Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 80 detidos durante marcha noturna na capital da Argélia

Mais de 80 pessoas foram detidas na capital da Argélia, Argel, durante uma marcha noturna contra a realização das presidenciais de 12 de dezembro, indicou hoje o Comité Nacional de Libertação dos Detidos (CNLD).

Mais de 80 detidos durante marcha noturna na capital da Argélia
Notícias ao Minuto

14:05 - 22/11/19 por Lusa

Mundo Argélia

"A grande maioria dos detidos" foi "levada para esquadras" nos subúrbios de Argel, adiantou o CNLD, associação que regista e defende os que foram presos nos últimos meses no âmbito do "Hirak", o movimento popular e inédito de contestação do regime que abala a Argélia desde fevereiro.

Na quinta-feira, pela segunda noite consecutiva, algumas centenas de argelinos saíram à rua para denunciar a organização das presidenciais por um regime do qual exigem o desmantelamento, depois de terem conseguido em abril a demissão de Abdelaziz Bouteflika, presidente há 20 anos.

Na véspera, uma centena de pessoas foi detida durante uma manifestação noturna semelhante, tendo a maioria sido libertada algumas horas depois.

Mas 29 foram acusadas, nomeadamente de "reunião não autorizada", oito das quais foram acusadas de "associação criminosa", e ficaram em prisão preventiva.

Embora as autoridades tolerem, por incapacidade, todas as terças-feiras e sextas-feiras desde 22 de fevereiro as marchas do "Hirak", as manifestações estão proibidas desde 2001 na capital argelina.

Várias dezenas de pessoas foram detidas desde o início da campanha eleitoral no passado domingo por se terem manifestado diante dos locais ou terem perturbado reuniões dos candidatos.

Quatro deles foram condenados na segunda-feira a 18 meses de prisão e 14 a dois meses de pena suspensa por terem perturbado uma reunião de um candidato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório