Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Talibãs propõem aos EUA redução da violência no Afeganistão

Os talibãs propuseram uma redução da violência no Afeganistão com o objetivo de alcançar um acordo nas negociações com os Estados Unidos e suspensas desde há vários meses, anunciou hoje o Presidente afegão Ashraf Ghani.

Talibãs propõem aos EUA redução da violência no Afeganistão
Notícias ao Minuto

20:04 - 11/02/20 por Lusa

Mundo Talibãs

A proposta, uma das principais exigências dos negociadores norte-americanos e do Governo de Cabul, foi revelada pelo chefe de Estado afegão após uma conversa telefónica com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Pompeo "informou-me sobre a proposta dos talibãs com o objetivo de garantir uma redução significativa e duradoura da violência", escreveu o Presidente afegão na rede social Twitter.

"É um avanço significativo e apraz-me saber que a nossa posição principal sobre a paz começou a dar resultados frutuosos. O nosso principal objetivo é terminar com o derramamento de sangue sem sentido", acrescentou.

A eventual redução duradoura da violência poderá permitir às suas partes a assinatura de um acordo de paz, que permanece bloqueado há cerca de cinco meses devido aos persistentes ataques dos insurgentes no país asiático.

O projeto de acordo que os talibãs e os EUA finalizaram em setembro prevê a retirada de mais de 5.000 soldados norte-americanos nos primeiros 135 dias após a sua assinatura.

O Afeganistão permanece em guerra desde 2001 quando uma invasão militar liderada pelos Estados Unidos derrubou o regime talibã. Atualmente, e após 19 anos de um sangrento conflito, os combatentes talibãs controlam parte considerável do território do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório