Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pandemia deu mais mediatismo aos eSports que lutam por reconhecimento

Os responsáveis pelos jogos eletrónicos em Portugal admitem uma maior exposição mediática devido à pandemia de covid-19 mas pretendem implementar como modalidade desportiva os eSports, que terão cerca de um milhão de jogadores portugueses.

Pandemia deu mais mediatismo aos eSports que lutam por reconhecimento
Notícias ao Minuto

09:35 - 29/04/20 por Lusa

Tech Coronavírus

"Uma das nossas missões é lutar pelo eSports como um desporto de facto, pois achamos que temos condições para tal", adiantou à agência Lusa o responsável pela Federação Portuguesa de Desportos Electrónicos (FPDE), Tiago Fernandes.

Apesar de reconhecer uma maior exposição mediática enquanto os "desportos tradicionais estão parados", o responsável pela FPDE recusa que se olhe para os eSports como um "desporto inferior".

"Os eSports têm vindo mais para o 'mainstream' nos últimos tempos, pois tem havido um cruzamento entre os desportos tradicionais e eletrónicos. Há imensas iniciativas entre futebolistas e pilotos e jogadores de eSports, o que tem ajudado a promover os desportos eletrónicos", realçou.

Apesar do mediatismo, a pandemia de covid-19 afetou o setor, que é dependente dos patrocínios empresariais, registando-se atualmente "poucos investimentos" e, consequentemente, um "impacto grande".

Tiago Fernandes destacou ainda como positivo o facto de os eSports se terem adaptado rapidamente à necessidade de ter cenários competitivos 100% 'online', depois de "todos os eventos presenciais terem sido cancelados ou adiados para 2021.

O dirigente considerou que os jogos eletrónicos em Portugal estão a "seguir a tendência de crescimento a nível mundial em todas as vertentes", como atletas, clubes e espetadores.

E estimou que exista um universo de um milhão de praticantes em Portugal, sendo que desses há 10 mil amadores "que praticam regularmente e aspiram a ser profissionais", 100 semiprofissionais e 10 totalmente profissionais.

A FPDE, criada em 2016, é uma das entidades envolvida num projeto federativo para o eSports, sendo ainda membro da Federação Europeia de Desportos Eletrónicos e da Federação Internacional de Desportos Eletrónicos.

"É como se pertencêssemos à UEFA e à FIFA dos desportos eletrónicos. Já estamos na fase final do processo de instrução para a obtenção de utilidade pública em Portugal", acrescentou.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Desporto Eletrónico (FEPODELE) destacou que, ao contrário de todos os outros desportos, o eSports foi o único que a pandemia não parou.

"Os eSports podem ser jogados tanto presencialmente como em casa dos atletas e isso permitiu que todas as competições continuassem a acontecer", frisou Marco Janeiro.

Para o responsável pela FEPODELE, a pandemia de covid-19 permite demonstrar, "principalmente às entidades ligadas ao desporto em Portugal, que os eSports podem ser uma salvação face a uma situação como esta".

A pandemia permitiu ainda constatar que estes jogos têm uma componente social que permite combater o isolamento, pois os atletas estão em constante comunicação, disse ainda.

A FEPODELE, que existe desde 2017, está também está envolvida no projeto federativo para os eSports e Marco Janeiro realçou que este projeto "apenas se mantém vivo se os eSports forem considerados um desporto" em Portugal.

"Se algum dia o primeiro-ministro, Presidente da Republica ou outro responsável disser que os eSports nunca serão desporto, deixamos de existir", vincou Marco Janeiro.

Ainda assim, o responsável deu conta de "um mercado ao rubro" durante a pandemia, seja a nível de venda de videojogos, consolas ou nas plataformas de transmissão.

"A Twitch [plataforma para a transmissão de videojogos] quase triplicou os números de visualizações em Portugal, pois tinha 170 mil a 200 mil utilizadores únicos por dia, e agora são meio milhão durante a quarentena. E está é apenas uma das plataformas", sublinhou.

Também a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) criou em 2017 a FPF eSports, que conta com 17 mil jogadores inscritos, mais de 260 clubes e já realizou mais de 12 mil jogos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório