Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Companhia aérea neozelandesa cancela 17 voos em Christchurch

A companhia aérea Air New Zealand cancelou pelo menos 17 voos em Christchurch, afirmando que não teria condições de inspecionar passageiros e as suas bagagens, após os tiroteios em duas mesquitas.

Companhia aérea neozelandesa cancela 17 voos em Christchurch
Notícias ao Minuto

11:56 - 15/03/19 por Lusa

Mundo Ataque

A companhia aérea disse que alguns voos de rotas regionais foram cancelados, no entanto, os aviões maiores continuam a aterrar e a descolar devido aos processos de inspeção de segurança já em vigor.

Normalmente, os passageiros em aeronaves menores com turbo-hélices que viajam de ou para Christchurch não passam pela inspeção de segurança e conseguem embarcar nos aviões.

A Air New Zealand afirmou que a segurança dos seus clientes e funcionários é uma prioridade neste momento e pediu desculpas pelos inconvenientes.

Pelo menos 49 pessoas morreram e 48 ficaram feridas hoje no ataque a duas mesquitas em Chirstchurch, na Nova Zelândia. Os ataques tiveram início às 13:40 (00:40 em Lisboa) nas mesquitas de Al Noor, em Hagley Park, e de Linwood Masjid.

Quatro suspeitos, três homens e uma mulher, foram presos pelas autoridades neozelandesas.

Em conferência de imprensa, o comissário Mike Bush da polícia neozelandesa, informou que "um homem foi acusado de homicídio" e vai ser presente a tribunal pelos ataques contra as mesquitas, situadas no centro da cidade de Christchurch.

Segundo este responsável, as autoridades desativaram uma série de engenhos explosivos improvisados encontrados num veículo após os disparos numa das mesquitas.

Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior cidade do país com cerca de 376.700 habitantes, localizada na costa leste da ilha e a norte da península de Banks. É a capital da região de Canterbury.

Um homem que se identificou como Brenton Tarrant, de 28 anos, nascido na Austrália, reivindicou a responsabilidade pelos disparos e transmitiu em direto na Internet o momento do ataque.

Brenton Tarrant deixou um manifesto anti-imigrantes de 74 páginas, no qual procurou justificar as ações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório