Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Rainha fala aos britânicos para assinalar Dia da Vitória

A comunicação de Isabel II pela televisão será a segunda no espaço de cinco semanas.

Rainha fala aos britânicos para assinalar Dia da Vitória
Notícias ao Minuto

10:30 - 29/04/20 por Lusa

Fama Realeza britânica

A Rainha Isabel II vai dirigir-se de novo aos britânicos no dia 8 de maio, no âmbito das comemorações do 75.º aniversário do Dia da Vitória dos exércitos aliados sobre as tropas nazis, cujos festejos foram reduzidos devido à pandemia Covid-19.  

A monarca vai ler uma mensagem às 21h00, a mesma hora a que o pai, Jorge VI, falou para a rádio, em 1945, anunciou hoje o ministério da Cultura, responsável pelo programa de celebrações. 

A comunicação de Isabel II pela televisão será a segunda no espaço de cinco semanas, após uma intervenção no início de abril à qual assistiram mais de 24 milhões de pessoas. 

Logo a seguir, os britânicos são encorajados a vir à janela ou porta para cantar em coro a popular canção 'We'll Meet Again', de Vera Lynn, composta no início do conflito para tentar encorajar o país, a qual a rainha citou a propósito do desafio colocado pelo novo coronavírus

O 8 de maio de 1945 passou a ser designado o Dia da Vitória na Europa [VE Day] por ter sido a data em que os países Aliados aceitaram a rendição condicional da Alemanha nazi, pondo fim à Segunda Guerra Mundial na frente europeia, levando centenas de milhares de pessoas a celebrar nas ruas de Londres. 

O Rei Jorge VI e primeiro-ministro, Winston Churchill, saudaram os populares da varanda do Palácio de Buckingham, enquanto a então jovem princesa Isabel e a irmã Margarida se juntaram à multidão para celebrar nas ruas da capital. 

A efeméride levou o governo de Boris Johnson a mudar o habitual feriado da primeira segunda-feira de maio para a sexta-feira, 8 de maio, tendo inicialmente previsto uma série de eventos nas ruas, como desfiles com veteranos em várias partes do país e a permissão aos bares para ficarem abertos mais duas horas, até à 01h00, no fim-de-semana. 

Porém, devido ao regime de confinamento decretado em 23 de março e às medidas de distanciamento social que visam proteger as pessoas mais vulneráveis, em especial os idosos, o programa foi alterado. 

O Reino Unido registou 21.678 mortos durante a pandemia covid-19, de acordo com o balanço de terça-feira do ministério da Saúde britânico, que a partir de hoje, pela primeira vez, também vai passar a incluir informação sobre os óbitos fora dos hospitais.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório