Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Quinze civis mortos em ataque no centro do Mali

Pelo menos 15 civis do Mali foram mortos num ataque de homens armados não identificados, alegadamente "caçadores tradicionais", na região de Mopti (centro), disseram hoje fontes locais e da segurança à agência noticiosa espanhola EFE.

Quinze civis mortos em ataque no centro do Mali
Notícias ao Minuto

16:17 - 28/04/19 por Lusa

Mundo Conflito

oje fontes locais e da segurança à agência noticiosa espanhola EFE.

O ataque ocorreu na quinta-feira na localidade de Mondoro, quando um grupo de pessoas vestidas como os caçadores tradicionais começaram a disparar contra os habitantes, da etnia fulas, incendiaram casas e levaram gado.

As comunidades fulas suspeitam que o ataque foi realizado pelos dozos da etnia dos Dogon da milícia Dan Nan Amassagou, dissolvida pelo governo há quase um mês, explicaram à EFE fontes locais.

A agência noticiosa maliana AMAP informou que as forças militares e de segurança enviaram reforços para Mondoro para investigar as circunstâncias do ataque.

O ministro da Segurança do Mali, Salif Traoré, disse recentemente que a violência no país matou 440 civis e 150 militares (nacionais e estrangeiros) no primeiro trimestre de 2019, um dos períodos mais sangrentos dos últimos anos.

Aos conflitos tradicionais entre agricultores, pastores e caçadores, une-se agora a suspeita que recai sobre os fulas de conivência com os grupos 'jihadistas', segundo a EFE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório