Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Centenas manifestam-se em Washington contra Governo iraniano

Várias centenas de opositores das autoridades iranianas manifestaram-se, na sexta-feira, em Washington, para denunciar "as atrocidades" cometidas pelo Governo de Teerão e para exigir uma "mudança de regime".

Centenas manifestam-se em Washington contra Governo iraniano
Notícias ao Minuto

06:54 - 09/03/19 por Lusa

Mundo Protestos

"Mudança de regime já!", gritavam os manifestantes, empunhando bandeiras iranianas com o emblema imperial - um leão armado com uma espada - e retratos de Maryam Rajavi, líder da Organização dos Mujahidin do Povo Iraniano (PMOI), um movimento de oposição no exílio.

"O regime iraniano está a cometer atrocidades contra seu povo, o Irão foi destruído pelo regime", afirmou um engenheiro irano-americano, citado pela agência France-Presse (AFP), denunciando "execuções, tortura e exportação de terrorismo" pelo Governo de Teerão.

"Queremos a separação entre religião e Estado", defendeu Mina Entezari, que afirma ter passado sete anos detida no Irão como prisioneira política, e está agora baseada no estado norte-americano do Arizona. "Queremos liberdade", declarou.

A administração de Donald Trump tem denunciado consistentemente a falta de liberdade no Irão e a sua influência como "desestabilizadora e prejudicial" no Médio Oriente.

No ano passado, o Irão voltou a sofrer sanções impostas pelos Estados Unidos depois de se saído, unilaterlamente, do acordo nuclear firmado com seis grandes potências mundiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório