Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19: Polícia russa desmantela rede de contrabando de respiradores

A polícia russa anunciou hoje a detenção de sete pessoas acusadas de revenda em contrabando de respiradores artificiais, equipamentos essenciais para o tratamento dos casos mais graves de doentes infetados com o novo coronavírus.

Covid-19: Polícia russa desmantela rede de contrabando de respiradores
Notícias ao Minuto

18:34 - 29/04/20 por Lusa

Mundo Pandemia

Em comunicado, o Ministério do Interior indicou que esta operação, que envolveu os serviços de segurança (FSB), permitiu apreender cerca de 1.800 respiradores artificiais nas regiões de Moscovo, Kostroma (centro) e Sverdlovsk (Montes Urais).

Os aparelhos, fabricados em 1999-2000, estavam destinados a revenda e sem documentos que confirmassem a legalidade da sua origem, segundo a mesma fonte.

Entre as sete pessoas detidas, duas foram colocadas em liberdade sob vigilância e cinco em prisão domiciliária.

Os respiradores são cruciais para salvar vidas, pelo facto de permitirem assegurar a ventilação artificial dos pulmões dos doentes com pneumonia bilateral, motivada pelo novo coronavírus.

À semelhança de muitos outros países, as máscaras, luvas e outros meios de proteção pessoal desapareceram rapidamente das farmácias e supermercados desde o início da pandemia de covid-19, que atingiu a Rússia em março e já provocou no país cerca de 100.000 contaminados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 217 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 860 mil doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório