Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Filipinas: Onze soldados mortos em combate com o grupo Abu Sayyaf

Onze soldados filipinos morreram e 14 ficaram feridos em combates com terroristas de Abu Sayyaf, grupo leal ao Estado Islâmico na província de Sulu, no sul das Filipinas.

Filipinas: Onze soldados mortos em combate com o grupo Abu Sayyaf
Notícias ao Minuto

08:45 - 18/04/20 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Condenamos o ataque feito nos termos mais fortes possíveis", disse hoje em comunicado o porta-voz presidencial Harry Roque sobre os combates que tiveram lugar na sexta-feira na localidade de Patikul.

Segundo Harry Roque, também existiram combates entre o Exército e milícias de Abu Sayyaf na quinta-feira, altura em que ficaram feridos outros três soldados.

"Os inimigos do Estado não distinguem data ou ocasião, atacam mesmo em tempos de pandemia. Mas isso serve como um aviso: as autoridades estão prontas e preparadas para esmagar os inimigos do Governo e sufocar qualquer ataque armado durante o atual estado de calamidade e emergência de saúde pública", alertou.

Fundado em 1991 por veteranos da guerra do Afeganistão contra a União Soviética, Abu Sayyaf é agora o grupo jihadista mais forte do Sudeste Asiático, que ganhou notoriedade internacional em 2016, quando decapitou dois canadenses por não receber o resgate.

Em 2014, jurou fidelidade ao EI e desde a queda do califado muitos combatentes estrangeiros que fugiam da Síria e do Iraque encontraram refúgio no arquipélago de Sulu - a província insular mais remota das Filipinas - transformado no último reduto de Abu Sayyaf, que mantém cerca de 300 soldados.

A chegada de terroristas estrangeiros nas Filipinas implicou a importação de novas formas de violência mais extrema, como lobos solitários e atentados suicidas, um 'modus operandi' incomum entre os grupos locais.

Desde agosto de 2018, as Filipinas sofreram quatro atentados suicidas, todos reivindicados pelo EI e perpetrados - exceto um - por estrangeiros nas ilhas de Sulu e Basilan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório