Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Votação concluída. Acordo do Brexit foi chumbado

Antes da votação, Theresa May afirmou que o deputados britânicos tinham nas mãos uma "decisão histórica".

Votação concluída. Acordo do Brexit foi chumbado
Notícias ao Minuto

19:39 - 15/01/19 por Andrea Pinto

Mundo Saída

O parlamento britânico realizou o chamado "voto significativo" ao acordo proposto pelo governo conservador da primeira-ministra, Theresa May, para a saída da União Europeia (UE). O parlamento, com 432 votos, decidiu chumbar o acordo. A favor votaram 202 deputados.

O acordo era o negociado pelo governo com Bruxelas para garantir uma saída ordenada da UE. Saída essa agendada para dia 29 de março.

A primeira-ministra britânica discursou assim que foram conhecidos os resultados, afirmando que "encara de forma construtiva" os chumbos e que "devido à urgência de uma solução" esperava "mais colaboração e apoio" para se chegar a um consenso. 

Theresa May disse, ainda, que na segunda-feira, e após reunir com o seu governo, apresentará novas propostas para se seguir em frente com o Brexit e garantiu também a todos os que votaram para sair da UE que tudo fará para consegui-lo.

"Tornei-me primeira-ministra após esse referendo e acredito que é meu dever avançar com ele. Todos os dias que passam sem que isto seja resolvido, significa mais instabilidade e mais rancor", alertou, lembrando que pediu a todos os deputados presentes na votação que "ouvissem os britânicos que querem este acordo resolvido".

Por sua vez, o líder da oposição Jeremy Corbyn acusou Theresa May de nunca ter tido interesse em manter um diálogo que permitisse um acordo que conseguisse o consenso de todos.

"Nenhum acordo será aceite sem que os direitos das pessoas esteja garantido, para que estes não se arrependam", garantiu.

"Nos últimos dois anos, [Theresa May] apenas teve uma prioridade: o Partido Conservador. Ela não pode acreditar que após dois anos de falhanços será capaz de chegar a um bom acordo", acusou, para depois revelar que será apresentada uma moção de censura contra a primeira-ministra.

"O Governo perdeu a confiança desta Casa e deste país, motivo pelo qual apresento uma Moção de Censura", revelou, afirmando que quer que este assunto seja discutido já amanhã.

Recorde-se que o documento hoje em votação definia os termos da saída do Reino Unido da UE, incluindo uma compensação financeira, os direitos dos cidadãos e um período de transição que mantém o país no mercado único europeu até ao final de dezembro de 2020.

Também incluia uma a solução de salvaguarda para a província britânica da Irlanda do Norte, conhecida por 'backstop', contestada tanto por adeptos como por opositores ao 'Brexit' devido ao risco de deixar o pais "indefinidamente" numa união aduaneira sem poder de sair unilateralmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório