Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Mogherini diz que Moçambique enviou mensagem de esperança ao mundo

A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Federica Mogherini, afirmou hoje em Maputo que Moçambique enviou ao mundo uma mensagem de esperança e o exemplo de que a paz é sempre possível.

Mogherini diz que Moçambique enviou mensagem de esperança ao mundo
Notícias ao Minuto

20:15 - 06/08/19 por Lusa

Mundo Moçambique

"Num mundo cheio de conflitos, num mundo sem direção, vocês dão-nos esperança, a África dá-nos esperança e estamos orgulhosos de vós", afirmou Mogherine.

A representante da UE discursou na cerimónia de assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.

O pacto hoje assinado mostra que a paz é sempre possível e melhor que o conflito, apesar das dificuldades, acrescentou.

A alta representante europeia para a política externa alertou que a paz não é apenas a assinatura de papéis, porque exige um empenho e compromisso coletivos.

"A paz não é apenas ausência da guerra, é um projeto vivo que tem de ser construído dia a dia", frisou.

A União Europeia estará sempre presente no apoio à implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, tendo anunciado recentemente uma ajuda de 60 milhões de dólares para o processo de paz, referiu.

"Podem contar com a União Europeia, estaremos ao vosso lado, à medida que forem consolidando a paz", notou.

O Acordo de Paz e Reconciliação Nacional hoje assinado é o terceiro entendimento entre as duas partes, uma vez que, além do Acordo Geral de Paz de 1992, que acabou com uma guerra civil de 16 anos, foi assinado em 05 de setembro de 2014 o acordo de cessação das hostilidades militares, que terminou, formalmente, com meses de confrontação na sequência de diferendos sobre a lei eleitoral.

Após a assinatura do acordo de 2014, o braço armado da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas voltaram a envolver-se em confrontos, na sequência da recusa do principal partido da oposição em reconhecer os resultados das eleições gerais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório