Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Cerca de 850 pessoas em quarentena em hotel de Cabo Verde após 1.º caso

 Cerca de 850 pessoas estão de quarentena no hotel da ilha da Boavista onde foi confirmado o primeiro caso do novo coronavírus em Cabo Verde, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Cerca de 850 pessoas em quarentena em hotel de Cabo Verde após 1.º caso
Notícias ao Minuto

12:40 - 20/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Não há nenhum caso suspeito de entre as pessoas que se encontram no hotel e nenhuma apresentou qualquer sintoma de momento", assegurou o ministro Arlindo do Rosário, referindo que todas as medidas estão a ser adotadas de modo a reduzir o risco de transmissão e de propagação do vírus.

Num comunicado lido no Palácio do Governo, cidade da Praia, o governante avançou que entre as pessoas de quarentena estão estrangeiros e cidadãos cabo-verdianos, incluindo 210 funcionários do hotel, que estão sob vigilância permanente dos serviços de saúde da ilha. 

"Todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas de modo a reduzir o risco de transmissão e de propagação do viris", garantiu Arlindo do Rosário, após uma reunião do gabinete de crise, liderado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. 

Com o surgimento do primeiro caso, Arlindo do Rosário disse que o país entrou "definitivamente" na fase de "perigo eminente", conforme o plano de contingência, estando neste momento a ser adotada toda a capacidade de resposta, com reforço e adoção de novas medidas. 

Entre as novas medidas, o governante avançou que haverá um reforço de equipa de saúde local, incluindo médicos, enfermeiros e outros técnicos, e que materiais e equipamentos de proteção individual deverão seguir ainda hoje para a ilha.

Haverá também uma ampliação da capacidade de isolamento dos casos suspeitos e da capacidade de resposta, prosseguiu Arlindo do Rosário, acrescentando que será montado um quartel de coordenação na ilha ao nível da Proteção Civil. 

O ministro agradeceu a solidariedade da população e reafirmou o "firme engajamento e compromisso" para controlar a situação "rapidamente", esperando, para isso o "envolvimento e serenidade" de toda a população cabo-verdiana

"O Governo está a envidar todos os esforços para conter ao máximo a eventual evolução dessa pandemia em Cabo Verde", concluiu Arlindo do Rosário. 

O primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado em Cabo Verde na quinta-feira à noite e trata-se de um cidadão de nacionalidade inglesa, de 62 anos, que se encontra internado no Centro de Saúde da Boavista. 

Segundo o ministro da Saúde, o homem, que chegou à ilha da Boavista em 09 de março apresenta um quadro clínico estável e encontra-se sob os cuidados da equipa da Delegacia de Saúde local. 

Face ao risco da pandemia de Covid-19, desde quinta-feira, por decisão do Governo cabo-verdiano, e pelo menos até 09 de abril, estão proibidas as ligações aéreas oriundas de 26 países, incluindo Portugal e Brasil. 

O Governo avançou ainda com um plano de contingência com fortes medidas de proteção e restrições, como o encerramento dos bares e restaurantes às 21:00, proibição de visitas a lares e aos centros onde estejam pessoas de terceira idade e aos estabelecimentos prisionais e de visitas aos hospitais e outros estabelecimentos de saúde. 

Estas medidas, que incluem ainda a antecipação para 23 de março do início das férias escolares da Páscoa, vão estar em vigor por um período de pelo menos 30 dias. 

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a tornar-se hoje o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 3.405 mortos em 41.035 casos.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório