Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Luis Lacalle será o próximo presidente do Uruguai

Luis Lacalle Pou será o próximo Presidente do Uruguai, segundo os primeiros resultados oficiais da recontagem de votos da segunda volta das eleições e depois de o seu principal adversário, Daniel Martinez, ter admitido a derrota.

Luis Lacalle será o próximo presidente do Uruguai
Notícias ao Minuto

17:30 - 28/11/19 por Lusa

Mundo Uruguai

O candidato presidencial Daniel Martinez (esquerda) assumiu hoje a derrota perante o candidato Luis Lacalle Pou (centro-direita), depois de uma recontagem de votos da segunda volta das eleições.

A escolha de Lacalle representa uma viragem política no Uruguai, que tinha tido sempre presidentes de esquerda nos últimos 15 anos.

"Saúdo o Presidente eleito Luís Lacalle Pou, com quem me vou encontrar amanhã, escreveu Martinez na sua conta pessoal da rede social Twitter, perante os dados conhecidos da recontagem de votos das eleições presidenciais de domingo.

O vice-presidente do parlamento, Wiflreco Penco, já disse que não proclamará o Presidente "até que a última urna seja aberta", o que deverá acontecer na sexta-feira, mas a diferença de votos entre os dois principais candidatos já não deixa dúvidas sobre quem será o próximo chefe de Estado e Lacalle Pou deverá assumir o cargo em 01 de março de 2020.

As autoridades eleitorais tinham ordenado uma nova contagem de votos das eleições presidenciais no Uruguai, na sequência da curta vantagem de votos alcançada pelo candidato do centro-direita Luís Lacalle Pou.

Lacalle tinha lamentado que o seu principal adversário não tivesse admitido logo a derrota, no final da primeira contagem de votos.

"Infelizmente, o candidato do Governo não nos telefonou e não reconheceu um resultado que acreditamos ser irreversível", lamentou Lacalle Pou, numa declaração aos seus apoiantes, horas depois de conhecido o resultado da primeira contagem de votos, no domingo, em que revelou que até o Presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez, lhe tinha telefonado.

Além de representarem duas correntes ideológicas opostas, os dois principais candidatos têm perfis diferentes, uma vez que a vida de Lacalle Pou é marcada pela herança política familiar, enquanto a de Martínez está ligada à vida sindical e trabalhista.

O candidato nacionalista e próximo Presidente, Luis Lacalle Pou, vem de uma família tradicional na política uruguaia e é filho do antigo Presidente Luis Alberto Lacalle Herrera, que governou entre 1990 e 1995.

O candidato do partido Frente Ampla, Daniel Martínez, engenheiro e sindicalista, foi senador, ministro e presidente da Câmara de Montevideu, e teve uma extensa e variada carreira que passou pelas esferas pública e privada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório