Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

"Temos visto uma grande solidariedade, mas pouca união na resposta"

Guterres discursou, esta segunda-feira, na Assembleia Mundial da OMS e reiterou a necessidade de uma resposta global para o futuro pós-pandemia.

"Temos visto uma grande solidariedade, mas pouca união na resposta"
Notícias ao Minuto

12:12 - 18/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo António Guterres

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reúne-se, esta manhã, para a sua 73.ª Assembleia Mundial de Saúde, num encontro que visa discutir uma resposta conjunta contra a pandemia.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, tomou a palavra para afirmar que a Covid-19 surgiu para demonstrar "a fragilidade mundial".

"Um vírus microscópico fez com que nos escondêssemos. A fragilidade não se limita aos nossos sistemas sanitários, mas afeta-nos em todas as áreas", começou por afirmar o secretário-geral da ONU, considerando que o que vivemos deve ser um sinal de que "é preciso acabar com as soberanias" porque "temos assistido a uma grande solidariedade, mas pouca união na resposta".

Referindo-se à solução para a saída da pandemia, António Guterres afirmou que não é preciso "optar por uma resposta sanitária ou uma resposta económica", embora acredite que é necessário aumentar os recursos dos países mais afetados

"Esta pandemia é uma tragédia. Temos que colocar os direitos humanos no centro da reconstrução e lutar contra todas as desigualdades. Temos que caminhar para um futuro que inclua igualdade. Precisamos de um esforço multilateral enorme", acrescentou, referindo que não se pode olhar para o futuro com "medo e insegurança".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório