Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Trump diz que Boris Johnson é o "homem certo" para o Brexit

Os líderes das sete maiores economias mundiais reúnem-se, a partir de hoje, em Biarritz, em França.

Trump diz que Boris Johnson é o "homem certo" para o Brexit
Notícias ao Minuto

09:04 - 25/08/19 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Mundo Cimeira G7

No dia em que arranca a cimeira do G7 em território francês, o Presidente dos Estados Unidos da América e o primeiro-ministro britânico reuniram-se, à margem do evento.

Antes do início da reunião, Donald Trump foi interpelado pelos jornalistas que lhe perguntaram que conselhos daria a Boris Johnson, no que ao Brexit diz respeito, e o líder norte-americano foi perentório: “Ele não precisa de conselhos. É o homem certo para este trabalho”.

Segundo o jornal britânico The Guardian, no horizonte está ainda um acordo comercial entre EUA e Reino Unido.

“Estamos a preparar um grande acordo comercial com o Reino Unido que esperamos fechar rapidamente”, frisou Donald Trump, prometendo a Boris Johnson um acordo bilateral de comércio "bastante rápido", assim que o Reino Unido abandonar a União Europeia (UE), o que está previsto acontecer dia 31 de outubro.

O acordo chegará "bastante rápido", já que "não prevemos nenhum problema", assegurou Donald Trump, em breves declarações à imprensa, durante um pequeno-almoço de trabalho com Boris Johnson.

Durante este encontro, o Presidente norte-americano admitiu também que é "possível" que venha a convidar a Rússia para se juntar novamente ao encontro anual das economias mais avançadas do mundo, que em 2020 se realiza nos Estados Unidos.

Recorde-se que a Rússia foi membro do que era então o Grupo dos Oito (G8), mas foi expulsa pela maioria dos outros países em 2014 devido à invasão da Ucrânia.

As nações europeias insistiram para que a Rússia cumpra primeiro os acordos de Minsk antes de ser autorizada a voltar. Trump não especificou sob que critérios iria convidar novamente Putin.

A reunião entre os representantes dos sete países com as economias mais desenvolvidas do mundo arranca hoje e termina amanhã. Em cima da mesa vão estar, entre outros assuntos, o incêndio que está a consumir a Amazónia, no Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório