Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Polícia grega usa gás lacrimogéneo contra migrantes na fronteira turca

Confrontos registaram-se ao início do dia de hoje na fronteira da Grécia com a Turquia depois de cerca de 500 migrantes terem tentado romper uma cerca fronteiriça para entrar em território grego.

Polícia grega usa gás lacrimogéneo contra migrantes na fronteira turca
Notícias ao Minuto

12:30 - 18/03/20 por Lusa

Mundo Migrações

A polícia grega disse que utilizou gás lacrimogéneo para afastar os migrantes da cerca a sul da passagem fronteiriça de Kastanies. Indicou que as autoridades turcas também dispararam gás lacrimogéneo na fronteira grega.

Os confrontos começaram às 02:00 e duraram cerca de duas horas.

Cerca de 2.000 migrantes estão acampados na fronteira grego-turca, semanas depois de a Turquia ter declarado abertas as suas fronteiras com a Europa e encorajado os migrantes que vivem no país a tentarem entrar no país vizinho e membro da União Europeia, a Grécia.

Dezenas de milhares de pessoas dirigiram-se para a fronteira, uma das fronteiras externas da UE, apesar de a Grécia insistir que estava fechada.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçava há meses abrir as fronteiras turcas e permitir a passagem de milhões de refugiados para a Europa, a não ser que a UE desse mais apoio para ajudar os refugiados na Turquia.

A UE diz que cumpre o acordo de 2016 com a Turquia, no quadro do qual dá milhares de milhões de euros para Ancara ajudar mais de 3,5 milhões de refugiados da vizinha Síria.

A violência na fronteira ocorreu horas depois de Erdogan ter uma teleconferência com os dirigentes da França, Alemanha e Reino Unido para discutir a crise dos migrantes.

Uma declaração da presidência turca na terça-feira indicou que os quatro líderes também discutiram a questão da guerra na Síria e a ajuda humanitária a dar para a problemática província de Idlib (noroeste da Síria).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório