Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Assad diz que o Ocidente tenta debilitar Síria e Coreia do Norte

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, disse hoje que as "pressões" ocidentais a que estão subjeitos países como a Síria e a Coreia do Norte têm o objetivo de "enfraquecimento".

Assad diz que o Ocidente tenta debilitar Síria e Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

15:57 - 04/12/18 por Lusa

Mundo Declarações

Bashar al-Asad, que falou ao lado do ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, com quem tinha reunido, disse que "as pressões de potências estrangeiras" têm o propósito de "enfraquecer nações que tomam as suas próprias decisões e enfrentam o Ocidente".

"As derrotas dos projetos ocidentais e a firmeza dos países independentes serão capazes de mudar o cenário internacional e de restaurar o equilíbrio", acredita o Presidente sírio.

Yong-ho transmitiu a al-Assad e ao povo sírio uma mensagem do Presidente norte-coreano, Kim Jong-un, que quis exprimir o "apoio do seu país à Síria".

Na mensagem, a Coreia do Norte felicitou a Síria pelas "vitórias contra a guerra terrorista a que tem estado sujeito o povo sírio", referindo-se a tomada pelo governo da maior parte do território, antes dominado por fações insurgentes.

A Coreia do Norte mantém relações diplomáticas muito próximas com a Síria e, segundo relatórios da ONU, ambos os regimes têm cooperação em programas de produção de armas químicas.

Em junho passado, al-Assad revelou desejo de visitar Pyongyang para se reunir com o líder norte-coreano, segundo a agência estatal de notícias norte coreana, KCNA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório