Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: SNS24 atende em "menos de meio minuto". 973 mortos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: SNS24 atende em "menos de meio minuto". 973 mortos em Portugal
Notícias ao Minuto

08:05 - 29/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Numa reunião que contará com a presença do primeiro-ministro António Costa, o Governo reuniu-se hoje, novamente, com os parceiros sociais para avaliar o impacto das medidas de apoio relacionadas com a crise causada pela pandemia Covid-19 e mais tarde, ao início da tarde, irá receber os partidos com assento parlamentar em São Bento.

As equipas das Forças Armadas - num total de 400 militares do Exército e da Marinha - iniciam hoje os trabalhos de desinfeção de várias escolas, que foram encerradas devido à Covid-19. A operação pretende preparar para que as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos possam ser retomadas. 

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, o novo coronavírus já matou 973 pessoas em Portugal e infetou 24.505. Houve ainda registo de 1.389 pessoas recuperadas. A nível global, já morreram mais de 217 mil pessoas e foram ultrapassados os 3,1 milhões de infetados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Este registo chega ao fim mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h27 - Com as restrições sociais impostas em quase todos os países europeus, para lá da tragédia de perda de vidas, muitas famílias são privadas de se despedirem dos seus familiares. Do Reino Unido chega a história de uma família com sete irmãos que terá de escolher apenas cinco para estarem presentes no funeral do pai

15h21 - O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu hoje que o uso de máscara em público deve ser "aconselhável" e não "obrigatório", ao argumentar que "a ciência ainda não é clara" sobre a eficácia dessa proteção face à pandemia de covid-19.

15h17 - As três linhas de apoio a vítimas de violência doméstica receberam 308 pedidos desde 19 de março e as queixas às polícias por este crime diminuíram 39% em relação ao mesmo período de 2019, revelou hoje o Governo.

15h09 - Especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmaram hoje que políticas económicas e sociais irresponsáveis do Brasil colocam milhões de vidas em risco durante a pandemia do novo coronavírus.

15h04 - O Governo e os parceiros sociais voltaram a reunir-se, esta quarta-feira, para avaliar o impacto das medidas de apoio relacionadas com a crise causada pela pandemia Covid-19. No final do encontro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou que o objetivo do encontro “foi partilhar com os parceiros orientações no sentido de ter um acordo e uma validação para as condições para a retoma programada para a atividade económica”.

14h59 - A Índia ultrapassou hoje oficialmente a barreira dos mil óbitos associados à Covid-19, registando cerca de 31 mil casos de infeção, números bem inferiores aos da Europa ou Estados Unidos e que estão a deixar os especializas perplexos.

14h54 - A linha telefónica SNS 24 atende diariamente 7 mil chamadas e o tempo de espera para atendimentos é "menos de meio minuto", disse hoje o secretário de Estado da Saúde, recordando que esta ferramenta serve todos os doentes.

14h50  - A economia alemã deverá contrair-se 6,3% em 2020 devido ao impacto da pandemia da Covid-19, segundo as previsões da primavera do Governo alemão. Esta estimativa indica a maior contração da economia alemã registada desde a crise de 2009

14h48 - As autoridades de saúde portuguesas estão atentas à situação verificada em alguns países, de crianças que apresentam uma reação inflamatória rara, disse hoje a diretora-geral da Saúde, assegurando que até à data não foi verificado nenhum caso em Portugal.

14h47 - O Dia da Defesa Nacional, que envolve milhares de jovens, foi suspenso pela terceira vez, desde 09 de março, até 15 de maio, devido à pandemia de Covid-19, informou hoje o Governo.

14h42 - O PAN quer alargar a taxa reduzida de IVA a luvas, viseiras e fatos de proteção, à semelhança do que foi aprovado pelo Governo para as máscaras de proteção e gel desinfetante usados no combate à pandemia de Covid-19.

14h33 - O arquipélago dos Açores não tem, pelo sétimo dia consecutivo, registo de novos casos de infeção. Ainda assim, o número de óbitos subiu para 12.

14h26 - Mais de 1.140 pessoas já recorreram ao apoio de pagamento de rendas. "Até às 24h00 do dia de ontem [terça-feira, 28 de abril] deram entrada 1.144 pedidos, seis de senhorios", avançou a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. Dos pedidos, a governante referiu que, "até à data, foram rejeitados cinco"

14h19 - O Irão vai retomar em breve a atividade em diversos setores da economia, anunciou o presidente Hassan Rohani.

14h12 - DGS reforça, esta quarta-feira, o apelo à vacinação das crianças para evitar outras epidemias. Graça Freitas insiste que esta "é a única forma de proteger contra doenças graves".

14h06 - O epidemiologista angolano Walter Firmino considera que a testagem dos passageiros antes de embarcarem num avião seria uma medida importante para prevenir a propagação do novo coronavírus

14h00 - A Comissão Europeia teve hoje um "debate de orientação" sobre o fundo de recuperação da economia europeia e o novo quadro financeiro plurianual, e conta apresentar propostas "em breve", mas não se compromete com uma data específica. "Precisamos de tempo"

13h47 - Uma praia espanhola foi fumigada com lixívia, com o intuito de a tornar mais segura. Contudo, a ação de desinfestação fez com que a vida animal presente no areal da praia de  Zahara de los Atunes fosse completamente dizimada.

13h36 - O Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, propaga-se sobretudo a partir de gotículas quando alguém que está infetado fala, tosse, espirra ou simplesmente respira. De modo a diminuir o risco de contágio, os especialistas estão a recomendar o uso de máscara e esta é a combinação ideal de tecidos para fabricar uma máscara caseira.

13h34 - Saiba aqui quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19, segundo os dados mais recentes da DGS e veja quantos há no seu.

13h28 - O governo alemão estendeu hoje a recomendação de não viajar para nenhuma parte do mundo até 14 de junho e defendeu a necessidade de coordenação a nível europeu relativamente a novas medidas de combate à Covid-19.

13h22 -  Portugal regista hoje mais 25 mortos, perfazendo um total de 973 óbitos. Há ainda 24.505 pessoas infetadas, mais 183 casos nas últimas 24 horas e mais 81 pessoas recuperadas, são já 1.470.

 

13h17 - Reveja abaixo a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde sobre a evolução da Covid-19 e aqui os pontos mais importantes:

13h12 - Os testes à Covid-19 realizados nos 36 lares do concelho da Maia, num total de 1.665 utentes e profissionais testados, revelaram 168 positivos, referiu hoje a câmara local, garantindo repetição de testes até que os resultados sejam negativos.

13h05 - A pandemia de Covid-19 já matou 217.439 pessoas e infetou mais de três milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP às 11h.

13h03 - A ministra dos Negócios Estrangeiros espanhola, Arancha González Laya, defendeu hoje que a abertura do setor turístico, um dos mais importantes do país, seja feita de forma "gradual" e em coordenação com os parceiros da União Europeia.

12h57 - O desconfinamento terá de ser feito de uma forma "muito progressiva e monitorizada", a par da capacitação de recursos dos cuidados intensivos, alertou hoje o presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos.

12h52 - Durante pandemia, pai e filha dizem o quanto se amam através de uma porta. O pai trabalha como estafeta e estando mais exposto ao risco de contrair a doença, optou por ir 'morar' para um sítio diferente.

12h47 - O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e a plataforma de 'streaming' Netflix vão apoiar, com 155 mil euros, a escrita de argumentos para autores em Portugal, foi hoje anunciado.

12h33 - Três pessoas ingeriram desinfetantes após 'conselho' do presidente Trump. No estado da Georgia, dois homens beberam produtos de limpeza no fim de semana e no Kansas foi relatado um caso semelhante, segundo a imprensa internacional.

12h24 - Todos os anos, centenas de turistas viajam até aos Países Baixos para verem de perto os campos repletos de tulipas, este ano tal não deverá ser possível de acontecer. Mas para combater o desânimo, duas quintas familiares uniram-se e prepararam uma mensagem surpresa durante o fim de semana.

12h10 - Uma equipa de especialistas nacionais e internacionais, que inclui um aluno e dois professores do Instituto Politécnico da Guarda, desenvolveu uma tecnologia que permite verificar o risco de contágio pela Covid-19 em espaços públicos e privados.

11h54 - A Google anunciou esta quarta-feira, dia 29, a disponibilização da plataforma de videoconferência Google Meet, que até agora estava apenas disponível a clientes empresariais e escolas, a todos ao longo das próximas semanas, de forma gratuita.

11h43 - ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje no parlamento que a CP - Comboios de Portugal "está a perder quatro milhões de euros por semana" devido à queda na procura provocada pela pandemia.

11h39 - Após testar negativo para a Covid-19, o comediante Fernando Rocha voltou a testar positivo. Em conversa com Manuel Luís Goucha, no programa 'Você na TV', da TVI, o amigo e também humorista Hugo Sousa revelou que, três dias depois do teste negativo, Fernando Rocha voltou a fazer um novo teste e este confirmou novamente a presença da doença. 

11h34 - A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) autorizou excecionalmente por ofício a importação de equipamentos de proteção individual (EPI) sem marca CE, desde que estejam conformes com regras de saúde, de segurança e desempenho estabelecidas por outros Estados.

11h30 - Mary e Wilford Kepler, um casal norte-americano junto há 73 anos, morreram com uma diferença de seis horas um do outro. "Estavam de mãos dadas e isso foi de partir o coração, mas também de o aquecer", explicou a neta.

11h23 - O dia-a-dia pós-Covid será diferente e chega de... boca tapada. Os fotógrafos da Reuters captaram imagens um pouco por todo o mundo de pessoas com máscara - umas mais invulgares, outras adaptadas. Ora veja.

11h19 -  'Contact Tracing'. Como a Google e Apple planeiam vigiar a Covid-19. As gigantes tecnológicas garantem que a sua solução tem vários tipos de proteção que garantem a privacidade dos utilizadores. O lançamento está previsto para esta semana.

11h07 - O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje no parlamento que "qualquer intervenção pública" na TAP "implicará que o Estado português" acompanhe "todas as decisões que serão tomadas" nos próximos tempos na companhia aérea.

11h04 - Multibanco em Pias disponibiliza desinfetante e luvas e espanhóis elogiam. 'Nuestros hermanos' estão encantados com iniciativa em solo português. "Portugal está a dar lição atrás de lição a Espanha", lê-se no Twitter.

10h47 - indicador de confiança dos consumidores caiu, em abril, para um mínimo de setembro de 2014 em abril, de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Estes números refletem já o impacto da pandemia e apontam também para uma forte penalização das expectativas dos empresários.

10h32 - Rainha Isabel II vai dirigir-se de novo aos britânicos no dia 8 de maio, no âmbito das comemorações do 75.º aniversário do Dia da Vitória dos exércitos aliados sobre as tropas nazis, cujos festejos foram reduzidos devido à pandemia Covid-19.  

10h39 -Bélgica registou, nas últimas 24 horas, mais 170 mortes por Covid-19, sendo agora o número de total de vítimas mortais de 7.501. Mais de 50% das mortes aconteceu em lares. No último dia, mais 174 pessoas foram internadas devido ao novo coronavírus, sendo que outras 340 tiveram alta.

10h27 - comunidade judaica de Nova Iorque realizou, na noite desta terça-feira, um funeral em honra de um dos seus rabinos, que morreu devido à Covid-19. O evento, que ignorou os conselhos de distanciamento social impostos na cidade, levou o mayor da cidade, Bill de Blasio, a endereçar algumas críticas.

10h25 - Sabe usar e limpar uma viseira de proteção? A Polícia de Segurança Pública divulgou um vídeo em que deixa alguns conselhos:

10h13 - Espanha regista 325 novos óbitos, num total de 24.275 mortos. Segundo os dados das autoridades de Saúde, há ainda um total de 212.917 infetados e 108.947 pacientes recuperados, num recorde de 6.399 nas últimas 24 horas.

10h09 - Depois de três semanas em convalescença, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, regressou na segunda-feira ao trabalho, depois de ter superado a Covid-19, e agora deu as boas-vindas ao primeiro filho com a noiva, Carrie Symonds.

10h00 - A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) anunciou hoje que está a desenvolver um projeto que visa esclarecer de que forma é que o novo coronavírus influencia a função cardíaca nos casos mais graves da doença.

9h57 - O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho vai pedir aos governos de Portugal e Espanha a reabertura de novos pontos de passagem na fronteira entre os dois países, para "aliviar" a economia daquela região afetada pela Covid-19.

9h52 - Os responsáveis pelos jogos eletrónicos em Portugal admitem uma maior exposição mediática devido à pandemia de Covid-19, mas garantem querer implementar os eSports como modalidade desportiva, que terão cerca de um milhão de jogadores portugueses.

9h49 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 1.521 nas últimas horas, com quase 35 mil casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h42 - DGS alerta a população para estar atenta aos sinais que os vizinhos ou familiares possam dar de que estão a ser vítimas de violência doméstica, sobretudo crianças, mulheres e pessoas idosas. 

9h35 - Com a pandemia que o mundo enfrenta, muitos foram os casais que tiveram de adiar o sonho do casamento, outros há, porém, que decidiram que perante novas realidades há que adaptar-se a elas e... continuar a vida como nada fosse. Como foi o caso deste casal que disse o 'sim' numa igreja vazia, mas cheia de fotografias.

9h22 - Mais de 60 residentes morreram de Covid-19 num lar de veteranos no estado norte-americano do Massachusetts. A Casa de Soldados de Holyoke está a ser investigada pelas autoridades para averiguar sobre eventuais responsabilidades.

9h18 - A Covid-19 já infetou mais de 3.1 milhões em todo o mundo. Contudo, nem todos os infetados manifestam sintomas. Porquê? Especialistas apontam para dois potenciais fatores.

9h14 - O Infarmed alertou hoje os doentes de Covid-19 que devem estar atentos a qualquer efeito adverso aos medicamentos que tomem para os sintomas da doença, lembrando que ainda se desconhecem muitas das reações que podem ocorrer.

9h02 - Numa altura em que muitos trabalhadores independentes se encontram abrangidos pelos apoios no âmbito do novo coronavírus, como se processa o pagamento das contribuições à Segurança Social? Antes de mais, importa sublinhar que durante o mês de abril está a decorrer o período de entrega da declaração trimestral.

8h42 - Uma equipa de investigadores da Universidade de Wuhan, na China, afirma que a exposição à Covid-19 pode aumentar em espaços fechados, com circulação limitada de ar, tais como em carruagens de metro ou em casas de banho públicas e alertam para que se utilizem máscaras em público de modo a prevenir a propagação do novo coronavírus.

8h37 - Na Suíça, as crianças que tenham menos de dez anos poderão voltar a visitar e até abraçar os seus avós. A medida resulta da flexibilização da restrição do confinamento no país e acontece depois de um grupo de cientistas das universidades de Zurique, Berna e Genebra ter revelado que crianças desta idade não são capazes de transmitir a doença.

8h25 - Cirov Covid Sequeira: Eis o primeiro bebé espanhol com o nome de pandemia. Nasceu no passado dia 22 e o caso é agora noticiado pela imprensa espanhola, sendo que a o caso já está a gerar controvérsia, considerado por muitos uma "falta de respeito" quando milhares morrem da doença a nível mundial.

8h19 - Um estudo realizado pelo Hospital Tongren, de Pequim, e pelo Hospital da União Wuhan, de Hubei, parece mostrar que, segundo os dados apurados, há uma maior probabilidade de mortalidade em homens do que em mulheres face a complicações causadas pela Covid-19.

8h07 - A ACT divulgou na terça-feira uma lista com 19 recomendações para adaptar os locais de trabalho e proteger os trabalhadores na sequência da pandemia, nas quais se incluem uma boa ventilação e o distanciamento, mas exclui a medição da temperatura.

7h49 - Paulo Dybala voltou a testar positivo ao novo coronavíus pela quarta vez no último mês e meio. O avançado argentino da Juventus que anunciou a 21 de março ter contraído o vírus, tal como a namorada, estará totalmente assintomático e continuará em isolamento domiciliário em Turim. 

7h41 - A Alemanha continua a lutar para conter a pandemia de Covid-19 no país e nas últimas 24 horas somou mais 202 mortes por novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados, há agora a registar 6.115 mortes desde o início da pandemia em território germânico e 157.641 casos confirmados, mais 1.304 do que ontem.

7h37 - O primeiro-ministro, António Costa, recebe hoje em São Bento os nove partidos políticos com assento parlamentar para uma ronda de audições sobre o calendário e plano de retoma, que será anunciado quinta-feira.

7h33 - As idas aos serviços de urgências do Serviço Nacional de Saúde na sequência de acidentes domésticos e de lazer caíram para perto de metade em março, revelou à Lusa o coordenador do Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

7h29 - Os Estados Unidos registaram 2.207 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins e no total, 58.351 pessoas morreram. O número de infetados subiu para 1.012.399 com cerca de 115 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

7h22 - Após ser questionado por jornalistas sobre o Brasil ter ultrapassado o número de mortos da China, a resposta do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, foi a lamentar o recorde de óbitos, mas frisar: "Sou Messias, mas não faço milagres".

7h17 - Há dois meses que o Instituto Ricardo Jorge trabalha noite e dia para responder aos pedidos de análises de amostras suspeitas da Covid-19, havendo dias que chega a fazer 800 testes num total de mais de 320 mil realizados.

7h14 - A sessão plenária do parlamento chinês vai realizar-se em 22 de maio, após ter sido adiada por dois meses e meio devido ao surto do novo coronavírus, informou hoje a agência noticiosa oficial Xinhua.

7h12 - Os países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste dispõem atualmente de capacidade para testar a Covid-19 e contam com a colaboração do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), disse à Lusa o seu presidente.

7h07 - O sistema de vigilância sentinela da gripe sazonal vai ser alargado à Covid-19 para "conhecer com detalhe" o que se vai passar na população portuguesa com a coexistência dos dois vírus, revelou à Lusa o epidemiologista Carlos Dias.

7h05 - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabian, e pelo menos mais três membros do seu Governo estão infetados com a doença Covid-19, disse hoje o ministro da Saúde, António Deuna, na televisão pública do país.

7h02 - O Governo e os parceiros sociais voltam a reunir-se hoje para avaliar o impacto das medidas de apoio relacionadas com a crise causada pela pandemia Covid-19, uma reunião que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa. A reunião da Concertação Social, que será realizada através de videoconferência, tem hora marcada para as 10h.

7h -  Recorde aqui o acompanhamento da noite de terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório