Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: DGS adota mais medidas, 30 casos em Portugal e Marcelo isolado

Número de infetados pelo novo coronavírus continua a crescer. Em Portugal há 30 casos, pelo mundo 105.836. Em quatro meses, o Covid-19 já matou 3.595 pessoas.

AO MINUTO: DGS adota mais medidas, 30 casos em Portugal e Marcelo isolado
Notícias ao Minuto

15:30 - 08/03/20 por Natacha Nunes Costa , Catarina Correia Rocha , Sara Gouveia e Mafalda Tello Silva

Mundo Coronavírus

O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou, este domingo, para 105.836, das quais morreram 3.595, de acordo com um balanço feito pela agência France-Presse (AFP), com dados atualizados às 9h de hoje. Foram assim registadas mais 933 infeções e 39 mortes, em comparação com o último balanço feito, às 17h de sábado.

Em Portugal, este domingo de manhã, foram confirmados, pela RTPmais quatro casos de Covid-19, elevando o total para 25, tendo o número sido revisto mais tarde em alta para 30.

Já o Governo anunciou, na noite de ontem, medidas de saúde pública para reduzir a propagação do novo coronavírus. Em grosso modo, fechou uma escola e duas universidades e suspendeu "temporariamente" as visitas a hospitais, lares e prisões na região Norte.

Durante a tarde deste domingo, foi anunciado que o Presidente da República decidiu suspender a agenda por duas semanas e ficar em isolamento voluntário.

Na China - excluindo os territórios de Hong Kong e Macau -, onde a epidemia do novo coronavírus começou no final de dezembro, há 80.695 pessoas contagiadas e 3.097 morreram. Foram anunciados mais 44 casos de infeção e 27 mortes entre as 17h de sábado e as 9h00 de hoje.

Os países mais afetados depois da China são a Coreia do Sul (7.134 casos, incluindo 367 novos e 48 mortes), Itália (5.883 casos, nenhum novo e 233 mortes), Irão (5.823 casos, nenhum novo e 145 mortes), França (949 casos, incluindo 233 novos e 16 mortes).

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto por cá e lá fora:

23h45 - Francisco Rodrigues dos Santos, o presidente do CDS-PP desafiou hoje o primeiro-ministro, António Costa, a criar um gabinete de crise para dar uma "resposta de saúde que seja eficiente" ao surto de Covid-19 e prestar as informações necessárias à população.

23h20 - O Instituto de Administração da Saúde da Madeira anunciou hoje que o segundo caso suspeito de uma pessoa infetada com o novo coronavírus na região autónoma deu negativo.

23h01 -  Direção-Geral de Saúde anunciou, num comunicado enviado às redações, que serão encerradas todas as escolas privadas e públicas de Lousada e Felgueiras, bem como outros locais onde exista a possibilidade de haver uma concentração significativa de pessoas "mediante o acumular de casos nos concelhos acima referidos". Ou seja, serão encerrados “ginásios, bibliotecas, piscinas, espaço para eventos e cinemas”.

23h - A delegada de saúde pública de Portimão apelou hoje às pessoas que estiveram em contacto com uma aluna do ensino secundário infetada com Covid-19 que adotem medidas de "distanciamento social" para evitar a propagação do vírus.

22h06 - As Jornadas de Cuidados Paliativos, agendadas para os dias 16 e 17 de março, em Lisboa e Fátima, foram adiadas devido ao surto de Covid-19, anunciou hoje a organização.

22h - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará esta segunda-feira o teste ao Covid-19, confirmou à Lusa fonte oficial da Presidência da República.

21h57 - O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, anunciou hoje a proibição de se realizarem no país reuniões com mais de 1.000 pessoas, uma medida que visa conter a propagação do Covid-19.

21h15 - O gabinete da Secretária de Estado das Comunidades desaconselhou hoje "a realização de qualquer viagem à província chinesa de Hubei, a diversas regiões de Itália e viagens não essenciais" a três países afetados pelo novo coronavírus. No final de janeiro, o Governo já tinha emitido um alerta a desaconselhar todas as viagens não-essenciais à China.

20h42 - Um asiático ficou às portas da morte depois de ter sido esfaqueado por causa de coronavírus. Li Qianyang foi alvo de um violento ataque racista, este sábado, em Brooklyn, nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, o motivo da agressão deveu-se ao surto do novo coronavírus, considerando que o vírus respiratório surgiu, inicialmente, na China. 

20h10 - O bastonário da Ordem dos Médicos apelou hoje a todos os médicos para reforçarem a resposta dos serviços públicos ao novo coronavírus, pedindo aos que estão fora do Serviço Nacional de Saúde que também ajudem, incluindo os reformados.

19h08 - Os passageiros e a tripulação de um navio de cruzeiros foram retirados de uma embarcação em Luxor, no sul do Egito, após 45 casos suspeitos do novo coronavírus a bordo.

19h - Num balanço feito pela DGS esta tarde, foram confirmados os 30 casos de infeção por Covid-19 em Portugal - no Norte do país há 22 casos e na zona Centro apenas um, Lisboa e Vale do Tejo já conta com seis e há ainda registo do caso de uma jovem no Algarve.

Estão 56 casos à espera de resultado laboratorial.

18h28 - O Egito anunciou hoje a primeira morte associada à epidemia do novo coronavírus em Houghada (sudeste), que é também a primeira no continente africano.

18h19 - O primeiro-ministro, António Costa, vai manter a agenda prevista "salvo indicação em contrário" da Direção-Geral da Saúde. A informação adianta à Lusa por fonte oficial do seu gabinete após o Presidente da República ter entrado em quarentena voluntária. 

17h45 - O número de mortos em Itália devido ao novo coronavírus subiu hoje para os 366, um aumento de 133 pessoas face a sábado, divulgou hoje o chefe da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli.

17h - Foram confirmados mais dois casos de infeção por coronavírus em Portugal, o que perfaz um total de 30 casos.  Segundo a RTP, um dos últimos casos trata-se de uma jovem de Portimão, que se encontra internada em Lisboa. O outro caso está internado no Hospital de São João - Há 18 pessoas internadas nesta unidade hospitalar.

16h40 - Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu todos os eventos previstos na sua agenda por duas semanas. A informação foi avançada numa nota divulgada, durante a tarde deste domingo, no site oficial da Presidência da República.

16h35 - A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) vai suspender as aulas que impliquem contacto com doentes, na sequência do surto do novo coronavírus, anunciou a instituição em comunicado.

15h25 - Subiu para 28 o número de doentes infetados com Covid-19, em Portugal. Segundo a RTP3, estão confirmados mais 3 casos no Hospital de Santo António, no Porto.

14h59 - Após uma reunião de emergência com o Ministério da Saúde e Educação da Comunidade de Madrid, o colégio Santa Maria de los Rosales, frequentado pelas filhas dos reis de Espanha, confirmou que o mesmo "deverá continuar a funcionar normalmente na segunda-feira". Além disso, garantem, "todas as medidas de higiene que já estão a ser adotadas vão continuar nas próximas semanas", como cita o La Vanguardia.

14h49 - A corrida aos produtos para lavar as mãos está a ter um pico no Reino Unido e estes produtos estão a 'voar' das prateleiras dos supermercados em Londres devido ao Covid-19. Imagens captadas pela Reuters num supermercado da cidade mostram diversos expositores vazios onde deveriam estar desinfetantes ou sabonetes. Veja-as aqui.

14h23 - A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu este domingo suspender o cumprimento inicial entre os jogadores e equipas de arbitragem nas competições profissionais, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19.

14h10 - O número de casos de coronavírus confirmados no Reino Unido subiu para 273. Apenas neste domingo surgiram mais 67 pessoas infetadas, frisa a Sky News.

13h36 - UEFA emitiu, este domingo, um comunicado onde confirma a suspensão dos habituais cumprimentos iniciais entre os adversários e os árbitros, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19.

13h24 - O Papa Francisco rezou este domingo pela primeira vez a tradicional oração dominical através de vídeo conferência, mas disse estar "perto" dos infetados com o novo coronavírus e dos seus cuidadores.

13h20 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou no Facebook diversas publicações para continuar a esclarecer a população portuguesa sobre o novo coronavírus. O que sabemos sobre o Covid-19? Como se transmite?

13h05 - As atividades letivas no campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, foram suspensas por tempo indeterminado, depois de um aluno ter sido infetado com o novo coronavírus, anunciou hoje o reitor.

12h55 - O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) instalou três tendas cedidas pela Cruz Vermelha Portuguesa junto ao serviço de urgência do Hospital de Santa Maria para isolar casos suspeitos de infeção pelo Covid-19. O espaço "estará pronto a entrar em funcionamento no início desta semana e terá capacidade para até um máximo de 12 pessoas".

12h54 - As autoridades de Macau disseram acompanhar com "muita atenção" a situação epidemiológica na Europa, depois de terem anunciado uma quarentena de 14 dias, a partir de terça-feira, para quem chegar da Alemanha, Espanha e França.

12h52 - As tendas do INEM instaladas no Hospital São João, no Porto, destinam-se à avaliação inicial e decisão clínica de casos suspeitos de Covid-19, mas não ao internamento, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade de saúde.

12h45 - Há um novo balanço do número de mortes em Espanha. Já são 17 as vítimas, avança o El País. Este domingo foram confirmadas sete mortes em Madrid, Aragão e País Basco. Às 12 horas locais de hoje - menos uma hora em Portugal Continental - contavam-se 589 casos de infeção, detalhados da seguinte forma: 

12h37 - A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu suspender o cumprimento inicial entre os jogadores e equipas de arbitragem, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19.

12h28 - A principal companhia aérea do Irão, a Iran Air, anunciou hoje que todas as ligações à Europa foram canceladas devido ao surto do novo coronavírus, que já causou 194 mortos no país.

12h25 - O Governo suíço disse este domingo que está a seguir de perto a situação em Itália, mas mantém as fronteiras abertas, na sequência do decreto de quarentenas em várias localidades italianas, uma medida sem precedentes na Europa.

12h13 - O jogo entre Parma e SPAL, adiado por causa do surto de coronavírus em Itália, tinha início marcado para as 11h30 deste domingo, mas o apito inicial foi adiado em meia-hora por causa da possível suspensão do campeonato italiano.

12h07 - O paciente italiano suspeito de estar infetado com o Covid-19 em Timor-Leste continua estável, isolado e sob observação médica permanente numa clínica internacional no centro de Díli, confirmaram as autoridades.

11h34 - Mais três pessoas perderam a vida devido ao novo coronavírus em Madrid, notícia o El País. Já são 13 mortos no país vizinho.

11h24 - A OMS saudou a Itália pelos "passos corajosos" que tomaram para diminuir a disseminação do novo coronavírus pelo país. "Eles estão a fazer sacrifícios genuínos", escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus no Twitter. 

11h22 - O Bangladesh confirmou os três primeiros casos de Covid-19 no país. 

11h20 - O número de mortos devido ao desmoronamento de um hotel na China, com pessoas em quarentena por terem estado em contacto com pacientes infetados com o Covid-19, subiu para 10, segundo com um balanço de hoje das autoridades.

11h00 - A Itália é o país da Europa mais afetado pela epidemia do novo coronavírus. Mais de 200 pessoas já morreram. A Reuters captou imagens de como se vive no país, também agora que o governo impôs o encerramento de teatros, museus e cinemas e quarentenas na região da LombardiaVeja as fotografias aqui.

10h54 - O Irão reporta mais 49 mortos pelo novo coronavírus. No total, 194 pessoas já perderam a vida devido ao Covid-19, sendo que há 6.566 casos confirmados, segundo a Associated Press.

10h45 - Na Moldávia, o único caso confirmado é o de uma mulher de 48 anos que foi hospitalizada em Itália, mas deixou a unidade de saúde para voltar ao seu país.

10h02 - A Bulgária revela os quatro primeiros casos positivos de Covid-19, de acordo com a Associated Press. Entre os infetados estão um jovem de 27 anos, da cidade de Pleven, e uma mulher de 75, de Gabrovo

09h45 - O Grande Prémio do Bahrein em Fórmula 1, previsto para o próximo dia 22 de março, vai disputar-se à porta fechada, numa medida de prevenção para evitar a propagação do coronavírus, que tem obrigado ao cancelamento de diversos eventos desportivos na zona do Golfo Pérsico.

09h24 - Há mais quatro casos confirmados do novo coronavírus em Portugal, avança a RTP. Todos estão internados no Hospital de São João, no Porto. Três são mulheres. No total, já são 25 os infetados com Covid-19 no nosso país. 

09h14 - A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, referiu, em declarações à Sky News, que o país está ainda numa fase de "contenção" face ao surto de Covid-19 que se está a espalhar um pouco por todo o mundo. 

09h10 - Um novo balanço dá conta de seis mortos na queda do hotel na China onde estavam pessoas de quarentena devido ao novo coronavírus, avança a agência Reuters. 

09h00 - O navio americano Grand Princess foi autorizado a atracar em Oakland, depois de vários dias confinado à costa da Califórnia, em São Francisco, nos EUA, devido à descoberta de 21 casos de coronavírus a bordo.

08h54 - A Tailândia e a Malásia recusaram a entrada nos seus portos de um navio de cruzeiro com 2.000 pessoas, incluindo dezenas de italianos, por medo da presença a bordo de infetados pelo novo coronavírus, avança hoje a AFP.

08h50 - O clube italiano Novara emitiu um comunicado onde anuncia que o seu presidente, Maurizio Rullo, acusou positivo a um teste para o Covid-19, vírus que tem adiado vários eventos desportivos em Itália.

08h45 - A primeira vítima mortal do novo coronavírus na América Latina é um argentino, de 64 anos, que esteve em França e que morreu na manhã de sábado, confirmou o Ministério argentino da Saúde através de um comunicado.

08h38 - O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu, no sábado à noite, "mais e melhor informação" sobre o surto de coronavírus, para evitar alarmismo.

07h58 - A Coreia do Norte anunciou ter terminado a quarentena imposta a mais de 3.600 no país, uma medida de prevenção para combater a entrada do Covid-19 no território que ainda não registou nenhum caso.

07h45 - Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência do desmoronamento de um hotel na China que albergava pessoas em quarentena por terem estado em contacto com pacientes infetados com o Covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

07h12 - Macau vai impor uma quarentena de 14 dias, a partir de terça-feira, para quem "tenha estado na Alemanha, na Espanha, na França ou no Japão nos 14 dias anteriores à entrada" no território, foi hoje anunciado.

06h45 - A China registou hoje mais 27 mortes devido do Covid-19, elevando o número total de mortes para 3.097, informou a Comissão Nacional de Saúde do país.

06h34 - Itália encerrou todos os museus, teatros e cinemas em todo o território, até 3 de abril, para combater a propagação do novo coronavírus, de acordo com um despacho divulgado esta madrugada.

06h27O primeiro-ministro italiano anunciou hoje a proibição de entradas e saídas da Lombardia e de outras 14 províncias para limitar a propagação do Covid-19 que já causou 233 mortes e 5.061 infetados em todo o país.

06h00As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram na noite deste sábado 367 novos casos de contágio pelo novo coronavírus, elevando para 7.134 o total de infetados no país, onde já morreram 50 pessoas com a doença Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório