Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 27º

China. A app de mensagens mais popular censura conversas sobre o Covid-19

Grupo de investigação observou o mesmo comportamento na plataforma de streaming YY.

China. A app de mensagens mais popular censura conversas sobre o Covid-19

Plataformas digitais chinesas como a app de mensagens WeChat e o portal de streaming YY têm censurado palavras-chave relacionadas com o surto de Covid-19 (coronavírus) na China, diz um estudo publicado pelo grupo Citizen Lab.

O caso é relevante uma vez que aa WeChat estamos a falar da app de mensagens mais utilizada na China, detida pela gigante tecnológica Tencent. Os investigadores criaram uma conversa de grupo e enviaram para três contas de teste na WeChat, duas no Canadá e uma na China, e verificaram que nas mensagens enviadas para a conta chinesa foram bloqueadas 132 palavras-chave em janeiro e 516 em fevereiro.

A mesma prática foi observada com a YY, com 45 palavras-chave relacionadas com o Covid-19 a terem sido adicionadas à ‘lista negra’ da plataforma até ao final de dezembro de 2019.

A China parece comprometida em controlar a informação partilhada no espaço digital em território chinês. Ainda recentemente foi aprovada pelo governo chinês uma lei que proíbe a partilha de ‘conteúdos negativos’ na Internet, o que se acredita estar relacionado com o desejo não denegrir a imagem da China devido ao Covid-19.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório