Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Dinamarca acredita que epidemia está "sob controlo"

O Governo da Dinamarca, país que tem vindo a levantar progressivamente as restrições impostas para combater a pandemia do novo coronavírus, indicou hoje que a propagação da epidemia está "sob controlo".

Covid-19: Dinamarca acredita que epidemia está "sob controlo"
Notícias ao Minuto

15:16 - 29/04/20 por Lusa

Mundo Pandemia

"A infeção está sob controlo e a estratégia dinamarquesa resultou numa primeira fase difícil", disse a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederikson, numa intervenção no Parlamento.

Para travar a propagação do vírus, a Dinamarca encerrou creches, escolas, colégios e liceus, alguns restaurantes e bares, salas de ginásio e cabeleireiros, proibindo também reuniões com mais de dez pessoas.

Algumas das restrições foram já levantadas, tendo já entrado em aulas os alunos até ao sexto ano e começado a funcionar os salões de cabeleireiro e de tatuagens.

A segunda fase da reabertura da sociedade deverá começar após 10 de maio.

Desde o início da pandemia, a Dinamarca registou 9.206 casos declarados e 443 mortes associadas ao novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório