Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Covid-19: Israel impõe quarentena a todas as pessoas que entrarem no país

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje que o seu governo impôs uma quarentena de 14 dias a todas as pessoas que entrem no país, israelitas ou estrangeiros, na tentativa de conter o surto do novo coronavírus.

Covid-19: Israel impõe quarentena a todas as pessoas que entrarem no país
Notícias ao Minuto

20:36 - 09/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

uma decisão difícil, mas é necessária para proteger a saúde pública. A saúde pública vem antes de tudo o resto", disse Netanyahu.

Até ao momento, Israel tinha uma lista de uma dúzia de países com restrições de entrada, mas perante o debate suscitado sobre se deveria incluir os Estados Unidos da América (EUA), face ao aumento dos casos de pessoas infetados neste país, a decisão foi abranger todos os países.

Assim, todos os israelitas que tenham estado no estrangeiro devem submeter-se a uma quarentena quando regressarem durante 14 dias e os estrangeiros que queiram entrar no país devem comprometer-se ao mesmo isolamento ou serão enviados de volta para os países de onde partiram.

Esta decisão surge após o regresso de vários israelitas de uma convenção do Comité de Relações Públicas Americano-Israelita (AIPAC na sigla inglesa) em Washington, que registou três casos de infetados neste evento.

Segundo o jornal israelita, "The Times of Israel", Mike Pence, o vice-Presidente dos EUA, disse que entedia a posição de Israel, e que "uma decisão que focasse especificamente os EUA -- quando nenhum outro país o fez -- seria mal recebida no seu país".

Esta medida, que estará em vigor durante duas semanas, por enquanto, terá grandes implicações económicas e prevê-se que afete drasticamente a chegada de turistas para a Semana Santa e para a Páscoa.

A deteção de casos de infetados na região ocupada da Cisjordânia, ligada ao país por postos fronteiriços, também motivou a restrição de entrada em território palestino e a cidade de Belém - onde se encontra a maioria dos casos de palestinos infetados -- está completamente bloqueada.

Até ao momento não se registou nenhuma morte no país, mas os casos de infetados chegaram aos 42 hoje, com um dos doentes em estado grave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório