Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais sete detidos por cá; Lojas reabrem, restaurantes não

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais sete detidos por cá; Lojas reabrem, restaurantes não

O primeiro-ministro, António Costa, recebe hoje em São Bento os nove partidos políticos com assento parlamentar para uma ronda de audições sobre o calendário e plano de retoma, que será anunciado quinta-feira. 

A partir das 14h30, na residência oficial, em São Bento, o primeiro-ministro começa por receber o PSD, seguindo-se Bloco de EsquerdaPCP - audiências com duração prevista de uma hora. Depois, reúne-se com o CDS (45 minutos) e, com intervalos de meia hora, o PAN, o PEV, o Chega, a Iniciativa Liberal e o PS.

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, o novo coronavírus já matou 973 pessoas em Portugal e infetou 24.505. Houve ainda registo de 1.389 pessoas recuperadas. A nível global, já morreram mais de 217 mil pessoas e foram ultrapassados os 3,1 milhões de infetados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

21h30 - Boa noite! Este acompanhamento termina aqui. As atualizações continuam neste link.

21h21 - O novo balanço da incidência do novo coronavírus no Brasil, revelado esta quarta-feira, dá conta de 78.162 casos confirmados do novo coronavírus no país (mais 6.276 em 24 horas). Quanto a óbitos, já foram registados 5.466 (mais 449 em relação a ontem).

21h16 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, admitiu hoje que não envia atempadamente dados sobre a covid-19 à Direção-Geral da Saúde, alegando que a informação fidedigna deve ser consultada nos comunicados regionais.

21h07 - A economia dos EUA vai "provavelmente cair a um ritmo sem precedentes no segundo trimestre", devido à pandemia do novo coronavírus, admitiu hoje o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell.

21h02 - Portugal e outros 11 países da União Europeia (UE) pediram hoje à Comissão uma mudança temporária nas regras dos passageiros com voos cancelados, para serem considerados vouchers em vez de reembolsos em dinheiro, dadas as dificuldades das transportadoras.

20h58 - A retoma das atividades presenciais na Universidade do Porto (UP) será "realizada faseadamente", sendo que a "prioridade" é o restabelecimento das atividades de investigação e dos serviços de apoio aos estudantes, como as bibliotecas, avançou hoje o reitor.

20h49  - Um estudo apresentado pelo Imperial College de Londres demonstra que o Brasil é o país do mundo com maior taxa de contágio da Covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) entre 48 países analisados.

20h46 - À saída de São Bento, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, disse ser necessário "minimizar a perda de rendimentos das famílias, injetar liquidez no mercado e efetuar um choque de tesouraria nas empresas".

Por outro lado, considera o partido que este plano deve ter linhas vermelhas: "Não pode levar a aumentos dos impostos, não pode conduzir a cortes nas pensões nem permitir que pelo orçamento do Estado dentro entrem preconceitos ideológicos como são a coletivização da economia e as nacionalizações".

20h40 - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, criticou a África do Sul e o Qatar por aceitarem médicos cubanos para combater a pandemia de Covid-19.

20h36 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores não revelou hoje se o levantamento de medidas restritivas devido à Covid-19 na região seguirá os prazos adotados a nível nacional, remetendo uma decisão para breve.

20h34 - São Tomé e Príncipe registou, nas últimas 24 horas, mais três casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 14, dos quais 10 estão internados, disse hoje a diretora dos Cuidados de Saúde são-tomense.

20h31 - Os assistentes operacionais das escolas básicas poderão ser chamados para reforçar as equipas das secundárias que abram durante o terceiro período para receber os alunos do 11.º e 12.º anos, admitiu hoje o ministro da Educação.

20h26 - O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse hoje que vai aliviar algumas medidas de restrição contra a pandemia de Covid-19, como a reabertura de lojas e esplanadas, à exceção da capital do país, Budapeste.

20h15 - O que ouviram (e disseram) os partidos nos encontros com Costa? Na véspera do Conselho de Ministros que vai preparar o pós-Estado de Emergência e a reabertura de alguns serviços, nomeadamente o comércio de rua, os nove partidos com assento parlamentar estão a ser ouvidos, na tarde desta quarta-feira, pelo primeiro-ministro António Costa. Fique com um resumo.

20h08 - As Forças Armadas já iniciaram as operações de higienização das escolas que poderão reabrir para receber alunos 11.º e 12.º anos e o processo deverá ficar concluído dentro das próximas semanas, afirmou hoje o ministro da Defesa Nacional.

20h03 - A pizza está de volta! As entregas em casa desta famosa comida italiana recomeçaram na cidade de Nápoles, depois de dois meses de paragem devido ao novo coronavírus, mostra a Associated Press. 

19h56 - A Unidade de Saúde Publica (USP) da Guarda indicou hoje que subiu para seis o número de mortes por Covid-19 entre utentes do lar da Misericórdia de Foz Côa, onde se registaram já 51 recuperados de 76 infetados.

19h49 - A Bélgica vai começar a rastrear pessoas que tenham estado em contacto com infetados pela pandemia de covid-19 na segunda-feira, iniciando com uma fase experimental, informaram hoje as autoridades locais.

19h44 - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, decretou hoje a prorrogação do estado de emergência até 30 de maio, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, para evitar uma eventual pressão sobre o sistema de saúde do país.

19h38 - Jerónimo de Sousa, após a reunião com António Costa, referiu que o PCP fez um apelo "muito claro" ao Governo para não esquecer a situação dramática em que se encontram "pequenos e médios empresários que não sabem o que hão-de fazer à vida".

O partido está "de acordo" com o desconfinamento, mas sublinha que tem de haver a "garantia de proteção" para que os trabalhadores e utentes estejam seguros. "Existem leis suficientes, faltam é medidas que são necessárias para tranquilizar milhões de portugueses", frisou.

19h34 - Cerca de 1.300 milhões de alunos no mundo estão afetados pelo encerramento dos estabelecimentos de ensino, indicam os dados mais recentes da UNESCO, que se congratulou hoje com a "reabertura progressiva" das escolas e universidades em vários países.

19h28 - A CGTP e a UGT defenderam hoje que a retoma da atividade laboral deve ser acompanhada de medidas que garantam a saúde dos trabalhadores e a segurança dos seus postos de trabalho e dos seus rendimentos.

19h22 - Este mapa da Reuters mostra uma linha temporal da incidência do novo coronavírus e destaca quais os países com casos importados e os com transmissões locais da Covid-19. Há 33 nações sem registo de casos de infeção.

19h16 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje estar a investigar possíveis ligações entre a Covid-19 e uma doença inflamatória grave que afeta crianças, mas salientou que, por enquanto, se trata de casos "muito raros".

19h12 - Um terço (33,4%) dos mais de cinco mil profissionais de saúde que participaram num estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), relacionado com a Covid-19, não cumpre com a automonitorização diária pedida pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

19h06 - "O coronavírus é um monstro, ataca todo o sistema. Há muitas incógnitas por resolver". As palavras são de Ranieri Guerra, Subdiretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao El Mundo.

19h02 - A diretora da OMS África alertou hoje para um aumento "dramático" de infeções pelo novo coranavírus na região África Ocidental e Central, que concentra 54% dos casos e 35% das mortes do continente e níveis "muito baixos" de testes.

18h56 - Importante decisão no Desporto. As Federações Portuguesas de Andebol, Basquetebol de Patinagem e Voleibol estiveram esta quarta-feira reunidas para decidir o desfecho dos respetivos campeonatos desta época. Os quatro órgãos informaram, através de um longo comunicado, que as competições não irão ser retomadas.

18h48 - Foram detidas 108 pessoas por crime de desobediência (mais sete nas últimas 24 horas) e encerrados 235 estabelecimentos, até às 17 horas desta quarta-feira, no âmbito do terceiro Estado de Emergência em que nos encontramos - e que teve início às 00h00 de 18 de abril - devido ao novo coronavírus. Os dados são do Ministério da Administração Interna. 

18h44 - A polícia russa anunciou hoje a detenção de sete pessoas acusadas de revenda em contrabando de respiradores artificiais, equipamentos essenciais para o tratamento dos casos mais graves de doentes infetados com o novo coronavírus.

18h40 - "É possível jogar à porta fechada". Na opinião de Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, em entrevista à Rádio Renascença, é importante que os jogos decorram sem público para não "correr riscos relativamente a esta infeção" e que os jogadores possam fazer "testes regulares" à Covid-19.

18h33 - Catarina Martins disse, após a reunião com o primeiro-ministro, que "é preciso avaliar todos os passos de reabertura e manter as medidas de contenção necessárias" expressando ainda a preocupação com "os apoios económicos e sociais".

"É preciso prolongar o apoio social para lá do Estado de Emergência", atirou, adiantando que, para o BE, o apoio de atendimento aos filhos tem de ser estendido, bem como devem ser revistos os prazos de moratórias para as rendas de casa.

18h25 - O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que aquilo que o Governo tem desenhado para a primeira fase do período pós-estado de emergência é que abram "lojas de rua de tamanho mais reduzido", estando os restaurantes para já excluídos.

18h21 - Regresso da liga alemã de futebol em maio parece cada vez mais próximo, depois de o projeto de retoma ter recebido o apoio do Ministério do Trabalho, que o considerou "aceitável em termos de saúde e segurança no trabalho".

18h17 - A Assembleia da República vai debater na quinta-feira 'O relançamento da economia pós-Covid', num debate de atualidade pedido pelo Governo, que estará representado pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, confirmou hoje a conferência de líderes.

18h11 - Mais de 24 mil pessoas morreram em França devido ao novo coronavírus. As autoridades de saúde gaulesas confirmaram que 427 pessoas morreram nas últimas 24 horas com Covid-19. 

18h09 - O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, remeteu hoje a responsabilidade pelo aumento do número de casos e mortes causados pela Covid-19 para os governadores e autarcas que decretaram medidas de isolamento social.

18h03 - A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Murça disse hoje à agência Lusa que foram identificados 10 utentes e três funcionárias com covid-19 no lar de idosos de Fiolhoso.

17h46 - O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem uma capacidade de cerca de 21.500 camas para agudos, sendo que 11 mil são de especialidades médicas e nove mil de especialidades cirúrgicas.

17h29 - A Assembleia da República vai debater e votar na quinta-feira a proposta de lei do Governo que estabelece a redução do IVA, para a taxa mínima, das máscaras e gel desinfetante usados no combate à pandemia de Covid-19.

17h20 - "Este coronavírus é pior do que um ataque terrorista". Quem o diz é Tedros Adhanom Ghebreyesus, secretário-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Desde o princípio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) agiu rápida e decisivamente para responder e avisar o mundo. Tocámos o alarme cedo e e com muita frequência. Temos dito que o mundo teve tempo para se preparar e prevenir contágios comunitários", acrescentou

17h17 - O Reino Unido torna-se o segundo país europeu com mais mortes por Covid-19. As autoridades de saúde britânicas anunciaram que 26.097 pessoas morreram devido ao novo coronavírus desde o início da pandemia.

17h07 - Rui Rio, no final do encontro que manteve com António Costa, afirmou que o que "se pretende é aquilo que eu acho que é correto, que é começar a abrir a economia, mas de uma forma muito prudente e muito lenta, medindo as coisas". Sempre com avaliações do que "aconteceu na quinzena anterior".

O líder do PSD referiu ainda duas preocupações: "as empresas têm dito que o dinheiro tarda muito a chegar por razões de ordem burocrática", pedindo ainda "que o Estado pague rapidamente todas as dívidas que tem aos seus fornecedores"

17h06 - "Cuide de si, cuide de todos". O Serviço Nacional de Saúde (SNS) partilhou, no Twitter, um vídeo com várias dicas para manter a saúde mental durante a pandemia da Covid-19. Uma das dicas é partilhar com familiares e amigos o modo como estamos a viver tudo isto e ajudar os que mais gosta. Saiba tudo aqui.

17h05 - Itália voltou a registar uma 'quebra' em novos casos e óbitos. Já 203.591 pessoas contraíram o vírus SARS-CoV-2 e outras 27.682 morreram no país desde o início da pandemia.

17h01 - A porta-voz da Conferência de Líderes, revelou, no final da reunião, que "na próxima semana haverá dois plenários, um na quarta-feira, dia 6, em que cada partido procedeu a um agendamento" e "na quinta-feira, no dia 7 de maio, com debate quinzenal e votações". "Começamos lentamente a retomar a normalidadade", considerou Maria da Luz Rosinha, com "preocupações pela salvaguarda das medidas de segurança".

16h53 - O festival de cinema de Locarno, marcado para agosto na Suíça, foi cancelado, por causa da pandemia da Covid-19, foi hoje anunciado.

16h50 - governo japonês está a planear estender o estado de emergência devido à nova pandemia de coronavírus em cerca de um mês para todo o país, informou o jornal Nikkei.

16h49 - O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) retoma segunda-feira, "de forma gradual e faseada", a atividade clínica programada, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.

16h40 - O embaixador britânico em Portugal tem publicado nas redes sociais vídeos de si mesmo a tocar piano em homenagem aos profissionais de saúde do Reino Unido e de Portugal, tornando-se uma sensação na Internet, escrevem os media britânicos.

16h38 - A UEFA informou hoje que todos os campeonatos de futebol que planeiam um regresso à atividade irão apresentar protocolos sanitários e condições operacionais que garantam a saúde dos envolvidos.

16h34 - Jogos Olímpicos em risco. Primeiro-ministro do Japão já fala em cancelamento. Shinzo Abe salienta que será impossível manter as Olimpíadas caso a pandemia não esteja controlada.

16h32 - O primeiro-ministro janta hoje com o Presidente da República após receber os partidos parlamentares em São Bento, para analisar o novo quadro de medidas para conter a pandemia de Covid-19 depois o fim do estado de emergência.

16h24 - O medicamento experimental Remdesivir teve "resultados positivos" em pacientes infetados com o novo coronavírus. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo laboratório norte-americano Gilead Sciences. 

16h20 - A diretora-geral da Saúde disse hoje que não há falta de fiscalização policial às pessoas que estão em confinamento domiciliário obrigatório, garantindo que "corre de forma exemplar" a cooperação entre as autoridades de saúde e de segurança.

16h16 - Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, deixou, a partir de uma escola na Amadora, uma palavra de agradecimento ao ministro da Defesa Nacional e à secretária de Estado que têm acompanhado o processo de desinfeção das escolas "de uma forma muito próxima", estendendo-o às Forças Armadas no seu todo.

Já João Gomes Cravinho, destacou "a forma como as Forças se adaptaram, com grande rapidez e disponibilidade, a este desafio". Estão 400 militares envolvidos nesta higienização, para que os 11º e 12º anos possam retomar as aulas. "Vamos ter uma escola segura", garantiu ainda Gomes Cravinho. 

16h14 - A Suécia passou a barreira dos 20 mil casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.  Esta quarta-feira, o país contabilizou mais 107 mortes, aumentando o balanço para 2,462 óbitos desde o início da pandemia

16h05 - Quase metade (49,2%) dos portugueses classifica o impacto psicológico da pandemia de Covid-19 como "moderado a severo", segundo um estudo desenvolvido pela Mind - Instituto de Psicologia Clínica e Forense, que foi hoje divulgado.

16h04 - Espanha e França, dois dos países europeus mais atingidos pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, anunciaram os seus planos de reativação, fazendo de maio o mês em que a maioria dos europeus assiste ao levantamento gradual das restrições.

16h01 - Aeronaves militares sobrevoaram Nova Iorque e Nova Jérsia para agradecer aos profissionais na linha da frente no combate à Covid-19. As imagens são da Reuters. 

15h51 - O CDS-PP quer que as luvas de uso único e as viseiras sejam abrangidas pela taxa reduzida de IVA, à semelhança do que foi aprovado pelo Governo para as máscaras e gel desinfetante usados no combate à covid-19.

15h46 - A Marinha dos Estados Unidos anunciou um inquérito sobre as circunstâncias que rodeiam a propagação do novo coronavírus a bordo do porta-aviões USS Theodore Roosevelt, que provocou uma crise nas forças armadas.

15h42 - Recorde aqui o mais recente boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde. Portugal conta com 973 mortes e 24.505 infeções pelo novo coronavírus. 

15h40 - O Centro de Operações de Emergência Médica da Guiné-Bissau mais do que duplicou os casos positivos da Covid-19 no país, para 197, depois de terem sido confirmados vários casos entre membros do Governo.

15h33 - Noventa e três por cento das mortes por Covid-19 ocorreram em hospitais, 4% em lares e as restantes em casa, revelou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurando que todos os óbitos estão a ser contabilizados.

Reveja a conferência desta quarta-feira: 

15h30 - O responsável da estratégia de combate à Covid-19 em Itália declarou hoje que o país está preparado para uma segunda vaga de infeções, "ainda maior do que a primeira", se a reabertura levar a um aumento de casos.

15h23 - O governo britânico recusou hoje publicar o plano para o fim do confinamento decretado para travar a pandemia de Covid-19 antes de maio, apesar do aviso do líder do Partido Trabalhista para o risco de o Reino Unido "ficar para trás". 

15h16 - O Governo da Dinamarca, país que tem vindo a levantar progressivamente as restrições impostas para combater a pandemia do novo coronavírus, indicou hoje que a propagação da epidemia está "sob controlo".

15h07 - Quarentena força sete irmãos a escolher cinco para irem ao funeral do pai. A família Hackford perdeu o seu progenitor, de 72 anos, por complicações cardíacas e, agora, os filhos, que residem em Sheffield, terão de escolher quem marcará presença no adeus ao pai Gerald.

15h01 - ACT reforçada para que retoma da atividade económica cumpra as regras. A garantia foi dada pela ministra do Trabalho no final da reunião de Concertação Social.

15h00 - Um resumo do mais importante das últimas horas: 

15h00 - Boa tarde! Começámos um novo acompanhamento. Para recordar as incidências desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório