Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Trump elogia atitude de Xi Jinping face aos protestos de Hong Kong

O Presidente dos EUA, Donald Trump, sublinhou hoje que o seu homólogo da China, Xi Jinping, "atuou responsavelmente" nas grandes manifestações em Hong Kong contra uma proposta de lei de extradição que facilitaria o envio para Pequim de "fugitivos" refugiados.

Trump elogia atitude de Xi Jinping face aos protestos de Hong Kong
Notícias ao Minuto

20:20 - 22/07/19 por Lusa

Mundo Presidente dos EUA

"Julgo que o Presidente Xi da China atuou responsavelmente, muito responsavelmente. Estão a protestar há muito tempo", disse Trump em declarações aos jornalistas na Casa Branca ao receber o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan.

"Sei que é uma situação muito importante para o Presidente Xi (...). Se quisesse, a China poderia parar os manifestantes", acrescentou Trump, que adotou um tom cauteloso face aos protestos nas ruas de Hong Kong.

No domingo, dezenas de milhares de pessoas regressaram às ruas para exigir reformas.

As manifestações, que se iniciaram há sete semanas, evoluíram da contestação à lei da extradição, que permitia o envio para a China de "fugitivos" ou suspeitos de crimes refugiados no território de Hong Kong, até reivindicações mais amplas sobre a melhoria dos mecanismos democráticos da cidade, cuja soberania foi recuperada pela China em 1997 com o compromisso de manter até 2047 as estruturas erguidas pela colonização britânica.

Os críticos consideram que a lei intimidará e penalizará os críticos e dissidentes do regime chinês, enquanto os seus defensores asseguram que procura preencher um vazio legal, por não existirem fórmulas legais de extradição entre Taiwan, Hong Kong e a China continental.

No entanto, vários analistas consideram que a China está a tentar acelerar o processo de assimilação da ex-colónia britânica, um processo que regista a firme oposição de parte da população de Hong Kong.

Os EUA e a China estão envolvidos numa guerra comercial face às medidas protecionistas impulsionadas por Trump desde a sua chegada ao poder.

Em finais de junho, Trump e Xi concordaram em estabelecer uma nova trégua na guerra comercial durante a reunião do G20 no Japão, com Washington a congelar a imposição de novas tarifas à China e a permitir que empresas norte-americanas vendam produtos da tecnologia Huawei.

No entanto, os EUA vão manter as tarifas aplicadas a produtos chineses num valor de 250 mil milhões de dólares (222 mil milhões de euros), enquanto a China continua a manter as suas taxas a diversas importações norte-americanas por um total de 110 mil milhões de dólares (98 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório