Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Eventos à porta fechada com mais de 1.000 pessoas devem ser cancelados

Marta Temido anunciou na noite desta segunda-feira orientações para eventos que se realizem à porta fechada e ao ar livre. Municípios de Felgueiras e Lousada com regras ainda mais apertadas.

Eventos à porta fechada com mais de 1.000 pessoas devem ser cancelados
Notícias ao Minuto

20:59 - 09/03/20 por Melissa Lopes

País Coronavírus

Depois de uma reunião com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou as novas medidas relativas à realização de eventos.

De acordo com as novas orientações, devem ser cancelados e adiados eventos que juntem mais de 5.000 pessoas em espaços abertos e os que reúnam mais de 1.000 em espaços fechados. 

As regras são ainda mais restritas para os concelhos onde há contágio local, como é o caso dos municípios de Felgueiras e Lousada. Nestes concelhos, eventos que reúnam mais de 150 pessoas devem também ser cancelados ou adiados.

Aqui, explicou o ministro Eduardo Cabrita,  que a restrição se abrange "qualquer evento de qualquer tipo". "Aplicar-se-á a uma reunião, a casamentos, a um funeral, a uma missa", disse o governante.

Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna anunciou a suspensão de voos com destino ou origem nas zonas italianas afectadas. "Estamos a falar dos voos dos aeroportos portugueses (Lisboa, Porto e Faro) para as zonas de Milão, Bergamo e para os aeroportos que servem a cidade de Veneza. 

Marta Temido recomendou também a todos os profissionais de saúde que não participem em eventos como conferências e congressos. "Os profissionais de saúde são a base de um sistema de saúde", referiu, assinalando que estes são especialmente importantes nesta fase.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório