Meteorologia

  • 05 AGOSTO 2021
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 29º

Edição

AO MINUTO: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada

A epidemia de Covid-19 já infetou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo. Acompanhe, aqui, ao minuto, a evolução do surto.

AO MINUTO: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada

Depois da Ásia, o surto do novo coronavírus continua a propagar-se por outros continentes. Até à data, o Covid-19 já provocou cerca de 3.800 mortos entre mais de 109 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.

Em Portugal, há 31 casos com infeção pelo vírus que teve origem em Wuhan, na China. Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu todos os eventos previstos na sua agenda por duas semanas depois de ter estado em contacto com uma turma de Felgueiras. O Presidente da República foi testado para infeção por Covid-19 esta segunda-feira, mas ainda não são conhecidos os resultados. 

Entretanto, a DGS fechou "todas as escolas" em Felgueiras e Lousada, bem como espaços sociais. Também a Escola Básica Roque Gameiro e a Secundária da Amadora estarão encerradas a partir de hoje.

Em declarações à TSF, a secretária de Estado da Administração Interna revelou que o Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada a doentes com Covid-19. Considerou Patrícia Gaspar que a sociedade entende que a solução é "conter o vírus nesta fase, para que não haja um aumento exponencial [do número de infetados]".

Fique com os principais momentos que marcaram a manhã desta segunda-feira:

16h06 - Este acompanhamento termina por aqui. Pode continuar a acompanhar as incidências da tarde aqui.

16h06 - Os casos de pai e filho que eram considerados suspeitos de serem portadores do novo coronavírus, e que estavam isolados num centro de saúde de Gaia, não foram validados como tal, indica a TVI24. 

14h50 - Pai e filho estão, como adianta a TVI24, isolados no centro de saúde Barão do Corvo, em Vila Nova de Gaia, por suspeitas de serem portadores de Covid-19. Indica aquela estação de televisão que os dois pacientes estão isolados no segundo piso da unidade de saúde.

Ainda de acordo com a TVI24, o centro de saúde não foi encerrado e está apenas a solicitar aos doentes que não se desloquem àquele piso. O centro de saúde estará a tentar contactar a linha de saúde para que os pacientes sejam recolhidos, mas não foi ainda atendido. 

14h38 - A mara do Porto suspendeu atividades com saída de transporte e atividades extracurriculares nas escolas, estando a avaliar "caso a caso" a implementação outras medidas em função da evolução do surto de Covid-19, indicou hoje o vereador Fernando Paulo.

14h45 - O número de infetados na Grécia subiu de 45 para 73 em menos de 48horas. Com efeito, as autoridades anunciaram novas medidas de precaução que deverão ser aplicadas com efeito imediato. Entre estas medidas, revela o Guardian, está a proibição de eventos desportivos  durante duas semanas. 

14h39 - 23 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus na Escócia. O último balanço indicava que havia 18 infetados. A primeira minista escocesa, Nicola Sturgeon, citada pelo Guardian, indicou que "há uma crescente inevitabilidade" e o Reino Unido "enfrenta um surto significativo". 

14h38 - O Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) fechou hoje as instalações e suspendeu atividades presenciais pelo menos por duas semanas, por razões preventivas relacionadas com o novo coronavírus, numa medida que abrange 900 alunos, disse fonte da instituição.

14h37 - As comarcas do Porto Este e de Braga pedem aos cidadãos convocados para diligências processuais para informarem previamente o tribunal se nas duas semanas anteriores tiverem estado em "zonas de risco" de contágio de Covid-19.

14h28 - O Instituto Politécnico de Viana do Castelo suspendeu a edição 2020 do evento Cimeira IPVC e adiou a feira do emprego, que decorria em simultâneo, no dia 18, e que previa a participação de mais de 10.000 visitantes.

14h20 - O número de infetados no Reino Unido, indica o Telegraph, subiu para 319. Até ao momento, já morreram na região três pessoas devido ao vírus. 

14h19 - O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George considerou hoje "apropriadas" as medidas para conter o surto de Covid-19 em Portugal e apelou à população para confiar nas autoridades, lembrando que "o alarmismo é inimigo do controle da doença".

14h15 - O Conselho Nacional de Escolas médicas decidiu que todas as faculdades de medicina do país deve fechar portas, como medida de contenção. A medida afeta quase 12 500 estudantes.

14h07 - As transações na bolsa de Nova Iorque foram suspensas por 15 minutos depois de o índice S&P 500 ter registado, no início da sessão, uma queda de 7% devido ao pânico associado às consequências económicas do novo coronavírus.

13h55 - O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) vai propor hoje aos serviços prisionais que sejam distribuídas máscaras nas prisões e suspensas as visitas íntimas aos reclusos para fazer face ao surto do novo coronavírus.

13h54 - O campeonato nacional de show e precisão, marcado para sábado e domingo, em Fafe, foi hoje adiado pela Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), devido à epidemia de Covid-19.

13h52 - O surto de Covid-19 já levou ao cancelamento de 60% das reservas nos hotéis do Algarve para os próximos dois a três meses, disse hoje à Lusa o presidente da principal associação do setor na região

13h50 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou hoje que, "em breve", os líderes da União Europeia (UE) se vão reunir através de teleconferência para coordenar as respostas ao novo coronavírus.

13h47 - O ato de acender a tocha olímpica, marcado para quinta-feira nas ruínas do antigo Olimpo em Atenas, a caminho dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, em julho e agosto, vai decorrer à porta fechada devido ao surto de Covid-19.

13h44 - Cerca de 30 escolas de Atenas vão estar encerradas por um período de 15 dias como "medida de precaução" para combater a propagação do novo coronavírus, que atingiu 73 pessoas na Grécia, anunciou o ministro da Educação.

13h43 - A Direção Regional da Saúde dos Açores recomendou hoje a restrição do número de visitas em unidades de cuidados continuados integrados, estruturas residenciais para idosos e casas de saúde.

13h28 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje que o Governo deve informar os portugueses sobre o plano de gestão da crise do novo coronavírus

13h25 - O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas reúne-se na terça-feira, estando em cima da mesa uma avaliação das medidas preventivas relacionadas com o novo coronavírus, disse à agência Lusa o presidente do órgão, Fontaínhas Fernandes.

13h23 - O movimento de pessoas era hoje bastante inferior ao habitual no exterior do Hospital de S. João, no Porto, onde está a ser montado um hospital campanha para fazer face ao eventual aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus.

13h21 - A FIFA e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) acordaram em adiar duas jornadas da fase de qualificação asiática para o Mundial do Qatar de 2022 devido à epidemia Covid-19

13h12 - As autoridades italianas impõem multas e detenções a quem desrespeita o isolamento do norte do país no mesmo dia em que hoje um motim na prisão de Modena contra as medidas restritivas e uma queda de 9% na bolsa de Milão.

13h11 - Foi confirmado o primeiro caso de infeção na ilha grega de Lesbos, indica o Guardian. As autoridades estão agora preocupadas com a possível propagação do vírus no seio dos campos de refugiados. Este caso diz respeito a uma mulher que tinha sintomas de gripe e que regressou recentemente de uma viagem a Israel. 

13h03 - Revela a TVI24 que o Presidente da República, que está em isolamento profilático voluntário, já fez o teste para deteção do novo coronavírus. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu os técnicos em casa e, assim que forem conhecidos os resultados, estes serão anunciados na página oficial da Presidência da República. 

12h54 - A Palestina confirmou a deteção de mais seis casos confirmados do novo coronavírus. O número de infetados sobe assim para os 26, adianta a agência noticiosa Anadolu

12h46 - A Universidade dos Açores (UAc) decidiu hoje adiar por "tempo indeterminado ou cancelar" os "congressos, 'workshops', seminários ou outros eventos públicos científicos ou culturais" em espaços da insituição, atualizando o plano para enfrentar o surto de Covid-19.

12h41 - A Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) revelaram hoje à Lusa que estão a reforçar a limpeza das suas viaturas, fazendo desinfeções diárias devido ao surto de Covid-19.

12h38 - Zhong Nanshan, chefe da equipa de médicos especialistas designados pelo Governo chinês para combater o surto do Covid-19, disse hoje que a doença continuará a alastrar-se pelo mundo até pelo menos junho próximo. 

12h34 - Cerca de 90 estudantes da Universidade do Minho (UMinho) estão em quarentena profilática voluntária nas residências da academia em Braga, por terem estado em contacto com um aluno infetado com o novo coronavírus, anunciou hoje o reitor.

12h33 - Pedro Sánchez anunciou que o governo espanhol está a desenvolver um plano de emergência para conter o impacto do coronavírus, medidas que serão lançadas "o mais rápido possível", indica a imprensa internacional. O presidente do governo de Espanha mostrou-se confiante na superação da epidemia: "Estou convencido que vamos superar este problema de saúde pública". 

O Ministério da Saúde da Espanha confirmou ainda 999 casos do novo coronavírus (Covid-19) no país, a maioria dos quais localizados na Comunidade de Madrid (469) e no País Basco (149).

12h30 - Os juros das dívidas da Alemanha e dos Estados Unidos, considerados 'refúgio' para os investidores, recuavam hoje para novos mínimos históricos enquanto as bolsas em todo o mundo se afundavam por anteciparem uma recessão económica devido ao novo coronavírus.

12h25 - O Governo de Macau vai anunciar na próxima quinta-feira informações sobre a próxima ronda de venda condicionada de máscaras à população, no âmbito das medidas de prevenção do novo coronavírus.

12h25 - O bispo do Porto, Manuel Linda, emitiu hoje uma nota em que reforça as indicações aos padres da diocese, face ao facto de a maioria dos infetadas com o novo coronavírusdetetados serem originários da região.

12h19 - Para Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, é importante "seguir escrupulosamente as orientações da DGS". Em declarações aos jornalistas no final de uma conferência de imprensa, o autarca justificou que as medidas adotadas - nomeadamente de encerramento de escolas - "servem para reforçar a prevenção e para agitar consciências". 

Não se pretende, como vincou, causar "alarme social", porém a autarquia não poderia ficar "impávida e serena. Queremos que sintam que é uma realidade que deve preocupar a todos". 

12h18 - O Governo decidiu duplicar a linha de crédito para as empresas, no âmbito do Covid-19, para 200 milhões de euros, ao mesmo tempo que vai providenciar um adiamento de um conjunto de prazos de pagamento. O anúncio foi feito por João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), à saída da reunião de Concertação Social.

12h06 - O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou hoje o estado de emergência de saúde pública em todo o país, depois das autoridades de saúde confirmarem no fim de semana a primeira transmissão local do novo coronavírus.

12h05 -  Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, revelou esta segunda-feira, em declarações aos jornalistas, que com o encerramento de escolas e serviços a autarquia não pretendeu instalar o pânico, mas antes "transmitir serenidade". 

As medidas "musculadas" são necessárias "para restringir a possível epidemia". O autarca vincou ainda que os munícipes "não devem desvalorizar o vírus", devendo, isso sim, "atuar com responsabilidade". 

Esta segunda-feira, em Lousada, estão encerrados 60 estabelecimentos escolares, sendo que 9500 alunos são abrangidos pela medida. Há ainda diversos serviços encerrados, com bancos, enquanto que os tribunais estão a funcionar com serviços mínimos. Quanto aos serviços municipais, foi apenas mantido o atendimento nos Paços do Concelho e os serviços técnicos.

Sendo esta uma zona reconhecida pela indústria do calçado, a autarquia está a coordenar com os empresários "os próprios planos de contingência". Conscientes que a economia irá abrandar, Nuno Fonseca acredita que a região vai "conseguir superar". 

12h02 - A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, pediu hoje aos alunos de Lousada e de Felgueiras para não se deslocarem àquela instituição, se tiverem estado nas suas zonas de origem, para evitar eventual propagação de Covid-19.

12h00 - A Universidade do Porto recomendou, esta segunda-feira, que estudantes, docentes, investigadores, técnicos e restantes colaboradores residentes nos concelhos de Felgueiras ou Lousada não se desloquem às instalações da instituição de ensino superior. 

Ver essa foto no Instagram

 Recomendamos a todos os estudantes, docentes, investigadores, técnicos e restantes colaboradores residentes nos concelhos de Felgueiras ou Lousada que não se desloquem para as instalações da Universidade do Porto. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ +info: https://up.pt/covid-19/residentes-de-felgueiras-e-lousada-nao-se-devem-deslocar-a-u-porto/ (link in bio) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀  Important information for all the residents in Felgueiras and Lousada: https://up.pt/covid-19/en/residents-of-felgueiras-and-lousada-should-not-attend-u-porto/

Uma publicação compartilhada por Universidade do Porto (@uporto) em 9 de Mar, 2020 às 3:19 PDT

11h48 - Em declarações à TSF, a secretária de Estado da Administração Interna revelou que o Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada a doentes com Covid-19. Considerou Patrícia Gaspar que a sociedade entende que a solução é "conter o vírus nesta fase, para que não haja um aumento exponencial [do número de infetados]".

Porém, a secretária de Estado da Administração Interna acredita que a quarentena forçada "não será necessária". 

11h46 - A mãe da aluna de Portimão diagnosticada no domingo com Covid-19 é o segundo caso da doença no concelho, o que levou ao encerramento da Escola Básica Professor José Buisel, onde é professora, disse hoje a presidente da autarquia.

11h38 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) partilhou, nas redes sociais, uma publicação que indica o que as pessoas devem fazer em caso de terem, ou não, sintomas característicos de infeção por coronavírus. O SNS frisa que deve ser evitado o uso desnecessário de máscara cirúrgica, "uma vez que pode conferir falsa sensação de proteção". 

Ver essa foto no Instagram

A maior parte das pessoas tem sintomas ligeiros, mas a doença por novo coronavírus (COVID-19) pode ter consequências mais graves. Saiba o que deve fazer se tiver ou não sintomas. #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19

Uma publicação compartilhada por Serviço Nacional de Saúde (@sns_pt) em 9 de Mar, 2020 às 3:24 PDT

11h33 -  Em Itália, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, há até ao momento 7.375 infetados e 366 mortos relatadas. Em França, outro dos principais surtos da Europa, foram detetados 1.209 casos

11h28 - O Irão anunciou hoje que mais 43 pessoas morreram após serem contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19), elevando o número total de mortos para 237 entre os 7.161 casos de infeção pelo vírus confirmados no país.

11h15 - O número de infetados em Espanha foi revisto mais uma vez em alta. Esta segunda-feira, os responsáveis, citados pela agência Efe, anunciaram que há 904 casos confirmados de infeção pelo vírus que teve origem em Wuhan, na China. O último balanço dava conta de 675 casos. 

11h14 - O Partido Comunista Chinês tem aproveitado o aumento de casos do novo coronavírus além-fronteiras e o abrandamento da crise no país para reabilitar a sua imagem como líder inequívoco na luta global contra a epidemia, dizem analistas.

11h12 - França reviu hoje em baixa a estimativa de crescimento económico, devido à epidemia do novo coronavírus, para 0,1% no primeiro trimestre, menos duas décimas, e para menos de 1% no conjunto do ano.

11h11 - A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, decidiu suspender eventos e atividades desportivas da responsabilidade da academia, bem como as deslocações em serviço para países afetados pela Covid-19. 

11h11 - O Governo suspendeu as Juntas Médicas de Avaliação de Incapacidade, permitindo que os médicos de saúde pública se dediquem de forma "muito mais focada" ao surto de Covid-19, disse à Lusa o presidente da associação destes profissionais.

10h56 - A presidente da Comissão Europeia celebra 100 dias à frente da instituição. Em conferência de imprensa, Ursula von der Leyen disse que Bruxelas está a analisar o que pode fazer para 'travar' o impacto do Covid-19.

10h55 - Numa carta enviada para a European Society of Intensive Care Medicine, três médicos italianos partilharam a sua experiência e deixaram um sério aviso aos colegas europeus. “Estamos a verificar uma elevada percentagem de casos positivos a serem admitidos nas nossas unidades de Cuidados Intensivos, a rondar os 10% de todos os pacientes que testaram positivo. Queremos transmitir uma mensagem de força: Preparem-se!”, pode ler-se na missiva.

10h54 - A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto fechou hoje por tempo indeterminado "todas as instalações onde decorrem aulas" no centro de Felgueiras e em Lousada, mas também em Amarante e Penafiel, distrito do Porto.

10h47 - A startup portuguesa Mindflow desenvolveu para a sua app disponível para Android e iOS um pequeno jogo que pretende informar os utilizadores sobre o Covid-19 (coronavírus).

10h44 - Seis presos morreram durante uma revolta numa prisão em Módena, no norte da Itália, devido às restrições impostas pelo surto do novo coronavírus (Covid-19) no país, confirmou à agência de notícias EFE fonte do Governo.

10h40 - mais dois casos suspeitos de coronavírus na Madeira. O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM revelou que, durante a madrugada desta segunda-feira, foram validados dois casos suspeitos. 

Trata-se de dois doentes que viajaram recentemente para Itália e que foram encaminhados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde permanecem internados em isolamento. 

10h38 - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, sigla inglesa) confirmou hoje um caso do novo coronavírus na sede, em Bruxelas, de um funcionário que esteve de férias no norte de Itália, estando já a adotar medidas preventivas.

10h35O número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 109.946, das quais morreram 3.819, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France Presse (AFP), com dados atualizados às 09h00 de hoje.

10h30 -  Enquanto o novo coronavírus continua sem dar tréguas, há instituições em todo o mundo a repensar a utilização de uma superfície que acumula germes: o dinheiro. Na sexta-feira, como revela  BBC, o banco central da Coreia do Sul anunciou a retirada de todas as notas de circulação durante duas semanas. A instituição seguiu a iniciativa da China, que tem desinfetado o dinheiro. 

Enquanto isso, o museu do Louvre proibiu o uso de dinheiro durante o surto. A decisão de aceitar apenas pagamentos com cartão é parte de um esforço para deixar os funcionários mais à vontade no regresso ao trabalho, indicou a Associated Press 

10h19 - O número de infetados em Madrid duplicou, anunciaram as autoridades espanholas. Há já 436 casos confirmados na capital de Espanha, reporta o El País. 

10h00 - As autoridades de saúde do Catar anunciaram, esta segunda-feira, que há mais três infetados com Covid-19. O número de pacientes com o vírus passa assim para os 18, como reporta a agência noticiosa Anadolu

09h40 - A União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, que abrange a zona história e de 'movida' do Porto, encerrou hoje todos os seus serviços até quinta-feira como "medida pró-ativa de prevenção".

09h33 - Os peregrinos e visitantes da catedral de Santiago de Compostela estão impedidos de tocar na imagem do apóstolo. Face à epidemia do novo coronavírus, os responsáveis decidiram adotar esta medida preventiva, como revela o el Periódico. 

09h26 - Avança a SIC Notícias, esta segunda-feira, que há mais um caso confirmado de Covid-19 em Portugal. De acordo com a estação de Paço de Arcos, a paciente é mãe de uma jovem do Algarve que esteve recentemente em Itália. O balanço do número de infetados é, assim revisto em alta: são já 31. 

09h21 - O Louvre prepara-se, esta segunda-feira, para abrir as portas, mas apenas para visitantes que tenham reservado a visita ao museu francês e para quem beneficie de entrada gratuita. 

09h17 - Um funcionário da Disneyland Paris testou positivo para o Covid-19. O caso foi detetado, como dá conta o Le Parisien, este fim de semana. Este é um dos 17 mil funcionários do parque de diversões que recebe em média 15 milhões de visitantes por ano. O paciente infetado faz parte da equipa de manutenção que trabalha no turno da noite. 

Apesar da confirmação, a Disneyland Paris permanece aberta esta segunda-feira. 

09h11 - A Alemanha divulgou, esta segunda-feira, que foram detetados mais 210 novos casos de coronavírus. De acordo com o Instituto Robert Koch, citado pela imprensa internacional, o número de casos aumentou para 1.112, acima dos 902 registados no domingo. 

09h08 - Mais de 40 portugueses estão retidos num navio em Luxor, Egipto, a aguardar o rastreio dos serviços de saúde egípcios por causa de dezenas de casos de infeção pelo novo coronavírus detetados num outro cruzeiro na região.

09h03 - Foi confirmado o primeiro caso de coronavírus na sede do gabinete de Coordenação e Estudos da Secretaria de Estado de Segurança de Espanha. Dá conta o El Mundo que se trata de uma mulher, com o cargo de administrativa, que viajou recentemente para o Egito

No regresso, voltou ao trabalho e partilhou o escritório com outras duas pessoas, até ao momento em que se sentiu mal e foi hospitalizada com uma pneumonia. 

08h45 - Uma empresa chinesa anunciou, esta segunda-feira, que desenvolveu a primeira tecnologia de reconhecimento facial do país capaz de detetar pessoas mesmo com a máscara de proteção. Isto porque há cada vez mais pessoas a utilizar esta 'ferramenta' para lidar com o surto de Covid-19. 

08h26 - O Japão começou hoje a aplicar novas restrições à entrada de visitantes da China, de Hong Kong, de Macau e da Coreia do Sul, numa medida para conter a propagação do novo coronavírus.

07h28 - Dezenas de estrangeiros que residem na Coreia do Norte, entre eles diplomatas e funcionários de organizações internacionais, foram hoje transportados num voo fretado para a Rússia, após uma longa quarentena para impedir a propagação do coronavírus.

07h24 - O complexo da Disneylândia em Xangai, a 'capital' económica da China, reabriu hoje parcialmente, depois de mais de um mês encerrado, devido ao surto do Covid-19, que paralisa o país asiático desde janeiro.

07h05 - Estudantes chineses em França foram alvo de fraude por homens que se fizeram passar por polícias e os multaram com base na lei que proíbe o uso do véu completo, denunciou hoje a embaixada chinesa em Paris. 

A conselho das autoridades de saúde chinesas, quase toda a gente usa máscaras cirúrgicas e de proteção nas cidades do país asiático, como forma de prevenção contra o surto do Covid-19, que surgiu em Wuhan, no centro da China, em dezembro.

07h32 - A Micronésia está a aplicar as restrições mais duras do mundo a visitantes devido ao novo coronavírus, proibindo a entrada a quem tenha estado num país onde exista pelo menos um caso confirmado de Covid-19.

07h31 - O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje, na Concertação Social, para discutir medidas relativas ao impacto do Covid-19. A convocatória foi enviada pelo Conselho Económico e Social a pedido do gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

06h40 - O torneio de ténis de Indian Wells foi este domingo cancelado depois de as autoridades norte-americanas terem declarado estado de emergência de saúde pública.  Após confirmado o primeiro caso positivo de Coronavírus, o Departamento de Saúde de Riverside impôs que todas as cidades a 177 quilómetros de Los Angeles tomassem precauções por causa do surto.

06h22A China voltou hoje a registar uma queda no número de novos casos de infeção, 40, face a 44 no dia anterior, ao mesmo tempo que ocorreram 22 mortes, quase todas na província de Hubei, epicentro da epidemia.

06h21 - A Coreia do Sul anunciou hoje 248 casos e um morto nas últimas 24 horas, com o país a registar 7.382 infeções e 51 vítimas fatais desde o início do surto do novo coronavírus.

03h26 - A polícia timorense disparou hoje gás lacrimogéneo para dispersar uma manifestação de residentes de Tibar contra a possível instalação na zona de um centro de quarentena para casos suspeitos de estarem infetados com o novo coronavírus.

02h07 - A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) anunciou, no domingo, que suspendeu todas as aulas nos seus estabelecimentos de ensino e que encerrará a maior parte dos espaços, de forma preventiva, face ao surto do novo coronavírus.

00h52 - A Escola Secundária da Amadora e a Escola Básica 2,3 Roque Gameiro, também naquele concelho, vão estar encerradas a partir de segunda-feira, até 20 de março, depois de identificados dois novos casos de coronavírus, anunciou a direção do agrupamento.

00h24 - As aulas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão suspensas, anunciou aquela instituição de ensino, que vai procurar "mitigar" o impacto desta decisão nos seus alunos.

Em Portugal, depois de na noite deste domingo terem sido confirmados 30 casos de infeção, a Direção-Geral de Saúde anunciou que serão encerradas todas as escolas privadas e públicas de Lousada e Felgueiras, bem como outros locais onde exista a possibilidade de haver uma concentração significativa de pessoas "mediante o acumular de casos nos concelhos acima referidos". Ou seja, serão encerrados “ginásios, bibliotecas, piscinas, espaço para eventos e cinemas”.

Também devido ao novo coronavírus, Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu todos os eventos previstos na sua agenda por duas semanas. A decisão foi tomada depois do Presidente da República ter estado, na terça-feira, no Palácio de Belém, com uma turma de uma escola de Felgueiras, que foi encerrada devido ao internamento de um aluno.

Entretanto, o bastonário da Ordem dos Médicos apelou a todos os médicos para reforçarem a resposta dos serviços públicos ao novo coronavírus, pedindo aos que estão fora do Serviço Nacional de Saúde que também ajudem, incluindo os reformados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório