Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Itália: Comité Olímpico ordena suspensão das atividades desportivas

Em causa está a proliferação dos casos de coronavírus em solo transalpino.

Itália: Comité Olímpico ordena suspensão das atividades desportivas
Notícias ao Minuto

17:21 - 09/03/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Covid-19

O Comité Olímpico Nacional de Itália emitiu esta segunda-feira um comunicado no qual ordena que todas as competições desportivas sejam suspensas até ao dia 3 de abril por causa do coronavírus.

O organismo sugeriu a suspensão de todas as competições desportivas e pediu ao governo liderado por Giuseppe Conte que pomulgue um decreto que viabilize a interrupção das várias provas, incluindo a própria Série A.

De acordo com o mesmo documento, Giovanni Malagò, presidente do organismo, esteve reunido com os representantes das federações de desportos coletivos e com o Secretário Geral Carlo Mornati. Da reunião saiu a decisão de suspender durante três semana todas as competições visto que "a proteção da saúde é a principal prioridade" dos organismos.

"O Presidente Malagò foi mandatado para informar o Presidente do Conselho de Ministros, Giuseppe Conte, e o Ministro das Políticas e Desportos da Juventude, Vincenzo Spadafora, sobre os resultados da reunião", acrescenta o mesmo documento.

"As competições internacionais, tanto para clubes como para equipas nacionais, não se enquadram na disponibilidade jurisdicional do Comité Olímpico Nacional Italiano e, portanto, não podem ser regulamentadas pelas decisões de hoje", termina a mesma nota do CONI.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou cerca de 3.600 mortos entre mais de 105 mil pessoas infetadas numa centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, cerca de 60 mil recuperaram.

Depois de a China ter colocado 60 milhões de pessoas em quarentena para tentar travar a epidemia, a Itália anunciou uma medida idêntica no Norte do país, que pode afetar cerca de 16 milhões de pessoas em cidades como Milão, Veneza ou Parma.

A Itália registou já 233 mortos em quase seis mil pessoas detetadas com o novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório