Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

UE é Ásia pedem desbloqueio do órgão de recurso da OMC

A União Europeia e a Ásia, reunidos no fórum ASEM, apelaram hoje para o desbloqueio do órgão de recurso da Organização Mundial do Comércio (OMC), repetindo a importância do multilateralismo para os principais desafios mundiais.

UE é Ásia pedem desbloqueio do órgão de recurso da OMC
Notícias ao Minuto

20:30 - 16/12/19 por Lusa

Mundo OMC

A 14.ª reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da ASEM, que reúne 51 países da UE e da Ásia, foi concluída hoje em Madrid com "preocupação" pela situação internacional, segundo a declaração final do encontro.

O texto afirma a rejeição deste fórum ao protecionismo e o seu apoio ao sistema comercial global baseado na OMC, assinalando "a urgência" de superar o atual bloqueio, imposto pelos Estados Unidos, na nomeação dos juízes do órgão de recurso.

O correto funcionamento do sistema multilateral de comércio "ajuda a evitar medidas unilaterais", afirmam os ministros na declaração.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, acusa a entidade, responsável pela resolução de disputas entre países, de ser demasiado branda com a China e tem impedido a nomeação de juízes.

Com a cessação, na terça-feira, do mandato de dois dos três juízes que compunham o organismo, o seu funcionamento ficou bloqueado.

Josep Borrell, Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança Comum, sublinhou em conferência de imprensa "o pesar" da reunião de Madrid pela "inoperância da OMC devido à falta de cooperação dos Estados Unidos".

A UE tem acordos de comércio livre com dois dos dez membros da Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN), o Vietname e Singapura, e negociações, suspensas, com outros.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura, Vivian Balakrishnan, afirmou na mesma conferência de imprensa que o objetivo final é um acordo de comércio livre UE-ASEAN, mas admitiu que se trata de "um repto ambicioso para o futuro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório