Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Divulgado o nome e a fotografia do atirador de El Paso

O mais recente balanço aponta para a existência de, pelo menos, 15 vítimas mortais.

Divulgado o nome e a fotografia do atirador de El Paso

Já foi revelada a identidade e a fotografia do presumível responsável pelo tiroteio que, este sábado, tirou a vida a pelo menos 15 pessoas.

De acordo com a estação de televisão KTSM9, o suspeito chama-se Patrick Crusius, tem 21 anos e deixou um manifesto nas redes sociais a justificar o ataque.

O jovem, que mora em Dallas, foi detido pela polícia logo após o tiroteio sem oferecer resistência.

O balanço, sublinhe-se, não é ainda definitivo, "mas provavelmente existem entre 15 a 20 mortos", declarou o procurador-adjunto do Texas, Ken Paxton, à cadeia CBS.

A televisão local KTSM9, ao citar fonte policial, evocou 18 mortos "e inúmeros feridos", enquanto a NBC News referiu que, pelo menos, 19 pessoas foram mortas e cerca de 40 feridas, números ainda não confirmados oficialmente.

O tiroteio começou cerca das 10:00 (hora local, 16:00 em Lisboa).

Agentes do FBI e da agência federal responsável pelo controlo de armas, explosivos, tabaco e álcool (ATF) foram enviados para o local, à semelhança do departamento de polícia de El Paso.

Através de uma mensagem no Twitter, o Presidente dos EUA, Donald Trump, qualificou de "terrível" o tiroteio em El Paso e referiu-se a "muitos mortos".

"Terrível tiroteio em El Paso. As informações são muito más, há referência a muitos mortos", referiu na mensagem. "Falei com o governador" do Texas, Gregg Abbott, para lhe "transmitir o apoio do governo federal", acrescentou o inquilino da Casa Branca.

Fontes hospitalares de El Passo citadas pela agência noticiosa AP referiram que estavam a ser assistidas 22 vítimas dos disparos, e confirmaram a morte de uma pessoa após a sua chegada a um dos hospitais.

El Paso, com cerca de 680.000 habitantes, está situada no oeste do Texas, junto à fronteira com o México e separada de Cidade Juárez pelo Rio Bravo del Norte (Rio Grande).

Os tiroteios e ataques armados ocorrem com muita frequência nos Estados Unidos.

Na terça-feira, duas pessoas foram mortas e um polícia ferido num supermercado da cadeia Walmart no Mississippi.

No domingo, três pessoas, incluindo um rapaz de 6 anos, foram mortas quando um atirador de 19 anos abriu fogo durante um festival de gastronomia de Gilroy na Califórnia, a sul de San Francisco.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório