Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Portugal com mais de mil casos; Estado de Emergência adiado

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com mais de mil casos; Estado de Emergência adiado
Notícias ao Minuto

08:04 - 20/03/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

É o segundo dia que Portugal vive em estado de emergência devido ao surto do novo coronavírus.

Hoje será também o segundo dia consecutivo em que o Governo volta a reunir-se em sede de Conselho de Ministros, sendo que, esta sexta-feira, serão debatidas soluções de apoio social e económico para a população afetada pela pandemia, isto após ter sido apresentado um primeiro conjunto de medidas de execução do decreto do Presidente da República.

Também está marcada para esta sexta-feira uma reunião entre o Governo e os parceiros sociais para serem discutidas medidas para empresas e trabalhadores.

Entre as medidas aprovadas, na quinta-feira, sublinhe-se o dever de "recolhimento domiciliário" para a generalidade da população, um "dever especial de proteção" para as pessoas "com mais de 70 anos ou com morbilidades" e o isolamento obrigatório apenas para doentes com o novo vírus ou que estejam sob vigilância ativa. Foi ainda criado um gabinete de crise integrado pelos ministros de Estado, da Administração Interna, da Defesa Nacional e das Infraestruturas.

Os estabelecimentos com atendimento público também vão encerrar a partir de hoje, à exceção dos de bens essenciais. Os restaurantes vão fechar portas, mas poderão realizar serviços de entrega ao domicílio e 'take-away'.

De acordo com o balanço diário divulgado hoje pela Direção-Geral de Saúde, há 1.020 infetados por Covid-19 em Portugal, contabilizando-se mais 235 novos casos nas últimas 24 horas no país. 850 pessoas encontram-se a aguardar resultados laboratoriais e estão internados 128 doentes, 26 destes nos cuidados intensivos. Foram ainda registadas seis vítimas mortais. No mundo, o novo coronavírus infetou mais de 220 mil pessoas, das quais mais de 10.000 morreram.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

15h20 - Médicos portugueses de várias especialidades estão a fazer "consultadoria" à distância para desocupar urgências e unidades ocupadas com a covid-19, e na rede social Facebook um grupo de profissionais esclarece dúvidas sobre a epidemia a mais de 27 mil "utentes". Saiba mais AQUI

15h19 - A KLM anunciou hoje que "vai voar o máximo possível nos próximos dias" de acordo com o programa de repatriamento de passageiros e que a rede intercontinental vai ser desativada a partir da próxima semana.

15h17 - A Jordânia vai impor recolher obrigatório a partir da manhã de sábado, e até novo aviso, para conter a propagação do novo coronavírus, anunciou o Governo.

15h16 - O Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, transformou uma sala de estar numa linha de produção de máscaras, montando uma "minifábrica" de máscaras, por escassearem no mercado e para ocupar os 70 idosos.

15h13 - Saudades de futebol? A Liga NOS vai organizar um torneio de 'FIFA 20', que terá lugar este fim de semana. Saiba mais AQUI

15h06 - O número de trabalhadores rurais infetados com Covid-19 em Faro subiu para nove, sete dos quais da comunidade que permanece em quarentena numa escola e dois de um outro grupo, disse à Lusa o presidente da Câmara de Faro.

15h00 - Tem dúvidas ou queixas sobre questões de habitação e trabalho? A Provedora de Justiça disse hoje que a instituição está em plenas funções para responder a quaisquer perguntas, queixas ou reclamações dos cidadãos num momento em que Portugal está em estado de emergência devido à pandemia de Covid-19.

Entretanto, a Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis e a Rés do Chão - e a Associação pelo Direito à Habitação lançaram a Plataforma Resposta Solidária, uma campanha que visa informar os cidadãos sobre direitos laborais e de habitação.

14h57 - Os Estados Unidos suspenderam hoje as emissões de vistos comuns para todos os países, perante a crise sanitária causada pelo surto da Covid-19, anunciou o Departamento de Estado norte-americano.

14h55 - O número de infeções pelo novo coronavírus em África ultrapassou hoje as 900 em 38 países e territórios, com registos de 24 mortes, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.

14h48 - França quer organizar o regresso ao país de 130.000 cidadãos nacionais retidos em países estrangeiros devido à pandemia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian.

14h42 - Deve-se usar máscara na rua? A diretora-geral da Saúde alertou hoje que o uso de máscaras pela população em geral, para proteção do novo coronavírus, deve ser parcimonioso e de acordo com o risco acrescido de algumas pessoas, como os imunodeprimidos.

14h37 - Ao contrário do que estava previsto, as medidas aprovadas em Conselho de Ministros entrarão em vigor à meia noite de sábado para domingo e não já esta noite de sexta-feira. A informação foi avançada pela Sic Notícias, num momento em que os ministros continuam reunidos no Palácio da Ajuda. 

14h28 - Gel desinfetante, sim ou não? Saiba mais sobre a prevenção da Covid-19 AQUI

14h27 - A capital da Indonésia, Jacarta, declarou o estado de emergência, anunciou hoje o governador da metrópole de mais de 10 milhões de habitantes, Anies Baswedan.

14h21 - A Universidade do Porto vai doar hoje aos hospitais Santo António e São João, ambos do Porto, 436 mil artigos de material de proteção individual que recolheu dos laboratórios das suas faculdades e centros de investigação.

14h18 - A economia italiana deverá contrair-se 8% no primeiro semestre do ano devido ao impacto do Covid-19, advertiu hoje o instituto de investigação italiano REF Ricerche.

14h16 - Segundo a Associação Nacional de Farmácias, duas farmácias do distrito do Porto suspenderam atividade no dia 12 de março e uma farmácia do distrito de Aveiro e outra do distrito de Lisboa fizeram-no na segunda-feira, em consonância com as orientações dos delegados de Saúde. 

14h14 - A Direção-Geral da Saúde lançou hoje um manual que, além de reforçar a importância das "boas práticas de higiene e segurança" para prevenir a covid-19, sugere várias orientações para o consumo, planeamento e compra de alimentos.

14h09 - Já conhece o SOS.COVID19? A sociedade civil portuguesa está a organizar-se para adquirir material de proteção para os profissionais de saúde. O objetivo é conseguir a entrega de 20 mil máscaras reutilizáveis, 5 mil viseiras e 50 mil máscaras comuns nos hospitais portugueses. Saiba mais AQUI

14h03 - Mais de 70% das vítimas mortais em Itália devido ao novo coronavírus são do sexo masculino, segundo dados divulgados pelas autoridades de saúde do país. 

14h01 - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que a propagação do novo coronavírus na região coloca Moçambique numa situação de risco eminente, alertando que a doença "não respeita fronteiras".

13h58 - O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou que a ilha da Boavista vai ficar de quarentena até 4 de abril, após o primeiro caso de coronavírus detetado num cidadão de nacionalidade inglesa.

13h47 - Municípios continuam a decretar novas medidas: 

  • Castelo Branco com serviço de entregas ao domicílio para mais vulneráveis
  • Penamacor cria rede para apoiar munícipes mais fragilizados
  • Proença-a-Nova tem uma pessoa por aldeia para comunicar necessidades e evitar saídas

13h46 - App do MIT revela se esteve com alguém com Covid-19. Quantos mais utilizadores se registarem, melhor funcionará a app. Saiba mais AQUI

13h45 - A quarentena obrigatória já está a ser aplicada na Madeira, com as pessoas que chegam à região sem terem residência a serem encaminhadas para o empreendimento da Quinta do Lorde, no Caniçal, disse o presidente do Governo Regional, Muiguel Albuquerque. 

13h37 - O governo austríaco decretou hoje o prolongamento até ao dia 13 de abril das restrições à abertura dos estabelecimentos comerciais, movimento e reunião para combater a pandemia de Covid-19. 

13h30 - A Baviera, o maior estado federado alemão, tornou-se hoje o primeiro na Alemanha a decretar o confinamento da população para tentar conter a propagação do novo coronavírus. O objetivo é "reduzir a quase nada a vida pública", anunciou o chefe do governo da Baviera.

13h18 - O Hospital de Santarém criou uma Unidade de Cuidados Intensivos específica para doentes Covid-19, com seis camas e todo o equipamento necessário, e um piso de internamento específico, com 24 camas, disponibilizando um elevador exclusivo para estes doentes.

13H10 - Subiu para 202 o número de casos de Covid-19 em África do Sul. Perante isto, o Governo sul-africano solicitou ajuda à Cruz Vermelha Internacional para contrariar a propagação do novo coronavírus.

12h59 - Ainda em conferência de imprensa no Ministério da Saúde, Graças Freitas, diretora-geral de Saúde anunciou que a partir da próxima semana vai entrar em vigor uma medida que irá ditar que quem entre em Portugal fique em isolamento profilático durante 14 dias

12h56 - O CDS-PP propôs hoje às autarquias o alojamento "imediato e obrigatório" de pessoas em situação de sem-abrigo em centros de acolhimento e a criação de uma rede de cozinhas comunitárias para apoiar os mais idosos e carenciados.

12h54 - Cerca de 850 pessoas estão de quarentena no hotel da ilha da Boavista onde foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus em Cabo Verde, anunciou hoje o ministro da Saúde cabo-verdiano, Arlindo do Rosário.

12h53 - O PSD pediu hoje a audição urgente do ministro dos Negócios Estrangeiros para que sejam prestados esclarecimentos sobre o apoio aos portugueses que se encontram no estrangeiro durante este período de pandemia.

12h50 - Foram, em média, 5.500 as refeições servidas por dia - de norte a sul do país - na primeira semana em que Portugal esteve com as atividades letivas presenciais suspensas, avança o Ministério da Educação em comunicado. 

12h47 - Pelo menos 15 rodagens de obras de cinema e audiovisual, e trabalhos de prospeção e pré-produção foram cancelados ou adiados, revelou o Instituto do Cinema e Audiovisual.

12h39 - Em conferência de imprensa, António Sales, secretário de Esta da Saúde, apelou aos portugueses que "não se desloquem às urgências" e que telefonem para a Linha SNS24 caso tenham algum sintoma ou dúvida referente à Covid-19. O governante vincou que “a guerra contra o coronavírus faz-se em dois planos: no plano da contenção e a preparação do sistema de saúde às novas fases da epidemia”.

Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, também presente, deixou um pedido focado em particular para a população mais vulnerável  apela para que "idosos", designadamente para os idosos, hipertensos, diabéticos, doentes cardio-vasculares ou doentes oncológicos: "Privem o mínimo possível com outras pessoas". Graças Freitas ainda sublinhou que novos utentes nos lares têm de passar por uma quarentena.

12h34 - As escolas públicas britânicas encerram hoje no Reino Unido por tempo indefinido, exceto para filhos de trabalhadores considerados essenciais, como profissionais de saúde, polícias, trabalhadores de empresas de transportes ou do setor alimentar. 

12h33 - Vários supermercados estão a disponibilizar horário de atendimento exclusivo para profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança e atendimento privilegiado para maiores de 65 anos, face à pandemia. Saiba mais AQUI

12h31 - O Livre defendeu hoje que os trabalhadores em `lay-off´ não devem receber abaixo do salário mínimo nacional e propôs a proibição de despedimentos por motivos económicos.

12h29 - Mais de cinco mil pessoas na Europa já morreram infectadas com Covid-19, segundo um balanço da Agência France Press. Um total de 5.168 mortos foram registados na Europa, a maioria em Itália (3.405), o país mais afetado do mundo.

12h20 - A Iniciativa Liberal instalou um 'outdoor' no Saldanha, em Lisboa, com uma "mensagem de união, esperança e força para todos".

"Não era a campanha, nem a mensagem, que desejávamos lançar, mas a situação que todos enfrentamos a isto nos motiva", explica o partido liderado por João Cotrim Figueiredo em comunicado, elogiando ainda a "nação valente" que não pode ficar em casa e que se encontram a trabalhar no combate à pandemia no país. 

12h18 - A recolha, o transporte e o tratamento dos resíduos produzidos pelos doentes com Covid-19 devem ser realizados por profissionais devidamente formados e treinados e protegidos com equipamentos de proteção Individual, segundo uma norma divulgada hoje da Direção-Geral da Saúde.

12h09 - Segundo o balanço diário divulgado esta manhã pela Direção-Geral de Saúde, Portugal conta com 1.020 casos confirmados de Covid-19. O número de vítimas mortais também subiu para seis. Nas últimas 24 horas, foram assim identificados mais 235 novos infetados no país. 

12h05 - O número de casos confirmados em Singapura aumentou para 385. De acordo com a agência Reuters, foram registados esta sexta-feira mais 40 novos casos de coronavírus, a maioria importados do Reino Unido. Não ha registo de vítimas mortais. 

11h55 - Está a trabalhar com crianças em casa? Aqui ficam 5 dicas para manter o foco e sanidade.

11h48 - O PSD anunciou que decidiu encerrar a sede nacional, em Lisboa, durante o período de emergência nacional de forma a proteger "todos os colaboradores" da pandemia.

11h46 - O primeiro-ministro informou que esteve reunido esta manhã com Angela Merkel. "Concordámos que é importante manter o contacto e coordenar a resposta europeia em todas as dimensões desta crise", afirmou António Costa, no Twitter. 

11h45 - O governador do Banco da Espanha, Pablo Hernández de Cos, advertiu hoje que a economia está a enfrentar "uma perturbação sem precedentes" devido à epidemia do coronavírus, por isso pede uma "maior ambição nas políticas fiscais europeias comuns".

11h43 - O presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal disse hoje que foi avassaladora a resposta das empresas do setor ao apelo para contribuírem para o fornecimento de equipamento têxtil hospitalar, tendo recebido centenas de ofertas de ajuda.

11h42 - A Bélgica registou 462 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total par 2.257, e o número de vítimas mortais subiu de 21 para 37, anunciaram hoje as autoridades sanitárias belgas.

11h35 - Os municípios portugueses continuam a avançar hoje com medidas para apoiar as famílias e combater a Covid-19:  

  • Condeixa-a-Nova reduz fatura da água para metade
  • Mata do Bussaco fecha portões por tempo indeterminado
  • Castelo Branco aprovou um pacote de medidas de apoio à comunidade que inclui isenções de pagamentos de rendas, taxas e reforço de apoios a situações de emergência social e às Instituições Particulares de Solidariedade Social.
  • Seia cria plano de ação que visa a entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade e medicação e a execução de pequenas reparações às pessoas mais vulneráveis.

11h29 - O município de Espinho, contíguo por terra e por mar ao concelho de Ovar, que foi declarado em estado de calamidade pública, alertou hoje que o cerco sanitário imposto ao território vizinho "está sistematicamente a ser furado".

11h13 - A mãe portuguesa infetada com o novo coronavírus que deu à luz, na passada terça-feria já teve alta, a informação foi avançada esta manhã, pelos profissionais de saúde do Hospital de São João, no Porto. Numa breve conferência de imprensa, Henrique Soares, neonatalogista do hospital ainda anunciou que o recém-nascido se encontram bem de sáude e que deu negativo para a Covid-19, após a realização de dois testes.

11h09 - Em tempos difíceis, nem tudo é mau. Vizinhos do mundo inteiro mostram solidariedade e ajudam-se como podem e mesmo o pouco, nesta altura, pode saber a muito. Conheça alguns exemplos AQUI e inspire-se. 

11h03 - O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho recebeu duas caravanas, cedidas por particulares e com capacidade para 10 pessoas, destinadas ao descanso dos profissionais de saúde envolvidos no combate à Covid-19, ficando estacionadas junto às tendas de campanha.

10h57 - As autoridades turcas anunciaram hoje que prenderam 64 pessoas acusadas de partilhar através da internet conteúdos "infundados" sobre a pandemia provocada pelo coronavírus responsável pela Covid-19.

10h46 - Espanha conta com 19.980 infetados e 1.002 mortes, informou esta manhã o Governo espanhol. Do número total de casos, 1.588 pessoas foram dadas como curadas. 

10h43 - Há dois militares da GNR infetados com Covid-19, avançou a força militar num comunicado enviado hoje às redações. Há ainda outros três com suspeita de terem contraído o vírus.

10h41 - O Irão registou mais 149 mortes devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais para 1.433, adiantou esta manhã a agência de notícias Anadolu. O número de infectados também subiu para 19.644, contabilizando-se mais 1237 casos desde ontem.

10h35 - A GNR deixou um alerta de burla relacionada com a pandemia da Covid-19. A autoridade chama a atenção para eventuais falsos profissionais de saúde e de operadoras de telecomunicações que lhe possam bater à porta.

10h32 - Mais de 65.000 médicos e enfermeiros inativos estão a ser mobilizados pelas autoridades britânicas para voltarem ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) para ajudar a combater a pandemia, anunciaram hoje fontes oficiais.

10h26 - Hong Kong registou hoje 48 novos casos da Covid-19, sendo que 36 são pessoas recentemente chegadas ao território provenientes da Europa ou da Ásia, noticiou a emissora pública RTHK. No total, foram contabilizados 256 casos confirmados. 

10h13 - Humberto Leão de Brito, presidente da Câmara de Paços de Ferreira, anunciou, no Facebook, que "faleceu ontem à noite (...) a primeira pessoa com diagnóstico de Covid- 19" no município. Esta será a quinta vítima mortal em Portugal provocada pelo novo vírus. 

10h11 - A Alemanha confirmou até hoje 13.957 casos de infeção pelo novo coronavírus, um aumento de 2.958 desde o balanço do dia anterior, revelou o Instituto Robert Koch, autoridade responsável pela prevenção e controlo de doenças.

10h08 - "Quem canta seus males espanta!" Coro de Coimbra canta Zeca Afonso para "gritar a esperança". Veja o vídeo AQUI.

10h06 - O Brasil anunciou o fecho de fronteiras a partir da próxima segunda-feira para nacionais da Europa, Austrália e vários países asiáticos como medida de combate à pandemia da Covid-19.

9h58 - O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, anunciou que começou hoje a ser preparado um Hospital de Campanha na localidade. "Vamos acreditar. Juntos vamos vencer esse vírus", afirmou nas redes sociais, partilhando algumas imagens dos primeiros desenvolvimentos. 

9h56 - A Câmara de Seia anunciou hoje que decidiu aplicar medidas de apoio para minimizar os custos das famílias e das empresas com os serviços municipais de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, devido à Covid-19.

9h50 - Os portugueses que se encontrem transitoriamente em Angola - como turistas e empresários, ou doentes com carências graves - que precisem de apoio para regressar a Portugal devem manifestar esta intenção através do endereço eletrónico [email protected]. Saiba mais AQUI

9h41 - Nunca é demais lembrar as recomendações. A Direção-Geral de Saúde recorda que usar luvas na rua não é eficaz contra a Covid-19. 

9h31 - Como estão os profissionais de saúde portugueses a viver o surto da Covid-19? Muitos médicos e enfermeiros separaram-se das famílias para dar "o peito às balas". Conheça a realidade de quem está na 'primeira linha' de combate em Portugal.

9h19 - Um agente da  PSP deixou alertas aos cidadãos da cidade de Bragança através de um megafone instalado num dos veículos da força de segurança: "Fiquem em casa. Quem está sob isolamento profilático, em quarentena, se entrou no país agora ou vem de uma zona de contaminação comunitária tem que ficar em casa. A desobediência é crime". Veja as imagens AQUI

9h17 - Em Espanha, médicos vão salvar doentes consoante a sua esperança de vida. A escassez de camas nos hospitais, obrigou a que os profissionais de saúde elaborassem um plano que visa estabelecer os critérios para que um doente com Covid-19 seja internado nos cuidados intensivos.

9h14 - Profissionais de saúde portugueses a trabalhar na Galiza estão a atravessar diariamente a fronteira, que está novamente sob controlo. Contudo, alguns estão a optar por permanecer nas próximas semanas em Espanha para "proteger a família, colegas e doentes".

9h10 - A Zara irá fabricar máscaras, luvas e batas de proteção. Após ter fechado as suas lojas físicas na Península Ibérica, o Grupo Inditex coloca agora as suas fábricas ao serviço do governo espanhol.

9h00 - A Coreia de Sul anunciou hoje uma quarentena obrigatória para quem entrar no país proveniente da Europa, no mesmo dia em que registou 87 novos casos da Covid-19, uma descida relativamente a quarta-feira.

8h55 - De acordo com a John Hopkins University, o número de mortos nos Estados Unidos devido ao novo coronavírus subiu para 205. Ao todo, foram identificados mais de 14.200 casos confirmados de Covid-19.  Washington continua a ser o estado mais afetado, contabilizando 74 mortos. 121 pessoas já recuperaram. 

8h48 - A Apple vai limitar compras online dos iPhones. O objetivo é impedir a formação de mercados alternativos onde se vendam dispositivos da Apple por preços mais elevados.

8h33 - Aprenda mais acerca do novo coronavírus e como se pode precaver desta pandemia em família. Jogue ao 'STOP Contágio', uma iniciativa da Direção-Geral de Saúde.

8h30 - A plataforma digital de vídeos YouTube comprometeu-se hoje a baixar a qualidade da transmissão na União Europeia (UE) visando o bom funcionamento do serviço durante o surto de Covid-19, dado o aumento da procura devido ao isolamento social.

8h20 - O número de vítimas mortais no mundo ultrapassa as 10.000. De acordo com o último balanço divulgado esta manhã, há 244.523 casos confirmados de infecção em todo o mundo e 10.030 mortos. 86.031 pessoas recuperaram da covid-19.

7h41 - A China começou hoje a desviar os voos internacionais com destino a Pequim, numa altura em que a capital chinesa tenta travar o aumento de casos importados da Covid-19.

7h21 - Os senhorios com contratos de rendas antigos têm até hoje para entregar a declaração que lhes permite ser abrangidos pelo regime que impede que o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) seja superior ao que recebem de rendas.

7h10 - Numa pergunta apresentada na Assembleia da República, o CDS assinala que o Covid-19 tornou-se numa "crise de saúde pública mundial, que escalou a um ritmo avassalador e que abalou toda a economia" e advogou que cabe "aos Governos uma ação igualmente rápida de resposta às empresas e às famílias para evitar uma crise social e económica de maior dimensão".

6h55 - A Autoridade Regional de Saúde determinou quarentena obrigatória para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro ao distrito de Bragança para a contenção do risco de contágio da Covid-19, numa região envelhecida com população de risco.

6h42 - A lei que suspende denúncias de contratos de arrendamento, execução de hipoteca sobre casas e despejos foi publicada na quinta-feira à noite em Diário da República e já está em vigor.

6h20 - A China anunciou hoje não ter registado novas infeções locais pelo segundo dia consecutivo, embora o número de casos importados tenha continuado a aumentar. No total, o número de infetados na China desde o início da pandemia é de 80.967

6h11 - Praias, bares e restaurantes do estado brasileiro do Rio de Janeiro vão fechar a partir de sábado e pelo menos por 15 dias, numa medida de prevenção da pandemia, anunciou o governador Wilson Witzel.

6h06 - Cabo Verde confirmou hoje o primeiro caso de Covid-19 no país. Trata-se de um turista de nacionalidade inglesa, de 62 anos, que se encontra "clinicamente estável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório