Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Covid-19: IPO Lisboa reduz horário de visitas e número de acompanhantes

Medidas de prevenção do coronavírus no IPO de Lisboa entram em vigor esta terça-feira, dia 10. Visitas a doentes internados passam a realizar-se entre as 15h e as 18h.

Covid-19: IPO Lisboa reduz horário de visitas e número de acompanhantes
Notícias ao Minuto

19:02 - 09/03/20 por Melissa Lopes

País Coronavírus

Numa altura em que várias instituições (hospitalares, de ensino entre outras) tomam medidas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus em Portugal, o IPO de Lisboa otpou por, também, reduzir o horário de visitas a doentes, bem como o número de acompanhantes. 

"Para proteção de doentes e profissionais, o IPO Lisboa restringe o horário de visita e o número de visitantes a doentes internados e limita a presença de acompanhantes no ambulatório", refere o comunicado, acrescentando que as medidas e novo horário entram em vigor esta terça-feira, dia 10 de março

Assim, a partir desta terça-feira e por tempo indeterminado, o horário de visita aos doentes internados passa a realizar-se exclusivamente entre as 15h00 e as 18h00 e só é permitida a entrada de uma visita ou acompanhante por doente, sem direito a troca de cartão de acesso. Situações excecionais serão avaliadas pelo enfermeiro-chefe de cada serviço, esclarece o IPO.

O IPO Lisboa refere ainda que os doentes do ambulatório (consultas, tratamentos, exames, análises, etc.) só podem ser acompanhados por uma pessoa.

Estas medidas, a par de outras já implementadas ou previstas no Plano de Contingência para a Infeção por Covid-19 "visam reduzir o risco de eventual infeção no IPO", lê-se no comunicado, que pede "a compreensão e a colaboração de doentes, familiares e visitantes com vista ao seu cumprimento e à proteção da saúde de todos".

Recomendações para doentes do IPO Lisboa

Se viajou para país ou região afetada pelo novo coronavírus (COVID-19) ou contactou com um doente infetado:

  • Se tiver consulta ou exame marcados, contacte o IPO ou o serviço onde é seguido para reagendamentoNão vá ao IPO;
  • Esteja atento ao aparecimento de sintomas de infeção respiratória (tosse, secreções, dificuldades respiratórias);Controle a temperatura duas vezes por dia;Utilize uma máscara cirúrgica quando estiver com outras pessoas e quando precisar de sair;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Evite o contacto com pessoas vulneráveis, nomeadamente idosos, doentes crónicos e mulheres grávidas;
  • Não se desloque a hospitais, maternidades, lares de idosos e espaços ou recintos fechados;
  • Evite saídas e deslocações não essenciais;
  • Se trabalha ou estuda, pondere fazê-lo por acesso remoto, a partir de casa.

Em caso de febre, tosse, secreções nasais ou dificuldades respiratórias:

  • Entre imediatamente em contato com a Linha SNS24 – 808242424e informe sobre a sua viagem recente ou sobre contacto com doente infetado;
  • Evite o contacto com as pessoas à sua volta e coloque uma máscara cirúrgica;Siga todas as indicações que lhe forem dadas pelos profissionais da Linha SNS24;
  • Não vá ao IPO, não vá diretamente ao médico, não se dirija a centros de saúde, nem a serviços de urgência hospitalar, nem vá a qualquer unidade de saúde.

Se não viajou para país ou região de risco e não contactou com doente infetado:

  • A única precaução a tomar é lavar as mãos frequentemente. Lave-as sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Não se recomenda o uso de máscara para proteção individual, pois a sua eficácia não está demostrada;
  • Em casa, deve cumprir as regras de higiene habituais: lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e depois de ir à casa de banho. Como se recomenda em todas as infeções respiratórias (por exemplo, a gripe), quando espirrar ou tossir tape o nariz e boca com um lenço de papel ou com o cotovelo - nunca com as mãos –, deite sempre o lenço no lixo e lave cuidadosamente as mãos.

Tratamento de doentes oncológicos

Atualmente, de acordo com o risco epidemiológico em Portugal e com base nos dados científicos disponíveis, não existe qualquer indicação para suspender ou adiar o tratamento da sua doença oncológica.

Todavia, como sempre sucede antes de qualquer tratamento, será avaliado pelos nossos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. O IPO Lisboa não realiza análises para diagnóstico de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19): os testes são feitos exclusivamente nos laboratórios definidos pela Direção Geral da Saúde para este efeito.Não se dirija à Unidade de Atendimento não Programado do IPO Lisboa com o objetivo de fazer o teste para o Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório