiscalização. Nas redes sociais, a força policial recordou que, "nos estabelecimentos escolares, funcionários, docentes e não docentes, e alunos maiores de 10 anos terão de obrigatoriamente usar máscara ou viseira". 

8h08 - Bélgica regista 291 novos casos e um total de mais de 55 mil infeções. De acordo com os números oficiais, a Bélgica, um país com 11,5 milhões de habitantes, assinala 55.280 casos confirmados da Covid-19 e 9.052 mortos. 

8h01 - O Peru ultrapassou no domingo os 92 mil casos e mais de 2.600 mortos pela covid-19, quando os hospitais de Lima se encontram no limite, com alguns dos estabelecimentos a efetuaram uma seleção de doentes.

7h51 - O icónico monte Fuji, símbolo do Japão, vai fechar as quatro principais rotas de escalada neste verão para impedir a disseminação da Covid-19 entre os montanhistas, anunciaram hoje as autoridades.

7h48 - O Governo decidiu prolongar até outubro o regime de benefícios da ADSE para os filhos dos funcionários públicos que tenham perdido o direito a este subsistema de saúde por terem ultrapassado o limite de idade, foi hoje anunciado. "Visa-se, assim, permitir que estes beneficiários possam realizar atos médicos comparticipados pela ADSE sempre que tenham sido impossibilitados de realizar esses atos por causa da pandemia de Covid-19".

7h46 - Na Alemanha foram contabilizados, mais 21 mortos no espaço de um dia, elevando o número total de óbitos para 7.935. Quanto ao número de infetados, foram registados mais 342 casos confirmados, de ontem para hoje, aumentando o número de contágios no país, desde o início da pandemia, para 174.697

7h39 - Os Estados Unidos registaram 820 mortos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, o que elevou o número total de óbitos para 89.550, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. De ontem para hoje, foram identificados mais de 19 mil casos, aumentando para 1.486.376 o número de contágios no país, desde o início da pandemia.

7h25 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, sete novos casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo três de contágio local, informaram hoje as autoridades do país asiático.

7h12 - Portugal, através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, participa hoje numa reunião convocada pela Alemanha para debater um futuro levantamento das restrições nas viagens entre países europeus impostas por causa da pandemia de covid-19.

7h00 - Recorde aqui todos os desenvolvimentos que ocorreram ontem sobre a incidência da Covid-19 em Portugal e no mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório