Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: "Toda a Itália deve ficar em casa". Quarentena em todo o país

Países europeus entram numa fase crucial de prevenção para evitar maior propagação do novo coronavírus, que já causou mais de 110 mil casos de infeção em todo o mundo. Acompanhe aqui, ao minuto, as principais notícias.

AO MINUTO: "Toda a Itália deve ficar em casa". Quarentena em todo o país

Numa altura em que número de infeções já ultrapassa os 110 mil casos em todo o mundo - com um número de fatalidades acima das 3800 -, os países europeus estão a trabalhar em todas as frentes para mitigar a propagação do vírus SARS-Cov-2, que resulta na doença Covid-19.

Em Portugal, as autoridades começam a adotar medidas de contenção mais robustas, como encerramento de lares, escolas ou suspensão de visitas nos hospitais e prisões, mas estas poderão ser alargadas mediante o nível da ameaça. Contam-se, nesta altura, 39 casos de infeção confirmados pela Direção-Geral de Saúde (DGS) na tarde desta segunda-feira em conferência de imprensa. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se em isolamento social voluntário, na sua residência privada, mesmo tendo obtido resultado negativo no exame médico ao novo coronavírus.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo: 

23h50 - Os números globais do novo coronavírus:

  • 114.285 casos de infeção, dos quais:
  • 62.841 estão recuperados (54%)
  • 47.435 casos ativos (41%), dos quais 6.088 estão em estado grave (12%)
  • 4.009 morreram (3,5%)

23h45 - AC Milan anunciou que irá doar, juntamente com a Fundação Milan, 250 mil euros para ajudar a combater o coronavírus, surto que tem feito dezenas de mortos em Itália.

23h37 - Direção-Geral de Saúde (DGS) esclarece a nova definição de caso suspeito de infeção pelo coronavírus, passando a incluir doentes com infeção respiratória aguda grave. Sabe o que é um caso suspeito? E um contacto próximo?

23h01 - Eis um balanço dos números de vítimas mortais e infeções nos países mais afetados, neste momento:

  • Itália. Era o país que mais preocupava na Europa, agora é o país que mais preocupa no mundo. Foram esta segunda-feira registados mais 97 mortos, elevando o número total para 463, o maior número de fatalidades depois da China. O número de casos de infeção cifra-se nos 9.172, dos quais 7.985 continuam ativos e 724 recuperaram. Só hoje foram reportados mais 1.797 novos casos de infeção, um número que levou ao alargamento das medidas de contingência a todo o país.
  • Irão. Com mais 43 mortos registados esta segunda-feira, elevando o número total para 237, é um dos focos de preocupação a nível mundial, sendo lançadas muitas dúvidas em relação aos números que são avançados. Há nesta altura 7.161 casos de infeção, com 4.530 casos ativos e 2.394 recuperados.
  • Coreia do Sul. Foram anunciadas mais três mortes hoje, elevando o número total para 53, existindo 7.478 casos de infeção, sendo que estão ativos 7.259 casos.
  • França. Número de mortos subiu hoje para 30, com 11 vítimas mortais anunciadas nas últimas 24 horas. Foram também anunciados 1.412 casos de infeção (mais 203 do que domingo).
  • Espanha. Com mais 13 vítimas mortais anunciadas esta segunda-feira, elevou-se o balanço para 30 mortos. Há também 1.231 casos de infeção (mais 557 do que domingo), sendo que 1.169 continuam internados.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

22h56 - O surto de novo coronavírus em Felgueiras causou receio na população e afetou o comércio, mas a população não esmorece: "O que tiver de ser, será".

22h36 - A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que as medidas de contenção da propagação do novo coronavírus em Portugal estão a funcionar, mas ressalvou que o país tem de estar preparado para "todos os cenários".

22h14 - plano de contingência da Direção-geral de Saúde (DGS) foi esta segunda-feira publicado.

Pode consultar aqui: Plano de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus

22h03 - Os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas pela epidemia do Covid-19 em Itália estão suspensos, decidiu hoje o Governo português.

22h00 - A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que devem ser cancelados e adiados eventos que juntem mais de 5.000 pessoas em espaços abertos e os que reúnam mais de 1.000 em espaços fechados. As regras são ainda mais restritas para os concelhos onde há contágio local, como é o caso dos municípios de Felgueiras e Lousada - não podem convergir no mesmo espaço mais de 150 pessoas.

21h30 - O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se na terça-feira de manhã, em Lisboa, com os ministros das Finanças, da Economia, Administração Interna, Saúde, Infraestruturas e Planeamento sobre a resposta ao surto do Covid-19.

21h00 - Estudos fornecem novas luzes sobre o vírus. Investigadores da escola Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos, estimaram que o período mediano de incubação da Covid-19 é de 5,1 dias e que 97,5% dos doentes terão desenvolvido sintomas no prazo de 11,5 dias após a infeção.

Um outro estudo hoje divulgado aponta que a idade, a apresentação de sinais de sépsis e o diagnóstico de problemas de coagulação do sangue durante o internamento são fatores-chave associados a um maior risco de morte pelo Covid-19.

21h08 - Autoridades italianas anunciam quarentena para todo o país. Primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou na noite desta segunda-feira que toda a população do país deverá ficar em casa, pelo menos, até dia 3 de abril.

No mesmo sentido, a Liga italiana de futebol deu indicação de que a Serie A está suspensa até nova ordem.

20h53 - As universidades de Lisboa e Coimbra decidiram suspender todas as aulas presenciais com efeitos imediatos e por um período de duas semanas.

20h52 - O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje que o seu governo impôs uma quarentena de 14 dias a todas as pessoas que entrem no país, israelitas ou estrangeiros.

20h33 - Navio Grand Princess, com 21 casos de coronavírus, atracou hoje no porto de Oakland, na baía de São Francisco, nos EUA, enquanto as autoridades se preparam para colocar milhares de passageiros e tripulantes em quarentena.

Notícias ao MinutoNavio de cruzeiro tem mais de 3.500 pessoas a bordo© REUTERS/Kate Munsch

20h20 - O novo coronavírus provocou mais quatro mortes em França, o que elevou o total para 25, além dos mais de 1.400 casos confirmados, anunciou hoje o diretor-geral de Saúde, Jérôme Salomon.

Foi também anunciado que o ministro francês da Cultura, Franck Riester, foi infetado com o novo coronavírus.

19h54 - Anunciado em Madrid o encerramento de todas as escolas durante 15 dias. A Comunidade de Madrid, a mais afetada pelo surto viral em Espanha, conta nesta altura com 578 casos de infeção positivos, dos quais 17 morreram e 72 estão nos cuidados intensivos. Esta medida afetará mais de 3.300 escolas, centros educativos, creches, colégios, institutos e centros de formação profissional.

19h36 - DGS confirma que há 39 casos de infeção por Covid-19 em Portugal, a maioria está em situação estável. Há ainda 339 casos suspeitos. Acompanhe aqui a conferência de imprensa:

19h16 - O Dia da Defesa Nacional, que envolvia 6.714 jovens nas próximas duas semanas, foi hoje cancelado pelo menos até 23 de março, devido ao surto de Covid-19.

18h39 - IPO Lisboa reduz temporariamente horário de visitas e número de acompanhantes.

Notícias ao Minuto© IPO

18h34 - O navio americano Grand Princess a passar a ponte Golden Gate para atracar em Oakland, depois de vários dias confinado à costa da Califórnia, em São Francisco, nos EUA, devido à descoberta de 21 casos de coronavírus a bordo.

O navio tem a bordo 3.533 passageiros e tripulantes. Dos 2.422 passageiros, 2.016 são americanos, incluindo 938 da Califórnia. Existem pessoas de 54 nacionalidades a bordo.

18h23 - OMS admite ameaça de pandemia, mas diz que pode ser controlada. "Não nos preocupa a palavra, mas sim a reação que provoca e queremos que esta seja a de continuar a lutar, não a de abandonar".

18h18 - Número de mortos no Reino Unido subiu para cinco. Autoridades de Saúde indicam que se trata de um paciente na casa dos 70 anos que já tinha um histórico clínico de doença crónica.

18h10 - O número de vítimas mortais por Covid-19 em Itália subiu para 463, depois de registadas mais 97 mortes nas últimas 24 horas. Os casos positivos ascendem aos 7.985, com 724 pessoas que se curaram, com o total de todos os contágios desde o início da crise a atingir 9.172 pessoas. A grande maioria dos casos de contágio e de mortos concentra-se na região da Lombardia.

17h40 - Foi negativo o resultado do teste efetuado, ao começo da tarde, ao Presidente da República.

Resultado do teste não passou indiferente ao primeiro-ministro, António Costa, que aproveitou uma mensagem de parabéns pelo aniversário da tomada de posse de Marcelo para fazer nota do facto.

17h33 - TAP cancelou mais 2.500 voos por causa "da quebra nas reservas de viagens para os próximos meses que se tem verificado nos últimos dias" devido ao epidemia de coronavírus

17h32 - A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou hoje que mantém a greve nacional marcada para dia 20, mas garante o normal funcionamento dos serviços de saúde nesse dia.

17h20 - Impacto no desporto. Itália suspenderá todas as competições desportivas até 3 de abril.

O Benfica anunciou, esta segunda-feira, o adiamento do encontro da Premier League International Cup frente ao Swansea, por conta da propagação do surto viral. No mesmo sentido, o Sporting Clube Farense anunciou hoje a suspensão da gala de comemoração do 110.º aniversário do clube, que estava marcada para 1 de abril

16h56 - Fique com alguns destaques desta segunda-feira:

16h30 - O número de casos de infeção subiu para 35 em Portugal. Depois dos três casos no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, avançados pela SIC Notícias, o Notícias ao Minuto confirmou a existência de mais um caso no São João. Trata-se de uma mulher na casa dos 40 anos.

16h26 - Organização Mundial de Saúde (OMS) está em conferência de imprensa. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, reforça a ideia de que "não se pode desistir" e sublinhou que "apenas alguns países assistem a transmissão comunitária". "Deixem a esperança ser o antídoto do medo. Deixem a solidariedade ser o antídoto da culpabilização", disse.

Tedros Adhanom Ghebreyesus tem advogado fortemente pela coordenação dos governos no sentido de trabalhar em alinhamento com os diversos setores locais: "Os países andam a planear para cenários como este há décadas".

16h10 - Os dois casos suspeitos de infeção no centro de saúde Barão do Corvo, em Vila Nova de Gaia, não foram validados, adianta a TVI24. A mesma estação tinha indicado que os pacientes estavam isolados no segundo piso da unidade de saúde e tratava-se de pai e filho.

16h05O surto de Covid-19 está a motivar, desde a semana passada, o encerramento ou o condicionamento do acesso a serviços públicos, escolas, hospitais e outros equipamentos em Portugal. Pode verificar a lista aqui.

16h00 - Há mais três novos casos confirmados de coronavírus em Portugal, de acordo com a SIC Notícias. A estação de Paço de Arcos indica que estão os três no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. Esta atualização elevará o número de casos de infeção em Portugal para 34.

15h54 - A Alemanha reportou hoje as duas primeiras mortes por Covid-19. O país europeu, que conta com mais de 1100 casos de infeção, ainda não tinha registado vítimas mortais. Um porta-voz do secretaria de Saúde da região da Renânia do Norte-Vestfália, principal foco de contaminação, indicou que se trata de uma mulher de 89 anos de idade, que morreu em Essen, e um outro paciente não identificado, da região de Heinsberg.

15h49 - Mais duas mortes em Espanha, número total eleva-se para 28. As autoridades de Saúde da Catalunha confirmaram esta segunda-feira a morte de um homem de 97 anos e uma mulher de 88 anos. O homem tinha patologias anteriores e que estava internado em Barcelona desde 6 de março, tendo falecido este domingo. A mulher sofria de uma pneumonia e de uma insuficiência respiratória, tendo iniciado a demonstrar sintomas no dia 27 de fevereiro. Morreu esta segunda-feira.

As autoridades regionais avançam ainda com 101 casos de infeção na Catalunha, com o acréscimo de 23 casos esta segunda-feira. Entre eles está um bebé de seis meses e um de um ano de idade, que se encontram em casa com sintomas ligeiros, e 25 profissionais de saúde.

15h43 - Anunciada mais uma morte no Reino Unido. As autoridades de Saúde indicaram que se trata de uma mulher na casa dos 70 anos de idade que padecia de outras doenças. O número de mortos por Covid-19 no país sobe, assim, para quatro, com um registo de 320 casos de infeção.

15h28 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje em Madrid que, "se tudo correr bem", os turistas portugueses retidos num navio em Luxor (Egito), irão continuar a sua viagem "normalmente", depois de concluídos testes ao Covid-19.

15h26 - A Câmara de Portimão anunciou hoje o encerramento preventivo dos equipamentos culturais e desportivos sob a sua gestão até 31 de março, por indicação da delegada de saúde pública local.

15h22 - O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George afirmou hoje que o novo coronavírus e a gripe sazonal são vírus distintos, sabendo-se já que a nova epidemia é mais mortal. Esta já tinha sido, de resto, a indicação dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na semana passada.

"Globalmente, cerca de 3,4% do casos reportados de Covid-19 resultaram em morte. Em comparação, a gripe sazonal mata geralmente menos de 1% daqueles que são afetados"14h15 - O Conselho Nacional de Escolas Médicas Portuguesas decidiu que todas as Faculdades de Medicina do país devem fechar portas, como medida de contenção. A medida afeta quase 12 500 estudantes.

11h48 - Em declarações à TSF, a secretária de Estado da Administração Interna revelou que o Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada a doentes com Covid-19. Considerou Patrícia Gaspar que a sociedade entende que a solução é "conter o vírus nesta fase, para que não haja um aumento exponencial [do número de infetados]".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório