Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Em Espanha, médicos vão salvar doentes consoante a sua esperança de vida

Escassez de recursos obriga a que sejam impostas regras para salvar vidas.

Em Espanha, médicos vão salvar doentes consoante a sua esperança de vida
Notícias ao Minuto

08:54 - 20/03/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A escassez de camas nos hospitais, obrigou a que os profissionais de saúde de Espanha elaborassem  um  plano que visa estabelecer os critérios para que um doente com Covid-19 seja internado nos cuidados intensivos. 

Assim sendo, estabelece o documento que as pessoas com maiores probabilidades de sobrevivência têm prioridade sobre os restantes, aquando do internamento nos Cuidados Intensivos.

"Aceitar um doente, pode implicar que se tenha de negar [cuidados] a outro doente que pode beneficiar mais do tratamento, pelo que vamos evitar o critério de ajudar aquele que chega em primeiro lugar", pode ler-se no documento redigido pelo Grupo de Trabalho de Bioética da Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva, Crítica e Coronária. As regras impostas têm o apoio da Sociedade Espanhola de Medicina Intensiva, escreve o El Mundo.

A limitação de recursos é uma consequência normal da situação de pandemia, como a que agora vivemos, e em que a oportunidade de salvar vidas deve dar prioridade aos que mais possam beneficiar da ajuda médica, em detrimento de doentes que já  tenham patologias críticas para além da Covid-19.

O documento refere que, na hora de escolher, existem dois aspetos a ter em consideração: quantidade e qualidade, ou seja, deve salvar-se os que tenham maior probabilidade de vencer a doença e, depois disso, manter uma boa qualidade de vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório