Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Itália fecha escolas e estádios,OMS reage a ataque racista na Europa

O número total de vítimas mortais do novo coronavírus supera os três mil, mas cerca de 48 mil pacientes já recuperaram. Em Portugal, há cinco casos confirmados, onde deles associado a uma escola no Porto que decidiu suspender as aulas. O novo vírus marcou o arranque do debate quinzenal, saiba o que se disse no Parlamento.

Itália fecha escolas e estádios,OMS reage a ataque racista na Europa
Notícias ao Minuto

17:10 - 04/03/20 por Fábio Nunes e Catarina Correia Rocha

Mundo Coronavírus

O Covid-19 marcou o arranque do debate quinzenal, com o primeiro-ministro a anunciar uma linha de crédito de apoio às empresas no valor inicial de 100 milhões de euros e a garantir que o SNS está preparado e os portugueses "bem informados".

Em resposta, o líder do PSD disse esperar que o discurso do primeiro-ministro não seja de "otimista irritante", e colocou algumas dúvidas sobre a coordenação e o material nos hospitais.

Catarina Martins alertou que a resposta ao Covid-19 não pode ficar presa "nos vetos de gaveta" do ministro Centeno, o deputado João Cotrim Figueiredo (IL) disse apoiar o Governo, mas criticou a anunciada linha de crédito, e o deputado André Ventura questionou a manutenção da confiança na diretora-geral de Saúde ao que Costa respondeu: "A meio da batalha, não se mudam os generais".

Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos do Covid-19

17h36 - De acordo com um novo balanço, nas últimas 24 horas morreram 28 pessoas devido ao surto do novo coronavírus em Itália. O Corriere della Sera avança que há um total de 107 mortos e 3.089 infetados no país. 

17h25 - A ministra italiana da Educação, Lucia Azzolina, confirmou que as escolas e universidades vão encerrar a partir de amanhã e até dia 15 de março devido ao surto de Covid-19, noticia a Reuters.

17h03 - Há mais dois casos confirmados de Covid-19 na Irlanda do Norte, revela a Sky News. O número total de infeções no Reino Unido sobe para 87. 

16h42 - As instituições europeias registam já dois casos de infeção pelo novo coronavírus, com a revelação de uma segunda análise positiva, desta feita a um funcionário do Conselho, indicaram várias fontes europeias. O primeiro caso foi o de um trabalhador da Agência de Defesa Europeia.

16h20 - O Governador Andrew Cuomo revelou, no Twitter, que há mais quatro casos de Covid-19 confirmados em Nova Iorque. O novo balanço dá conta de um total de seis pacientes infetados.

16h06 - A polícia britânica está à procura de quatro suspeitos de um suposto ataque racista a um jovem asiático no centro de Londres motivado alegadamente pelo receio causado pelo surto do novo coronavírus.

diretor-geral da OMS já reagiu no Twitter a estes relatos de violência étnica: "É assustador ver novos relatos de pessoas a serem alvos devido à raça, etnia ou suposta associação com o Covid-19", escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus.

15h53 - O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que serão divulgadas novas estimativas de crescimento para 2020 e anos seguintes até ao dia 15 de abril, que já refletirão o risco do impacto negativo da epidemia do novo coronavírus.

15h48 - A inauguração da Bienal de Arquitetura de Veneza, prevista para maio, foi adiada para agosto, por causa da epidemia de Covid-19 em Itália, anunciou hoje a organização.

15h40 - Uma linha telefónica para esclarecer os viajantes preocupados com a epidemia de Covid-19 foi hoje lançada pela associação de defesa dos consumidores Deco, que recebeu na última semana meia centena de pedidos de informação.

15h33 - O primeiro-ministro defendeu que o país está dotado de enquadramento legal para tomar "medidas que se revelem necessárias para prevenir o contágio" num cenário de "transmissão comunitária" do covid-19, sublinhando que "o pior vírus" é o do "alarme social".

15h13 - A companhia aérea anunciou que vai imobilizar 150 dos seus aviões devido à queda no tráfego aéreo causada pelo surto do novo coronavírus, o Covid-19, segundo a agência France-Presse.

15h10 - No discurso de arranque do debate quinzenal, o primeiro-ministro anunciou o lançamento de uma linha de crédito para apoiar as empresas, caso seja necessário. Essa linha, informou, terá "o valor inicial de 100 milhões de euros".

15h08 - Os ministros das Finanças da zona euro reuniram-se por teleconferência, esta quarta-feira. Sobre o potencial impacto na economia portuguesa, Centeno diz que ainda é cedo para fazer contas.

15h06 - O Banco Central Europeu (BCE) está a trabalhar em medidas para proporcionar liquidez às empresas afetadas pelas consequências económicas do Covid-19, de acordo com o El País, que cita fontes familiarizadas com o processo.

15h04 - A meia maratona de Roma-Óstia, que se devia realizar em 08 de março, foi hoje cancelada devido ao surto de coronavírus Covid-19, comunicou o organizador, no seu site oficial.

15h02 - O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, fez uma publicação na respetiva página na rede social onde revela as iniciativas da empresa tecnológica para combater a desinformação em torno do surto Covid-19 (coronavírus).

15h00 - A Comissão Europeia admitiu estar "preocupada" com a crescente desinformação relacionada com o novo coronavírus, nomeadamente pelos danos que pode causar, razão pela qual pediu a Facebook, Twitter e outras plataformas para agirem.

14h56 - Encerramento de escolas, quarentenas, intervenção militar e requisição de camas hospitalares são algumas das medidas que os países europeus estão a preparar para tentar retardar a disseminação do novo coronavírus.

14h53 - As autoridades das Ilhas Canárias anunciaram que, até hoje ao meio-dia, 215 pessoas abandonaram o hotel no sul de Tenerife onde a totalidade dos hóspedes foi colocada de quarentena depois de detetado um caso de coronavírus.

14h37 - O Governo italiano tomará "nas próximas horas" uma decisão final sobre o encerramento de todas as escolas e universidades do país, anunciou a ministra da Educação após várias agências noticiarem que a decisão estava tomada.

14h34 - Foram confirmados 34 novos casos de infeção por Covid-19 no Reino Unido, esta quarta-feira, elevando o número total de infetados para 85, informaram as autoridades de saúde britânicas à Sky News.

14h15 - A ministra da Agricultura afirmou, em Lisboa, ainda não dispor de dados concretos sobre o impacto do novo coronavírus nas exportações agroalimentares, mas garantiu que os produtos portugueses, pela sua segurança e qualidade, têm ganho confiança nos mercados.

14h08 - O secretário regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, aconselhou hoje os estudantes finalistas a seguirem a orientação do Ministério dos Negócios Estrangeiros para que apenas as viagens essenciais sejam realizadas. A indicação surge no âmbito do surto do novo coronavírus

14h05 - O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje os Ministérios da Saúde, Educação, Defesa, Economia, Infraestruturas e Trabalho sobre a proteção e direitos dos trabalhadores face ao surto de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

14h00 - Plataformas digitais chinesas como a app de mensagens WeChat e o portal de streaming YY têm censurado palavras-chave relacionadas com o surto de Covid-19 (coronavírus) na China, diz um estudo publicado pelo grupo Citizen Lab.

13h57 - O deputado único do Chega, André Ventura, anunciou que entregará hoje um projeto de revisão constitucional para alterar o artigo 27.º da Lei Fundamental de forma a permitir o "internamento compulsivo", em casos como o da crise do Covid-19.

13h55 - A Taça da Europa de judo de juniores que devia realizar-se nos dias 14 e 15 de março em Coimbra foi cancelada, devido ao surto de Covid-19, anunciou a federação portuguesa da modalidade.

13h48 - O Museu do Louvre, em Paris, reabre ao público, depois de a direção da instituição ter dado garantias aos trabalhadores de medidas de proteção por causa do surto de Covid-19. O Museu do Louvre estava encerrado desde domingo, porque os trabalhadores invocaram o direito a interromper o trabalho devido à epidemia causada pelo novo coronavírus.

13h37 - O Governo italiano vai encerrar todas as escolas e universidades a partir de quinta-feira e até meados de março devido à epidemia de Covid-19, anunciaram diversas agências noticiosas italianas ao citarem fontes do Governo. A ministra italiana da Educação diz que esta decisão ainda não está tomada e será decidida "nas próximas horas". 

13h32 - O Governo alemão avaliou que o mundo está a enfrentar uma "pandemia" do novo coronavírus (Covid-19) e disse que leva esta situação "muito a sério", enquanto o número de pacientes continua a crescer no país.

13h23 - A Universidade da Beira Interior (UBI) decidiu adiar a cerimónia de doutoramentos Honoris Causa, que estava marcada para dia 11, como medida preventiva devido ao surto de Covid-19, anunciou hoje aquela instituição sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

13h20 - O Banco Mundial (BM) vai disponibilizar 12.000 milhões de dólares (cerca de 10.786 milhões de euros) para ajudar os países que enfrentam impactos económicos e de saúde provocados pela epidemia do coronavírus.

13h18 - O presidente do CDS-PP criticou a "cacofonia" nas instruções dadas pelo Governo e pela Direção-Geral de Saúde quanto ao surto de Covid-19 e apontou "alguma quebra de confiança" do primeiro-ministro na ministra Marta Temido.

13h09 - Os casos do novo coronavírus em Espanha subiram esta quarta-feira para 193, entre eles três menores de idade - o que inclui uma criança de quatro anos em Madrid que é a comunidade autónoma com mais casos, com 70 pessoas infetadas

13h08 - Vladimir Putin afirma que notícias falsas acerca do novo coronavírus estão a ser enviadas para a Rússia a partir do estrangeiro de modo a espalhar o pânico no país, cita a Reuters.

13h05 - O Governo dos Açores solicitou hoje ao parlamento regional a audição da secretária da Saúde, "com a maior brevidade", para informações sobre o trabalho desenvolvido devido ao surto de Covid-19 e medidas de prevenção e proteção definidas.

12h54 - A Arábia Saudita baniu a peregrinação mulçumana a Meca por medo de contração do novo coronavírus, noticia a Associated Press. As orações de sexta-feira no Irão já tinham sido canceladas. 

12h52 - O Presidente do Irão, Hassan Rohani, acusou hoje os inimigos de Teerão de mentirem sobre a propagação do coronavirus no país, onde o balanço oficial é de 92 de mortos e 2.922 contagiados pela doença. O país vai conceder liberdade condicional a 54 mil reclusos. 

12h49 - António Esteves, jornalista da RTP, mostrou-se indignado pelo alarmismo criado à volta do Coronavírus. Havia quatro casos confirmados em Portugal à data que fez uma publicação no Facebook: "Se com 4 casos positivos de Coronavirus em Portugal já é isto em alguns supermercados - prateleiras vazias de alguns produtos - nem quero imaginar se chegarmos ao número, vá lá, de Espanha".

12h46 - A Itália poderá fechar escolas e universidades um pouco por todo o país devido ao surto de Covid-19, afirma a Reuters citando uma fonte do governo. De momento, apenas as instituições das regiões mais afetadas estão encerradas. No país há registo de 79 mortos pelo novo coronavírus.

12h37 - As orações de sexta-feira no Irão foram canceladas hoje em todas as capitais provinciais devido à epidemia do novo coronavírus no país, informou a televisão estatal iraniana.

12h24 - A Alemanha proibiu a exportação de material médico de proteção, nomeadamente máscaras, face à epidemia do novo coronavírus, que se propaga no país com mais de 200 casos confirmados, anunciaram as autoridades.

12h14 - O desfile do designer Gilberto Calzolari, agendado para 14 de março no Porto, foi cancelado, porque o criador e equipa são oriundos de Itália, país com transmissão comunitária ativa do surto de Covid-19, anunciou hoje o Portugal Fashion.

11h59 - Takeda Pharmaceutical Co, uma empresa farmacêutica japonesa, afirmou, esta quarta-feira, estar a trabalhar num medicamento com o objetivo de tratar as pessoas infetadas com o novo coronavírus, avança a Reuters. 

11h53 - A Google decidiu cancelar o seu maior evento do ano como medida de prevenção em relação ao surto Covid-19 (coronavírus). O I/O estava previsto para ter lugar entre os dias 12 e 14 de maio.

11h45 - O ministro da Economia afirmou hoje não existirem "preocupações" ao nível do abastecimento e 'stocks' de produtos no setor farmacêutico e garantiu que o surgimento de novos casos de Covid-19 não vai "mudar de forma radical" estas circunstâncias.

11h38 - A partida Napoli-Inter foi adiada devido ao coronavírus. O jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Itália estava agendada para esta quinta-feira. 

11h32 - O Banco Central Europeu (BCE) vai adotar algumas "precauções operacionais" devido à epidemia de coronavírus, incluindo a restrição das viagens não essenciais do comité executivo e de outros membros do pessoal até 20 de abril, foi hoje anunciado.

11h25 - Uma menina de quatro anos deu positivo para o novo coronavírus em Madrid, Espanha. O pai contraiu a infeção numa viagem a Itália e terá contagiado a mulher e a filha. É a primeira criança infetada no país.

11h23 - Dois homens iranianos, que desafiaram os conselhos de prevenção face à epidemia de Covid-19, podem enfrentar pena de prisão, depois de terem circulado vídeos dos mesmos a lamber símbolos religiosos dos principais locais de atração religiosa no Irão.

11h19 - A epidemia do novo coronavírus, detetado na China no final de 2019, já infetou pelo menos 93.076 pessoas em 78 países de todos os continentes, das quais morreram 3.202, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças. Consulte aqui o balanço.

11h14 - O número de vítimas mortais devido ao novo coronavírus voltou a aumentar. Um novo balanço dá conta de 92 mortos e 2.922 casos de Covid-19 no Irão. O anterior, datado de terça-feira, dava conta de 77 mortos e e 2.336 pessoas infetadas.

11h10 - A Feira do Livro de Londres foi, esta quarta-feira, cancelada devido aos receios relacionados com o novo coronavírus, noticia o The Guardian. Eram esperados no certame - que se realizaria na próxima semana - cerca de 25 mil editoras, autores e agentes.

10h59 - A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) informa que as pessoas com diabetes enfrentam um grande risco de complicações quando lidam com infeções virais como a gripe e o mesmo acontece com o COVID-19. Para esclarecer as principais medidas de prevenção da infeção por coronavírus foi criado um guia prático para pessoas com diabetes e seus cuidadores.

10h39 - ESA, organização responsável pela E3 - considerada por muitos a maior feira de videojogos do mundo - continua sem planos para cancelar o evento. De recordar que têm sido vários os eventos cancelados em todo o mundo como prevenção em relação ao Covid-19 (coronavírus), entre eles o Mobile World Congress e o Salão Automóvel de Genebra.

10h30 - A Sky News revela que há dois novos casos confirmados na Escócia. O total no Reino Unido sobe para 53.

10h27 - Um imã de 70 anos morreu esta quarta-feira após ser infetado pelo Covid-19 em Sulaymaniyah, no Curdistão iraquiano, sendo primeira morte registada no Iraque, disse à agência de notícias AFP um porta-voz da direção de saúde da província.

10h14 - Foi detetado o primeiro caso de coronavírus numa instituição europeia em Bruxelas, na Bélgica. Trata-se da Agência de Defesa Europeia, que já confirmou que um dos seus trabalhadores deu positivo nos testes ao vírus. Os trabalhos estão cancelados até 13 de março.

10h02 - A Sociedade Espanhola da Retina e Vítreo suspendeu o seu 24.º congresso, que deveria começar na quinta-feira em Burgos com a presença de mil oftalmologistas, para evitar a propagação do novo coronavírus entre os profissionais de saúde.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 90 mil pessoas, em cerca de 70 países e territórios, incluindo cinco em Portugal. Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, de acordo com as autoridades de saúde de vários países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório