Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2022
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Espanha. Bispo denuncia às autoridades padre acusado de abusar de menor

O sacerdote foi temporariamente afastado das suas funções na paróquia em que estava colocado, na região de Múrcia.

Espanha. Bispo denuncia às autoridades padre acusado de abusar de menor

O bispo de Cartagena, um município na região de Múrcia, alertou as autoridades locais para a existência de denúncias de alegados abusos sexuais por parte de um sacerdote à sua responsabilidade.

De acordo com o La Vanguardia, o bispo José Manuel Lorca Planes denunciou o sacerdote Antonio L. Z., que até domingo passado estava encarregue da paróquia de San Juan Bautista de Yecla, sendo que também era capelão de um hospital na mesma localidade.

Esta quarta-feira o bispo afirmou que, após tomar conhecimento dos alegados abusos, no início deste mês, deu início a uma investigação prévia para esclarecer os factos “sem prejudicar o direito à presunção de inocência do sacerdote”, que foi temporariamente afastado das suas responsabilidades paroquiais.

Ao mesmo tempo, e “de acordo com a política de cooperação com a justiça exigida pelo Papa Francisco”, pôs as autoridades locais ao corrente da situação.

“Sublinhando a sua política de tolerância zero para com este tipo de comportamentos, Lorca Planes indicou que a Diocese continuará a adoptar as medidas necessárias para atender a estas denúncias”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório