Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Avião militar que caiu no Mar Menor sofreu falha no motor a descolar

No acidente morreram os dois ocupantes do avião, o comandante Daniel Melero Ordóñez e a aluna Rosa María Almirón Otero.

Avião militar que caiu no Mar Menor sofreu falha no motor a descolar
Notícias ao Minuto

19:00 - 18/09/19 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

Uma falha no motor no momento da descolagem esteve na origem do acidente mortal do avião militar que ocorreu, esta quarta-feira, no Mar Menor, em Múrcia. A revisão a que a aeronave foi submetida esta manhã, explica o La Vanguardia, não impediu que acabasse por se despenhar entre os barcos do Club Náutico em Santiago de la Ribera e que os seus dois ocupantes, o comandante Daniel Melero Ordóñez e a aluna Rosa María Almirón Otero morressem.

O alerta a dar conta da queda do avião da Força Aérea foi dado pelas 12h (11h em Lisboa) e as primeiras informações deram conta de que o acidente tinha ocorrido a cerca de 300 metros da costa.

Foram enviados para o local pela Guardia Civil, elementos da equipa marítima, bem como especialistas dos Grupos Especiais de Atividades Subaquáticas e patrulhas da Proteção Civil.

A causa do acidente foi revelada pela ministra da Defesa em funções, Margarita Robles. Segundo a governante a aeronave tinha feito um voo ontem e esta manhã tinha feito outro depois de uma revisão mecânica. "Tinha funcionado tanto ontem como hoje e tinha sido revista antes de sair", referiu.

Segundo a ministra, que citou dados preliminares, o problema surgiu "há terceira manobra de descolagem feita". "O motor parou e acabou por se despenhar", descreveu.

As vítimas mortais, segundo comunicou a Força Aérea através do Twitter, são o comandante Daniel Melero Ordóñez, de 50 anos, e a aluna alferes Rosa María Almirón Otero, de 20 anos.

O modelo da aeronave acidentada é o Enaer T-35C Pillán o Tamiz, cuja missão é ensinar os alunos da Academia da Força Aérea espanhola.

Este é o segundo acidente com um avião da Força Aérea naquela zona em menos de um mês, tendo o primeiro tido lugar em 26 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório