Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Covid-19: Navio com 21 casos de infeção atracou na baía de São Francisco

Oakland, Estados Unidos, 09 mar 2020 (Lusa) -- Um navio de cruzeiro com 21 casos de coronavírus atracou hoje num porto na baía de São Francisco, nos EUA, enquanto as autoridades se preparam para colocar milhares de passageiros e tripulantes em quarentena.

Covid-19: Navio com 21 casos de infeção atracou na baía de São Francisco
Notícias ao Minuto

20:34 - 09/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

O navio Grand Princess chegou ao porto de Oakland, nos arredores de São Francisco, com mais de 3.500 pessoas a bordo, 21 delas infetadas pelo novo coronavírus, depois de ter estado alguns dias ao largo da costa californiana, aguardando por um plano de contingência das autoridades norte-americanas.

Não se sabe ainda quantos passageiros serão retirados do navio hoje, mas o capitão já anunciou que nem todos o farão, enquanto as autoridades se prepararam para os transportar para uma base militar, onde ficarão em quarentena.

Os passageiros de nacionalidade norte-americana serão transportados de avião ou de autocarro, desde o porto de Oakland, escolhido pela sua proximidade a uma base militar onde serão acolhidos para permanecerem de quarentena durante duas semanas, depois de realizarem testes.

Os estrangeiros, de 54 países, serão repatriados, segundo o Governo norte-americano.

Cerca de 1.100 tripulantes, 19 dos quais estão contaminados com o coronavírus, serão colocados de quarentena e tratados a bordo do navio, que atracará num outro local, de acordo com informações fornecidas pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom.

Ao aproximar-se da baía de São Francisco, os passageiros começaram a bater palmas, em sinal de contentamento pelo desfecho de um caso durava há vários dias, no relato de uma das passageiras.

O novo coronavírusinfetou mais de 600 pessoas nos Estados Unidos, tendo 22 delas morrido, a maioria no estado de Washington, na costa oeste.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório