Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro japonês da Justiça demite-se. Segunda baixa no governo

O ministro da Justiça japonês renunciou hoje ao cargo, dias depois de terem sido noticiadas alegadas irregularidades eleitorais cometidas pela sua mulher, elevando para duas as 'baixas' no Governo de Shinzo Abe em menos de uma semana.

Ministro japonês da Justiça demite-se. Segunda baixa no governo
Notícias ao Minuto

06:35 - 31/10/19 por Lusa

Mundo Japão

A saída de Katsuyuki Kawai acontece depois de, na semana passada, o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Isshu Sugawara, ter anunciado a demissão devido a denúncias sobre supostas doações irregulares.

Hoje, ao apresentar a demissão, o responsável pela pasta da Justiça negou as acusações que pendem sobre a mulher, atribuindo a renúncia ao impacto que o escândalo teria na confiança pública e no próprio funcionamento do gabinete.

"Acredito que tanto a minha mulher como eu realizámos a campanha eleitoral cumprindo a lei. Vou investigar minuciosamente o caso e cumprir a minha responsabilidade", afirmou.

Um artigo publicado na semana passada na revista semanal Shukan Bunshun refere que a mulher do ministro demissionário, a deputada Anri Kawai, violou a lei eleitoral ao oferecer aos membros da sua equipa de campanha salários acima do limite autorizado.

De acordo com a emissora pública NHK, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, já tem em mente uma substituta: Masako Mori, de 55 anos.

Em declarações à imprensa, Abe voltou a apresentar desculpas à população, assumindo a responsabilidade por ter nomeado os dois ministros numa remodelação do seu gabinete no mês passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório