Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho de Redação da Efe defende independência dos jornalistas

O Conselho de Redação da Efe sublinhou hoje, na sequência da destituição do presidente da agência, Fernando Garea, pelo Governo espanhol, que a independência, credibilidade, rigor e profissionalismo dos jornalistas da agência são inquestionáveis.

Conselho de Redação da Efe defende independência dos jornalistas
Notícias ao Minuto

11:48 - 20/02/20 por Lusa

Mundo Jornalistas

A destituição sem explicações de Fernando Garea como presidente da Efe por parte do Governo gerou críticas licitas, tendo em conta que a designação do responsável máximo da agência ainda depende do executivo, mas também suscitou reações que põem em dúvida sem argumentos a independência e honestidade dos seus jornalistas, dúvidas que o Conselho de Redação recusa e denuncia por serem falsas.

A independência, credibilidade, rigor e profissionalismo da agência estão e estarão sempre garantidos à margem de quem seja a pessoa que presida à Efe, referiu ainda o Conselho de Redação da agência espanhola.

O Conselho de Redação da Efe -- que recorda que a agência carece de linha ideológica -- afirma ainda que a obrigação e razão de ser dos jornalistas da agência é garantir o direito dos cidadãos a uma informação verídica e de qualidade porque a Efe pertence à sociedade espanhola e não ao Governo.

No comunicado, o Conselho de Redação também solicita aos grupos parlamentares para impulsionarem a reforma legal necessária para que a designação do presidente da Efe passe a ser através de um amplo acordo parlamentar e deixe de depender do Governo, uma mudança legislativa que partidos que juntam a maioria suficiente para o fazer se comprometeram a promover.

Garea, à frente da Efe desde julho de 2018, anunciou em 17 de fevereiro numa carta enviada aos trabalhadores da agência que o presidente do Governo espanhol o tinha destituído.

Na referida carta, Garea agradeceu aos trabalhadores da Efe a lição de que "uma agência pública de notícias não é uma agência de notícias do Governo, nem sequer uma agência oficial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório