Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Porto: Mulher com Covid-19 que deu à luz teve alta. Bebé deu negativo

Criança ainda se mantém internada no Hospital de São João, no Porto.

Porto: Mulher com Covid-19 que deu à luz teve alta. Bebé deu negativo
Notícias ao Minuto

11:10 - 20/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A mulher infetada com o novo coronavírus que deu à luz, no Porto, já teve alta hospitalar. O bebé fez duas análises que deram conta de que não foi contagiado com o novo coronavírus, mas ainda se mantém internado. As informações foram reveladas na manhã desta sexta-feira em conferência de imprensa do Hospital de São João, no Porto. 

O parto "correu normalmente" e culminou com o nascimento de uma menina: "Foi cumprido o protocolo de isolamento e correu tudo bem, a mãe ficou bem e teve já alta. Penso que já está em casa, neste momento". 

A mulher continua em observação. "Tinha muito poucos sintomas", não tinha febre, demonstrando apenas "uma tosse seca", foi ainda dito, acrescentando-se que esta "estava relativamente bem do ponto de vista clínico". 

"A mãe pode estar em contacto com o bebé se estiver isolada, se tiver com máscara e luvas", foi ainda explicado. Por não haver dados suficientes, não se sabe dizer se a amamentação é segura. 

Já quanto à bebé, "foi cumprido o protocolo que já estava estabelecido". "O bebé teve uma primeira prova negativa e a confirmatória também já sabemos que é negativa", esclareceram os profissionais de saúde aos jornalistas.

O recém-nascido está "clinicamente bem e em segurança". Está à guarda do hospital, que revelou também ter mais casos de grávidas internadas com o vírus.

Recorde-se que um estudo de caso na China tinha voltado a sugerir, na segunda-feira, que o novo coronavírus que causa a doença Covid-19 é intransmissível das grávidas para os recém-nascidos.

[Notícia atualizada às 10h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório