Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

FAO lança aplicação para controlo de praga do milho em Moçambique

A agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou uma aplicação para telemóveis para controlo de uma praga que afeta milhões de famílias rurais em Moçambique, anunciou hoje.

FAO lança aplicação para controlo de praga do milho em Moçambique
Notícias ao Minuto

18:04 - 21/05/19 por Lusa

Mundo Agricultura

A infestação pela Lagarta do Funil do Milho chega a dizimar campos agrícolas inteiros e leva a perdas de 70% de rendimentos, sobretudo em zonas em que chove menos, disse à Lusa Domingos Cugala, coordenador do projeto da FAO para apoio a pequenos produtores em Moçambique.

A iniciativa vai distribuir 100 telemóveis com a aplicação FamNews a extensionistas agrários estatais para rastrear áreas infestadas pela praga detetada há dois anos em Moçambique, nas províncias de Maputo e Gaza (sul), Manica, Tete e Zambézia (centro) e Niassa (norte).

Sofala (centro) entrou este ano para o quadro de províncias infestadas e 20 extensionistas locais estão a ser formados desde hoje em Chimoio, capital de Manica.

A praga, disse Domingos Cugala, está a causar prejuízos económicos consideráveis devido a perdas de culturas alimentares, ameaçando agravar a insegurança alimentar do país.

Os dados recolhidos pela aplicação e armazenados numa base de dados central vão ajudar o Governo a decidir e definir prioridades agrárias nas zonas infestadas pela praga.

Os extensionistas estão a ser dotados de técnicas de controlo biológico para assistir aos produtores com pesticidas botânicas, plantas localmente disponíveis, e mais tarde deverá ser discutido o controlo químico, em casos de necessidade, referiu Domingos Cugala.

Roide Torres, coordenador da FAO em Manica e Sofala, defendeu hoje a necessidade de reforçar a capacidade nacional de vigilância e controlo de pragas e doenças, para assegurar que a agricultura de subsistência, que predomina em Moçambique, possa ter um desempenho maior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório