Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

ACT reforçada para que retoma da atividade económica cumpra as regras

Garantia foi dada pela ministra do Trabalho no final da reunião de Concertação Social.

ACT reforçada para que retoma da atividade económica cumpra as regras
Notícias ao Minuto

14:49 - 29/04/20 por Andrea Pinto

Economia Ana Mendes Godinho

O Governo e os parceiros sociais voltaram a reunir-se esta quarta-feira, através de videoconferência, para avaliar o impacto das medidas de apoio relacionadas com a crise causada pela pandemia Covid-19. 

No final do encontro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou que o objetivo do encontro “foi partilhar com os parceiros orientações no sentido de ter um acordo e uma validação para as condições para a retoma programada para a atividade económica”.

Segundo a ministra Ana Mendes Godinho, "está-se a trabalhar num documento comum" em que fiquem asseguradas as condições necessárias para que os trabalhadores possam regressar ao trabalho “em segurança” e com “confiança”.

“Esta retoma deve ser feita de forma planeada e segura”, defendeu a ministra, fazendo saber que houve um reforço no número de inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), cuja função será assegurar, a nível nacional, que as regras impostas estão a ser cumpridas.

“Já foram mobilizados vários inspetores para o reforço da ACT”, disse, estando alguns já em funções, na sequência de um concurso interno que já estava em curso, e outros 80 serão em breve integrados na equipa, na sequência de um curso externo “já em fase de conclusão”.

“A ACT tem estado a desenvolver uma grande ação a nível nacional para acompanhar a inspeção de situações que tenham a ver com o momento em que vivemos", garantiu Ana Mendes Godinho, referindo que essas ações contemplam um total de "1.800 empresas e 58 mil trabalhadores".

Questionada sobre o pagamento dos vários apoios disponibilizados pelo Estado, a ministra informou que já foram processados “até 30 de abril, 150 milhões de euros pagos em abril, além dos pagamentos já extraordinários que temos para a primeira semana de maio”.

“O objetivo é que até 15 de maio” todos os processos que tenham entrado no mês de abril estejam resolvidos, disse, voltando a lembrar que nunca na história da Segurança Social se viveu um momento assim.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório