Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bastonário da Ordem dos Médicos: "É possível jogar à porta fechada"

Miguel Guimarães sublinhou importância de realizar vários testes aos futebolistas

Bastonário da Ordem dos Médicos: "É possível jogar à porta fechada"
Notícias ao Minuto

18:40 - 29/04/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

É já esta quinta-feira que o governo português, em conjunto com a Direção Geral de Saúde, irá decidir se o futebol vai ou não regressar. Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, falou sobre este eventual regresso e a verdade é que considera ser “possível jogar à porta fechada”.

“Naquilo que é a experiência que temos neste tipo de situação epidémicas ou pandémicas neste caso, temos que ter muito cuidado. Fazer jogos à porta fechada é possível, tomando medidas para salvaguardar a saúde dos jogadores, dirigentes, treinadores e as outras poucas pessoas. Mas em relação aos jogos terem assistência acho que é complicado”, começa por dizer Miguel Guimarães em entrevista à rádio Renascença.

Na opinião do Bastonário da Ordem dos Médicos é importante que os jogos decorram sem público para não “correr riscos relativamente a esta infeção” e que os jogadores possam fazer “testes regulares” à Covid-19.

“É como os profissionais de saúde que também devem ser regularmente testados, na minha opinião. Ainda não foi feito em Portugal, mas eu gostaria que fossem regularmente testados porque as pessoas podem estar infetadas e não ter grandes sintomas. Sabemos pelos dados conhecidos até agora que cerca de 80% das pessoas infetadas ou não têm sintomas ou têm sintomas muito ligeiros. O que significa que em duas equipas de futebol que se estejam a defrontar pode haver algum jogador que eventualmente esteja infetado. Por isso é importante que esse controlo seja feito. Não estamos a falar de muitos testes. É mais difícil testar os profissionais de saúde que são muitos", concluiu Miguel Guimarães.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório