Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Oposição pede votos contra permanência de al-Sisi no poder até 2034

O Movimento Civil Democrático, uma aliança de partidos da oposição do Egito, pediu hoje aos egípcios que votem contra as emendas constitucionais que permitem ao Presidente, Abdel Fattah al-Sisi, permanecer no poder até 2034.

Oposição pede votos contra permanência de al-Sisi no poder até 2034
Notícias ao Minuto

18:11 - 27/03/19 por Lusa

Mundo Egito

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Movimento, Mohamed Abdelhamid, anunciou que a aliança é a favor da participação no referendo sobre as emendas, mas apelou a um voto contra as mudanças constitucionais.

"A maioria do povo egípcio escolherá a liberdade e a democracia", salientou o porta-voz, mostrando-se convicto de que o "não" irá ganhar nas urnas.

"Consideramos que as emendas constituem uma violação flagrante da Constituição (...) e o estabelecimento explícito da ditadura", acrescentou Abdelhamid.

Membros do Movimento Civil Democrático, que agrupa partidos políticos criados na sequência da revolução egípcia de 2011, pediram ainda ao Presidente que "pare a campanha de detenções e liberte todos os presos políticos".

Nas últimas semanas, organizações não-governamentais locais e internacionais denunciaram a detenção de dezenas de pessoas, incluindo vários membros do partido da oposição liberal Dostour, por expressarem a sua opinião contra as emendas constitucionais.

Até ao momento, os grupos da oposição não deixaram claro se iriam participar ou boicotar o referendo, que ainda não foi convocado, uma vez que as emendas ainda estão em processo na Câmara, que terá de fixar a data do referendo após a sua aprovação.

Em fevereiro, os partidos da oposição egípcia anunciaram a formação de uma coligação contra as propostas de alteração na Constituição que permitem que o Presidente Abdel-Fattah al-Sisi permaneça em funções para além do final do seu atual mandato que termina em 2022.

O parlamento egípcio concedeu uma aprovação preliminar às alterações, após dois terços do Comité de assuntos gerais ter apoiado as emendas propostas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório