Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Tensão na Caxemira indiana com reforço militar e retirada de turistas

A tensão na fronteira indo-paquistanesa, na disputada região de Caxemira, aumentou nos últimos dias com o reforço de militares indianos e a saída forçada, por ordens de Nova Deli, da quase totalidade dos turistas justificada com alegadas ameaças terroristas.

Tensão na Caxemira indiana com reforço militar e retirada de turistas
Notícias ao Minuto

15:47 - 04/08/19 por Lusa

Mundo Conflito

O secretário-geral da Sociedade de Agentes de Viagem da Caxemira, Athar Yamin, citado pela agência EFE, afirmou que 99% dos "21.000 turistas e cerca de 8.000 peregrinos" que se encontravam na região abandonaram Caxemira, restando apenas "entre 200 e 250 turistas que viajam em áreas remotas".

Yamin confirmou ainda que "todos os hotéis em Srinagar estão vazios, assim como as casas flutuantes no famoso lago Dal" na cidade, a capital de verão de uma região muito procurada durante esta época por turistas que procuram temperaturas amenas.

A situação, sem precedentes em Caxemira, ocorreu depois de as autoridades indianas terem pedido, na sexta-feira, a suspensão de uma famosa peregrinação hindu a uma caverna no Himalaia (na zona de maioria muçulmana) e determinado a evacuação retirada de todos os turistas após "relatos de ameaças terroristas".

A Caxemira indiana, uma das áreas mais militarizadas do mundo e disputada pela Índia e pelo Paquistão, registou também um aumento incomum de forças de segurança.

"O aumento das forças de segurança e os anúncios do governo indicam claramente que Nova Deli se está a mobilizar para algo em grande na Caxemira", defendeu, em declarações à EFE, um membro da Ordem dos Advogados da região, que pediu anonimato.

A ordem das autoridades indianas ocorreu após um oficial, tenente-coronel K.J. Dhillon, ter divulgado a descoberta de uma arma e munições de um atirador furtivo, encontrados numa rota para a caverna do santuário de adoração ao Deus Shiva, em Amarnath, 3.880 metros acima do nível do mar.

A peregrinação, que terminaria em meados deste mês, começou no dia 01 de julho rodeada de um forte dispositivo de segurança com mais de 10 mil soldados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório