Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Novo Presidente do Cazaquistão quer reforçar amizade com a Rússia

O novo Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaïev, prometeu hoje reforçar a "amizade" com a Rússia, na sua primeira visita oficial ao estrangeiro, em Moscovo, duas semanas após a demissão do seu antecessor, Noursoultan Nazarbaiev.

Novo Presidente do Cazaquistão quer reforçar amizade com a Rússia
Notícias ao Minuto

16:57 - 03/04/19 por Lusa

Mundo Visita Oficial

"Vou fazer os possíveis para reforçar ainda mais a amizade entre os nossos povos", afirmou Tokaïev, num encontro com o Presidente russo Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscovo.

O Presidente cazaque elogiou as relações "exemplares" entre a Rússia e o seu país desde o início da liderança do seu antecessor, que durou 30 anos.

"Estou convencido de que a sua visita [do Presidente cazaque] permitirá o reforço das nossas relações (...) enquanto aliados", afirmou Vladimir Putin.

Segundo a agência AFP, a Rússia foi o país escolhido para a primeira visita de Tokaïev ao estrangeiro, enquanto Presidente do Cazaquistão, para garantir a política estrangeira entre os dois aliados de longa data.

O ex-Presidente Nazarbaïev, de 78 anos, anunciou a sua demissão no passado dia 19 de março, tendo sido substituído por Kassym-Jomart Tokaïev, Presidente interino do Cazaquistão até às próximas presidenciais, previstas para abril de 2020.

Nazarbaïev, Presidente do Senado até assumir as novas funções, foi também ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro do Cazaquistão, de 1999 a 2002.

A primeira decisão oficial do político enquanto Presidente interino foi rebatizar a capital do país como Astana, anteriormente denominada NurSultan, o nome do seu antecessor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório