Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa toma pequeno-almoço em café: "Já tinha saudades"

O primeiro-ministro sublinhou que os portugueses podem começar a "recuperar" uma certa liberdade desde que sejam cumpridas as normas sanitárias de segurança.

Notícias ao Minuto

08:51 - 18/05/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

No dia em que escolas, lojas e restaurantes reabrem portas, António Costa foi tomar o pequeno-almoço a um café em Benfica, Lisboa.

À porta do estabelecimento, o primeiro-ministro confessou que tinha "saudades" de tomar um café fora de casa.

"Já tinha saudades de vir tomar um cafezinho sentado na esplanada, ainda por cima o tempo está a ajudar", referiu em declarações aos jornalistas. 

"Se seguirmos as regras podemos ir recuperando a nossa liberdade"

Em direto para as televisões, o chefe do Governo aproveitou também para recordar que é "essencial" que a população saiba "que os restaurantes não estão a abrir de qualquer forma". Dando o exemplo do café a que tinha acabado de ir,  António Costa quis deixar uma palavra de confiança aos portugueses quanto à segurança dos serviços que reabrem hoje as portas. 

"[Este café] Tem logo à entrada um dispensador que nos permite fazer uma desinfeção, os restaurante têm acrílicos a separar as pessoas nas mesas para que seja cumprido o distanciamento social", exemplificou. 

Reiterando que ainda "não podemos voltar à vida como estava em fevereiro", o primeiro-ministro referiu, contudo, que a partir de hoje é possível recuperar uma "certa liberdade". 

"Não é essencial estarmos em casa, a não ser quem está doente ou quem esteve em contacto com alguém contaminado e por isso está isolado. Se seguirmos as regras podemos ir recuperando a nossa liberdade", apontou acrescentando ainda que "depois de não nos termos deixado vencer pelo vírus, não nos podemos deixar-nos vencer pela cura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório